i

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Programa Olhar Brasil beneficia alunos de Ipanguaçu


A Secretária Municipal de Educação de Ipanguaçu, a professora Jeane Dantas Bezerra, iniciou nesta sexta-feira (22) a entrega dos óculos dos alunos dos programas RN Caminhando e Brasil Alfabetizado, que foram beneficiados com os óculos através do programa Olhar Brasil.

A Prefeitura de Ipanguaçu, em parceria com o governo estadual e federal, beneficiará nesta primeira etapa 89 alunos do EJA - Educação de Jovens e Adultos, onde também beneficiará na próxima etapa alunos da educação infantil, ensino fundamental  das escolas públicas municipais e estaduais. Com base nas informações da Secretária de Educação, Jeane Dantas, todos os alunos que participaram dos programas estão sendo beneficiados com o os óculos. “Todos eles estão recebendo os óculos gratuitamente, nós sabemos que existe uma evasão muito grande dos alunos em razão de algum problema de visão, por isso o projeto “Olhar Brasil” é importante porque, além de diminuir a quantidade de analfabetismo, promove uma melhor qualidade de vida aos estudantes”, frisa Jeane Dantas.



Objetivo principal
Identificar problemas visuais, em alunos matriculados na rede pública de ensino fundamental (1ª a 8ª série), no programa “Brasil Alfabetizado” do MEC e na população acima de 60 anos de idade, prestando assistência oftalmológica com o fornecimento de óculos nos casos de detecção de erros de refração. Propiciando assim, condições de saúde ocular favorável ao aprendizado do público alvo melhorando o rendimento escolar e a qualidade de vida desta população de forma a reduzir as taxas de evasão e repetência 

*com informações do ministério da saúde

Prefeitos do RN voltam a discutir redução do FPM com bancada federal

Muitos municípios estão atrasando salários e a exonerando funcionários comissionados, dentre outras medidas, para conter despesas.


Foto: Elpídio Júnior
Prefeitos de todo o Estado voltam a discutir a crise financeira vivida pelas Prefeituras do Estado. A reunião está marcada para a próxima segunda-feira (25), a partir das 15h, no auditório Senador Albano Franco, na Casa da Indústria, prédio-sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN).

Muitos municípios estão atrasando salários e a exonerando funcionários comissionados, dentre outras medidas, para conter despesas. Para tentar uma mobilização nacional acerca do tema, o presidente da Federação dos Municípios do RN (FEMURN), Benes Leocádio, convidou todos os senadores e deputados integrantes da bancada federal para participar do encontro.

De acordo com os gestores, é preciso promover revisão no pacto federativo, tendo em vista que, atualmente, a União fica com 60% dos impostos. Aos Estados cabe a quantia de 25% do valor arrecadado, enquanto que aos municípios, apenas 15%. Isto fragilizaria, então, a economia de muitas cidades, sobretudo aquelas cujos recursos advém quase que em sua totalidade da receita do FPM. No RN, dos 167 municípios, 140 dependem da arrecadação do imposto para se manter.

Diante disso, em agosto deste ano, o prefeito de Afonso Bezerra, Jackson Bezerra (PSB), promoveu caminhada de protesto. O percurso percorrido por ele e outros tantos foi de 167 km, distância de Natal a Afonso Bezerra. Na ocasião, ele informou que mais de 70% da receita do município vem dos recursos do FPM, que segundo Jackson, tiveram queda superior a 30%.

A crise financeira também deve atingir, a partir de fevereiro, um dos maiores municípios do estado: Parnamirim. Pela queda da arrecadação, está prevista demissão de cargos comissionados no primeiro escalão (os secretários) e seguindo para os auxiliares (assessores e diretores) que fazem parte da administração.

O corte de pessoal foi comentado hoje (22) pelo prefeito Maurício Marques (PDT), um dia depois que o prefeito de Ceará-mirim, Antônio Peixoto (PR), demitiu todos os 13 secretários de sua gestão e 274 cargos de direção e assessores, usando a explicação de redução de custos da máquina.

Pela mobilização em torno do tema e pelas consequências da diminuição da arrecadação, a Femurn esperava aumento no repasse do fundo para setembro. Em 25 de agosto, inclusive, Benes Leocádio esteve em Brasília para audiência na Secretaria de Assuntos Federativos, na Casa Civil, para discutir solução para o mês seguinte.

Na época, a bancada federal do RN tinha se comprometido a ajudar o estado, com interesse no municipalismo. Como a situação não foi resolvida até agora, uma nova reunião foi agendada.

Fonte: No minuto.com

Ivanilson Alexandrino é o 2º Padre filho de Ipanguaçu a se ordenar

O Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, e o Conselho Presbiteral definiram os lugares de atuação e a função dos 11 novos Padres Diocesanos, ordenados quinta-feira, 21 de outubro, na Catedral. Todos eles foram nomeados vigários paroquiais.

Depois da celebração da primeira missa, eles irão para as seguintes paróquias:
Pe. Cidinei Firmino da Silva, para Macau;
Pe. César Luiz Lima de Morais, para Sagrada Família, Rocas, Natal;
Pe. Fábio Pinheiro Bezerra, para Nísia Floresta; 
Pe. Helenildo Marques de Morais, para Canguaretama; 
Pe. Ivanilson Alexandrino, para João Câmara; 
Pe. Janilson Francisco de Macêdo, para Nova Cruz; 
Pe. João Maria Dias da Silva, para Ceará-Mirim;
 Pe. João Paulo Costa Silva, para Pedro Velho; 
Pe. José Pereira da Silva Neto, para Santa Cruz; 
Pe. Leilson Leandro da Silva, para Várzea;
 e Pe. Severino da Silva Neto, para São José de Mipibu.
Os padres Eliano Firmino e Fábio Costa, Filhos de Santana, ficarão à disposição da Congregação.

A primeira missa de Ivanilson acontecerá dia 30(sábado) as  19:30hs na matriz de Nossa Senhora de Lourdes. 

*com informações da Arquidiocese de Natal.

>>>>

Beneficiados do programa Bolsa Família de Ipanguaçu, não precisarão fazer o recadastramento

Dia 31 de Outubro encerra-se o período de vigência para revisão cadastral 2010 do Programa Bolsa Família. Está revisão é uma ação periódica, que acontece desde 2009.

Em Ipanguaçu, segunda a gestora responsável pelo programa no município, Nilda Maria dos Santos Bezerra, não será necessário que as famílias já beneficiadas com o programa venham fazer o recadastramento. “Em Ipanguaçu todos os beneficiados não precisarão fazer o recadastramento, porque todos os dados já estão atualizados. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) faz sempre essa campanha para que os municípios que tenham os cadastros não atualizados possam colocar em ordem os últimos dados das famílias”.

Com a revisão, o MDS pretende garantir que as famílias beneficiárias do Programa tenham sua última atualização de dados realizada há pelo menos dois anos, permitindo uma gestão mais eficiente dos benefícios, das condicionalidades e da fiscalização do programa.

Esta atualização do cadastro vem sendo informada e realizada desde janeiro de 2010, inclusive com duas campanhas já realizadas nos dia 19 e 26 de Junho de 2010 com o mesmo objetivo, assim possibilitando novamente as famílias realizarem a atualização e revisão de seus dados, evitando que em novembro seus benefícios sejam bloqueados. Caso as informações permaneçam sem atualização até dia 31 de Dezembro de 2010, os benefícios serão cancelados em Janeiro de 2011.

Secretaria de Saúde de Ipanguaçu recebe nota para intensificar vacinação contra o sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde do município de Ipanguaçu recebeu nesta ultima semana uma nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte, para que todas as unidades de saúde reforcem a vacinação contra o sarampo e para que seja enviado, imediatamente, um aviso caso haja a suspeita de algum caso no município.

Como o estado do RN tem um grande fluxo de turistas e pelo fato de ser vizinho à Paraíba, a Secretaria da Saúde alerta, na Nota Técnica, “para a necessidade urgente de implementação de medidas referentes à intensificação das ações de vigilância epidemiológica, vigilância laboratorial e especialmente de imunização contra o sarampo em todos os municípios potiguares e particularmente, aqueles que fazem divisa com a Paraíba”. O Ministério da Saúde orienta que a cobertura vacinal ideal é de taxas acima de 95% da população.

Segundo o subsecretário, Canindé Bezerra, o município já iniciou a campanha, “Todos que estão na faixa etária devem procurar a unidade de saúde para se vacinar, o município há anos não se notifica casos graves de sarampo, mas será feito todo o procedimento como pede a nota da Secretaria de Saúde do Estado”, conta o enfermeiro, Canindé.

Devem procurar a unidade de saúde as crianças apartir de um ano onde terão que tomar 1 dose mais 1 reforço entre 4 e 6 anos; adolescentes de 11 a 19 anos, se tiverem uma apenas uma dose, aplica-se 1 dose, se não tiver nenhuma dose anterior comprovada, se faz duas doses, com intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda semana, se tiverem duas doses comprovadas (dupla ou tríplice viral), considera-se já vacinado; e adultos de 20 a 49 anos, se não vacinados, devem tomar uma dose, e se estiverem uma dose os mais doses (dupla ou tríplice viral), considerar já vacinado. 

O sarampo é uma doença viral aguda, com elevada transmissibilidade e que pode acometer pessoas de qualquer idade não vacinadas. A vacina contra o sarampo é a medida preventiva mais eficaz. A vacina pode ser encontrada em todas as unidades de saúde dos municípios e do Estado. Com a análise da situação epidemiológica atual no País, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde ratifica que “não há evidencias de circulação sustentada do vírus do sarampo”, tendo por base os critérios internacionais. Por esses critérios, que “para haver transmissão sustentada é necessário que o vírus identificado circule no país por mais de 12 meses”. No caso do Brasil, os vírus foram identificados há cerca de 40 dias e os casos confirmados no país seguem classificados como casos de sarampo por vírus importado.
 
O sarampo é uma doença viral, altamente infecciosa, que tem como principais sintomas o aparecimento de machas avermelhadas na pele, febre tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda do apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas (exantema de Koplik). 

Secretaria de esportes realizará rodada retroativa neste domingo.

A 6ª rodada que deveria ter sido cumprida no último dia 03 de outubro, domingo, não foi possível em função das eleições do 1º turno. Visando resolver tal pendência junto aos jogadores, a equipe de coordenadores da secretaria, chefiada pelo titular João Luís de Oliveira, definiu realizar os dois jogos em atraso para este domingo pela manhã (24). No primeiro jogo teremos Brasas e São Miguel e o segundo confronto será entre Cruzeiro do Itu e BMR. 

A Copa Leonardo Oliveira tem se configurado como um evento de puro lazer para os ipanguaçuenses, que durante anos ficaram sem grandes opções de entretenimento nos finais de semana. O sucesso da Copa é tão real, que o estádio Joacy Fonsêca fica absolutamente tomado pelos torcedores que se deslocam tanto do centro e bairros periféricos, quanto de comunidades mais distantes como assentamento Olho d`água, Tabuleiro Alto e São Miguel. 

Podem brigar pelo título

Algumas equipes são consideradas mais organizadas e por isso estão cotadas a serem campeãs, como é o caso do UEI, América do Baldum - time tradicional que tem no ataque o experiente Chole conhecido na região pelo futebol apresentado no Camaleão do Vale-, Grêmio, campeão da primeira edição do torneio, Porto Futebol Clube, ficou no G3 o ano passado e Olho d`água do bairro Olho dágua que esse ano adquiriu bons reforços, dentre os quais o meio campo Pebinha.


Fonte: Cassimiro Júnior 

Reunião decidiu sobre realização de seminário de educação inclusiva em Ipanguaçu


A Secretária Municipal de Educação de Ipanguaçu, Jeane Dantas Bezerra, se reuniu na manhã de ontem com supervisores, coordenadores pedagógicos e um grupo de assessores do Núcleo de Desenvolvimento Social(NDS).

A reunião serviu para discutir Educação Inclusiva no município e consequentemente constituir a Comissão de Avaliação do Desempenho Profissional dos Servidores da Educação no município. De acordo com Jeane Dantas, o encontro foi bastante proveitoso. "Discutimos muito bem a questão da educação especial, que é justamente um modelo de trabalho em que se pretende incluir todas as pessoas nas salas de aula",lembrou Jeane Dantas.

A reunião foi incisiva e ficou definido a realização de um seminário sobre Educação Inclusiva a ser realizado em Ipanguaçu nos dias 04 e 05 de Novembro, em local ainda indefinido, porém a Câmara de vereadores e o Clube Municipal estão entre os possíveis espaços para sediar o evento, que terá como palestrante o coordenador de educação especial da Secretaria Estadual de Educação e Cultura, Joiran Medeiros da Silva.

Durante o seminário, Joiran irá apresentar todos os programas, projetos e ações que estão sendo implementadas no país, dentro da Política Nacional de Educação Especial. Os alunos considerados especiais são aqueles com deficiência física ou mental, transtornos de desenvolvimento e/ou grandes habilidades e superdotação.

Além de professores, diretores, supervisores, coordenadores e alunos, o evento ainda também vai reunir lideranças do governo municipal, dentre as quais, o chefe do executivo Leonardo Oliveira(PT) e a secretária de Assistência Social, Maria Cristina de Melo Oliveira.


Secretaria de Educação Especial
Para apoiar os sistemas de ensino, a secretaria vem desenvolvendo o Programas de formação Continuada de Professores na Educação Especial - presencialmente e a distância - , Programa de Instalação de Salas de Recursos Multifuncionais, Programa Escola Acessível(Adequação de prédios escolares para a acessibilidade) - programas implementados em Ipanguaçu-, Programa BPC na Escola e Programa Educação Inclusiva: Direito a diversidade que forma gestores e educadores para o desenvolvimento de sistemas educacionais inclusivos, dentre outros.

Fonte: Cassimiro Júnior

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons