i

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Prefeito de Ipanguaçu assina convênio para execução do programa Compra Direta até abril de 2012

O prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira, assinou na tarde da última quinta-feira (26) em Natal o convênio para a execução do programa de aquisição de alimentos “Compra Direta Local”, que irá favorecer os pequenos agricultores do município. Os recursos financeiros já estão garantidos para o período de junho de 2011 à abril de 2012 pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com contrapartida da Prefeitura e do Governo do Estado.

A expectativa é que o Programa de Aquisição de Alimentos possa beneficiar mais de 1000 agricultores familiares no município.

"Trata-se de um excelente programa, que envolve uma parceria que vem dando certo para os produtores da agricultura familiar, com preço justo e com a certeza de que a mercadoria vai chegar fresquinha e rápida nas escolas e entidades assistidas pelo município" afirma o prefeito Leonardo Oliveira, frisando que a iniciativa ajuda a fortalecer a agricultura familiar e gerar trabalho e renda.

A modalidade Compra Direta da Agricultura Familiar permite a aquisição de alimentos para distribuição ou para formação de estoques públicos. Dessa forma, cumpre um importante papel na promoção da segurança alimentar e nutricional, na regulação de preços de alimentos e na movimentação de safras e estoques.

A operacionalização é de responsabilidade da EMATER e da Prefeitura, de acordo com termo de cooperação firmado com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A modalidade permite a aquisição de produtos, a preços de referência, definidos pelo Grupo Gestor do Programa, até o limite de R$ 8 mil por agricultor familiar/ano.

Pesquisa: 44% dos norteriograndenses reprovam primeiros meses do governo de Rosalba

Publicado por Robson Pires, 

Pesquisa realizada pelo Instituto Consult, divulgada pelo portal Nominuto.com, revelou que 44,15% dos potiguares reprovam os cinco primeiros meses da administração da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). De acordo com o levantamento, 31,42% dos entrevistados aprovam o início da atual gestão estadual.

A pesquisa ouviu 1674 pessoas, entre os dias24 e 26 de maio, em dez regiões do Rio Grande do Norte. O levantamento teve como objetivo avaliar, junto à população adulta do Estado, o início da gestão de Rosalba Ciarlini. A margem de erro da pesquisa é de 2,2% e o índice de confiabilidade é de95%.
A reprovação à atual gestão é maior nas regiões Litoral Sul/Agreste, onde esse índice chega a 51%, contra 27,5% dos que aprovam e 21,5% que não souberam responder. Em seguida, vem a região do Trairi, onde o governo é reprovado por 49,3% da população, contra 26,7% de aprovação. Em Natal, o placar desfavorável ao governo é de 48% a25%. Na Grande Natal, 44,8% a 32,3%.
As únicas regiões em que a população aprova os meses iniciais da gestão do DEM são Mossoró e o Médio Oeste/Região Salineira. Na cidade onde foi prefeita três vezes e de onde saiu consagrada nas eleições passadas, Rosalba teve sua administração avaliada positivamente por 46,3% dos entrevistados, contra 28,9% de avaliação negativa.
 Nas demais regiões pesquisadas (Litoral Norte/Mato Grande, Central/Potengi, Seridó e Oeste), a avaliação negativa superou a aprovação à administração estadual.

Sangria da barragem Armando Ribeiro deve acabar em 20 dias

As chuvas cessaram em várias microrregiões do Rio Grande do Norte, provocando a redução do volume de água de vários reservatórios.

Um exemplo é a barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, localizada no município de Itajá, que está com o seu volume sendo reduzido desde o último dia 21, baixando de 1,04 metro no dia 20 para 63 centímetros na tarde desta quinta-feira, 26.

A lâmina de água tem baixado três centímetros diariamente e, como não está chovendo na região que deságua na barragem, o sangramento deve cessar em cerca de 20 dias, de acordo com previsão de Geraldo Magela, técnico do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS).

O açude Pataxó, localizado em Ipanguaçu, sangrava com apenas dois centímetros na tarde de ontem.
Mesmo com o volume recuando, as águas da barragem Armando Ribeiro Gonçalves chegaram até o município de Alto do Rodrigues.

Segundo a Defesa Civil municipal, 10 famílias foram desabrigadas pelos alagamentos provocados pelas cheias e alojadas pela Prefeitura no clube municipal, estádio de futebol e salas de aula de duas escolas.

A Defesa Civil informa também que estradas foram destruídas, impedindo o tráfego de veículos em vários distritos e causando prejuízos no Distrito Irrigado do Baixo-Assu, já que a produção agrícola não pode ser escoada.

Na localidade rural de Barrocas, um açude estourou e a água avançou para as casas localizadas nas proximidades.

O prefeito Eider Medeiros esteve reunido com a Defesa Civil na última quarta-feira, 26, e não descartou a possibilidade de decretar situação de emergência em Alto do Rodrigues.

Fonte: Jornal de Fato 

Violência: Bandidos roubam dinheiro do Bolsa Família em lotérica de Ipanguaçu, nesta manhã

Por volta das 07h30 da manhã desta sexta-feira (27) dois homens assaltaram a lotérica Parada da Sorte, única do município de Ipanguaçu. Um deles estava armado com uma pistola. Em questão de minutos levaram todo o dinheiro do caixa e o celular de um dos funcionários. Na sequência, os bandidos fugiram em direção à BR-304.

Por ser dia de pagamento do benefício Bolsa Família, do Governo Federal, a lotérica estava lotada. Havia no momento do crime cerca de 40 pessoas no local. “Eles chegaram gritando pro pessoal sair que era um assalto. Roubaram todo o dinheiro que havia no caixa e o celular do Gustavo”, disse a funcionária Magna Kelly da Silva, visivelmente abada.
De acordo com Magna no momento em que conversamos, por volta das 08h15, ainda não se sabia o montante roubado. “Vamos fazer o levantamento para saber quanto levaram. O que havia no caixa foi roubado”, afirmou.

Esta é a terceira vez que a lotérica Parada da Sorte é assaltada. Foram dois assaltos no ano passado, além do ocorrido hoje.

Fonte: Rodrigo Medeiros 

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons