i

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Com atendimentos médicos, palestras e ações sociais, prefeitura promove Semana do Bebê em Ipanguaçu


Uma caminhada com gestantes, mães e seus bebês abriu na última quarta-feira (23) em Ipanguaçu a I Semana do Bebê, iniciativa da prefeitura do município em parceria com a comissão pró-selo Unicef. O evento, que se estende até a próxima segunda-feira (28), tem o lema “Criança Feliz: Quem ama cuida”, oferece esclarecimentos e atendimentos às crianças de zero a oito anos de idade, tais como consultas médicas, vacinação e avaliação de Crescimento e Desenvolvimento.

Um dos principais objetivos da Semana do Bebê é sensibilizar a sociedade para a necessidade de cuidar bem das crianças. Para o articulador do Selo Unicef em Ipanguaçu, Luiz Antônio Tavares, trata-se, sobretudo, de um momento de conscientização. “Além dos atendimentos de saúde, que a prefeitura já proporciona no dia a dia, estes tem sido momentos de muitas informações, estamos falando sobre direitos e deveres a essas famílias, de modo a melhorar a qualidade de vida delas”, afirma.

De acordo com o prefeito Leonardo Oliveira, a campanha também tem se preocupado em alertar aos jovens sobre os riscos de uma gravidez indesejada. “Queremos diminuir o indicie de gravidez na adolescência. Para isso é importante não só investir em políticas públicas, mas, também, sempre informá-los de como se prevenir”, destaca o prefeito.



Palestras e entregas de enxovais


Nesta quinta-feira (24), a prefeitura de Ipanguaçu, através da secretária de Assistência Social, realizou um ciclo de palestras e a entrega de kits com enxovais para mães vulnerabilizadas socialmente. A iniciativa integra o Programa “Meu bebê”, ação de acompanhamento de gestantes, com consultas médicas periódicas nas unidades de Saúde do município e palestras educativas.

Para a futura mamãe Manuela Fonseca Souza Araujo, 24 anos e grávida de oito meses, o programa é importante, não só pelo enxoval, mas pelas orientações passadas “Nas palestras com os profissionais fui orientada sobre como amamentar corretamente e os cuidados que devo ter com a minha alimentação. Esses momentos são muito importantes para o crescimento saudável do meu filho e me dão mais segurança”, disse Manuela.


Escolha o "Bebê Feliz" na enquete aqui ao lado do Blog (Veja as fotos aqui

Presidenta Dilma visita RN na próxima segunda-feira

Dima_vem_ao_RNA presidenta Dilma Rousseff estará no Rio Grande do Norte para assinar o contrato do futuro aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na próxima segunda-feira (28), às 10 horas. É a primeira visita oficial de Dilma ao nosso estado, desde que foi eleita presidenta da república. O aeroporto norte-rio-grandense é o primeiro a ser construído no modelo de concessão e espera-se que esteja concluído até 2014.

Já estão confirmadas as presenças dos deputados Fátima Bezerra e Fernando Mineiro, dos vereadores Fernando Lucena e Eraldo Paiva e dos prefeitos do interior do estado Leonardo Oliveira, Salomão Gurgel e Francisco Medeiros.

A visita dos da presidenta será aberta ao público e um palanque será montado na pista do próprio aeroporto que fica a 1,5 km do centro de São Gonçalo do Amarante.

Fonte: Assecom PT-RN
Foto: Adriano Machado/AFP

Municípios assumirão Programa do Leite

Recomendada pelo Ministério do Desenvolvimento Social, iniciativa deve ser implantada em 2012
 
O Programa do Leite deve ser municipalizado no início do próximo ano. A informação é do diretor geral da Emater, Ronaldo Cruz, que informou que a iniciativa do governo do estado é uma recomendação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome que financia parte do programa. Segundo ele, a proposta já foi apresentada a cerca de 50 prefeitos de municípios do Rio Grande do Norte que avaliaram a mudança de forma positiva. "O Ministério observou que a questão do controle dos beneficiários, que atualmente é feito pela Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), acontecia de forma mais organizada quando gerido pelos municípios, a exemplo do Ceará", disse Ronaldo.


Aquisição e pagamento do leito continuará a cargo do Governo do Estado Foto: Eduardo Maia/DN/D.A Press
O diretor geral da Emater explicou que a municipalização do Programa do Leite deve acontecer por meio de um termo de cooperação técnica entre as prefeituras e o governo do estado, onde os municípios ficariam responsáveis apenas pelo controle dos beneficiários e a distribuição do leite. "O município vai indicar os postos de distribuição do leite e o trabalho deverá ser realizado por servidores da própria prefeitura. Não existirá repasse de dinheiro para os municípios para que essa distribuição seja operacionalizada", disse. De acordo com Ronaldo, a aquisição e o pagamento do leite continua a cargo do governo do estado e será centralizado na Secretaria de Agricultura.

Ele explicou que o Rio Grande do Norte possui dois programas de distribuição de leite. Um deles é financiado exclusivamente pelo governo do estado e custa R$ 62 milhões por ano aos cofres do estado. O outro é o Programa de Aquisição de Alimentos - modalidade leite, que custa R$ 18 milhões por ano, e é financiado pelo governo federal (80%) com contrapartida do governo do estado (20%). A diferença entre os dois, além dos valores envolvidos, é que o programa do governo federal é focado na agricultura familiar e o leite é comprado de pequenos produtores. Já no programa estadual não há restrição em relação à compra de leite dos grandes produtores. "No próximo ano nós vamos tentar fortalecer o programa do governo federal no Rio Grande do Norte, porque o Ministério de Desenvolvimento Social já sinalizou com a perspectiva de repassar mais recursos para o RN se a gente tiver um cadastro maior de pequenos produtores", disse. 

Fernanda Zauli //Diário de Natal

CULTURA BREGA É VALORIZADA EM ASSÚ

CARTAZ BREGASSU_FINALBrega. Esse é um adjetivo que chega a ser pejorativo para alguns jovens, por ser associado para alguns como um estilo fora de moda, sem combinação ou atrasado. No entanto, o brega é um gênero musical que está intrínseco na cultura nordestina. A cidade de Assú valoriza muito essa vertente cultural e, anualmente, realiza o Bregassú, maior evento deste gênero musical. Neste ano, o evento está agendado para o dia 10 de dezembro e vai acontecer no Fama Club.
O estilo brega valoriza a música romântica, muito apelo sentimental, fortes melodias e palavras simples, sendo assim, fáceis de tocar o coração e serem lembradas pelos fãs dos artistas brega. Além disso, os seus artistas optam por usar sempre roupas alegres e coloridas.
Nomes como Reginaldo Rossi, Waldick Soriano e Agnaldo Timóteo são, assumidamente, adeptos do estilo brega e, inclusive, já estiveram presentes no Bregassú. Neste ano, as atrações do evento são Rosivam Moura, Gilliard, Radiola Club, Alvymar Farias & Carla Patrícia e José Orlando.
O Bregassú já é considerado o maior evento brega do mundo e leva mais de cinco mil pessoas anualmente para o mega evento e já faz parte do calendário da cidade, sendo sempre agendado para o segundo sábado de dezembro. A ideia da realização no nesta data é a de seguir como uma continuidade do calendário cultural do Rio Grande do Norte, já que o Carnatal acontece sempre no primeiro final de semana do mês de dezembro.
“Depois da maior micareta do mundo, o Rio Grande do Norte recebe o maior evento brega do mundo. Valorizamos muito a manutenção dessa data, para valorizar o próprio calendário cultural do estado”, declarou o empresário e comunicador Dinarte Vieira de Nóbrega, o Dida Bola, que é organizador do evento.
Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR
 Blog do VT

1ª Feira de Negócios da Agricultura começa hoje

 
A equipe do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Betel está com todo entusiasmo concluindo os últimos detalhes para a 1ª Feira de Negócios da Agricultura que começa nesta quinta-feira (24), na Praça São João Batista.
 
FEIRA de_negocios_da_agricultura_CARTAZSegundo informações de Pedro Cavalcante, coordenador geral do evento, a abertura para visitação já começa às 18h, mas a solenidade de abertura com a presença de representantes do Instituto Betel e mais os parceiros, como CEACA, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Banco do Nordeste, Prefeitura do Assu  e as Rádios Princesa do Vale e Assu FM 104, será às 19h.
 
Em seguida à abertura oficial, serão iniciadas as apresentações culturais. A 1ª Feira de Negócios da Agricultura acontece de hoje (24) até o sábado (26).
 
Enviado por Mirley Araújo

Petistas prestam homenagem a Lula na Câmara

Nesta quarta-feira (23), a Bancada do PT na Câmara dos Deputados prestou uma homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e reforçou os votos para que ele tenha uma plena e rápida recuperação no tratamento contra o câncer na laringe. Os 86 parlamentares, entre eles o presidente do PT de Pernambuco, deputado Pedro Eugênio, uniram-se no Salão Negro e posaram para uma foto.

A imagem será ampliada e enviada ao ex-presidente como mensagem de força. “Desejamos ao companheiro Lula que ele fique bem logo e esteja o mais rapidamente possível de volta ao campo de batalha”, disse Pedro Eugênio. Durante o ato, os integrantes do partido fizeram o “L” de Lula e cantaram a música que marcou todas as campanhas eleitorais do ex-presidente: “Olê, Olê, Olê, Olá, Lula, Lula…”.

MP acusa advogado George Olímpio de ser o coordenador da fraude no DETRAN

O Ministério Público afirmou, em nota, que o esquema fraudulento no DETRAN era coordenado pelo advogado George Olímpio. Segundo o MP, a quadrilha de fraude teve ramificação em vários Estados.

A investigação, conduzida pela Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público da Comarca de Natal, com o auxílio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/RN), descortinou uma organização criminosa que atuou no âmbito do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/RN), com ramificações em outros Estados da Federação, no período de 2008 a 2010.

O objeto inicial da apuração foi o contrato da inspeção veicular ambiental no RN. Descobriu-se que, de fato, a quadrilha fraudou desde o processo de elaboração da lei, em meados de 2009, até o processo licitatório, em 2010, chegando ao ponto de determinar o modelo de prestação do serviço – por meio de concessão -, o que permitiria a obtenção de elevados lucros com o contrato, em detrimento do erário e dos cidadãos potiguares.

A fraude à licitação foi tamanha que a organização chegou a elaborar o próprio edital de licitação, direcionando-o para o Consórcio INSPAR, além de elaborar os seus anexos e as respostas às impugnações de empresas concorrentes a este edital, garantido, assim, a vitória do referido consórcio. Com a fraude referente a inspeção veicular, a quadrilha teria um faturamento bruto no montante de R$ 1 bilhão, no prazo da concessão (vinte anos).

Revelou-se que, em verdade, o esquema criminoso instalado no DETRAN/RN envolveu outras fraudes, como a celebração viciada de convênio com o Instituto de Registradores de Títulos e Documentos de Pessoas Jurídicas do RN – IRTDPJ/RN em meados de maio de 2008, e, em seguida, em meados de dezembro de 2010, a contratação emergencial fraudulenta da empresa PLANET BUSINESS LTDA, para o registro dos contratos de financiamento de veículos no Estado do RN.

- Publicado por Robson Pires,

Votação para o “Bebê Feliz”

Já está aberta a votação para a escolha do “Bebê Feliz 2011” da campanha “Semana do bebê: Quem ama cuida” promovida pela Prefeitura de Ipanguaçu e a comissão Pró-Selo UNICEF.

A votação tem inicio hoje(24) e encerra ás 15h30min da segunda-feira 28 de novembro.

Escolha o bebê mais feliz: 
   Ana Vitória Silva Moura – 6 meses - Japiaçu
Emmanuelly Rodrigues da Cunha – 8 meses - centro


 Jamili Kelly Andrade da Silva – 1 ano - Olho D'água


João Gabriel Fonseca Irineu – 3 meses - Veneza


João Manoel Rocha Frazão – 4 meses - Veneza


 João Pedro Rodrigues de Souza – 11 meses – Presidente Lula


    Julia Dafany Barbosa Higino – 7 meses - Arapuá


  Kamilly Antonelly da Silva Lopes – 4 meses – Presidente Lula


 Lorrany Vitória Lima do Nascimento – 1 ano – Presidente Lula


Nailson da Silva Fonseca Filho – 4 meses - Centro


Nicolas Iury Bevenuto Dantas – 1 ano – Presidente Lula


 Pedro Lucas Mendonça – Presidente Lula


Tunefis da Silva Morais Filho e Tomaz Clemente de Morais Neto – 10 meses Cohab


 Vitorya Kristianny Fonseca da Silva – 10 meses - Centro

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons