i

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

CAMPUS DO IFRN DE IPANGUAÇU PROMOVE SEMANA DE AGROECOLOGIA;

O Campus do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) localizado no município de Ipanguaçu realizará entre os dias 22 a 25 de setembro a I Semana de Agroecologia, Tecnologia e Cultura (SEATEC) na qual acontecerão palestras, mini-cursos, mesas redondas e oficinas para estudantes, produtores rurais e técnicos da região do Vale do Assu. O evento visa a congregar e fomentar a discussão acerca das ações do homem do Vale do Açu frente aos desafios da produção de alimentos orgânicos e às tecnologias, numa perspectiva sócio-ambiental. Os Interessados em apresentar trabalhos ou se inscrever em alguma das atividades devem acessar a página da SEATEC ou ligar para 3335-2303. As inscrições são gratuitas. A Semana de Agroecologia, Tecnologia e Cultura do Vale do Açu é uma realização do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (EMATER-RN), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RN (SEBRAE-RN) e do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do RN – IFRN. O engenheiro Samuel Nario Fernandes, dos quadros da Emater parceiro do evento que será realizado na próxima semana, falou sobre sua importancia e apresentou detalhes da programação que já está elaborada.


(REPORTAGEM – SAMUEL NARIO – SEMANA IFRN


Outra atividade que acontecerá no município de Ipanguaçu durante a próxima semana e que também contará com o envolvimento direto da EMATER-RN é o 6º Circuito de Tecnologias Adaptadas para a Agricultura Familiar que chega aos agricultores da região do Vale do Assu. A 1ª etapa do projeto este ano atendeu mais de 600 agricultores familiares das regiões do Seridó e do Trairi que aconteceu nos dias 23 e 24 de julho no município de Cruzeta. O evento em Ipanguaçu terá lugar à sede de EMPARN, localizada na Base Física na Zona Rural do Município. O evento tem sua programação uma extensa agenda de aulas expositivas e práticas sobre a produção e uso de silagens e outros temas. O patrocínio é do Governo do Estado, através da EMATER-RN e Emparn, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Segundo o gestor regional da EMATER-RN, Evilásio Dantas de Farias, nessa etapa serão capacitados 480 agricultores da região.


(REPORTAGEM – EVILAZIO DANTAS -

PARÓQUIA DE IPANGUAÇU REALIZA DOAÇÃO DE QUASE TRES MIL LIVROS

A Área Pastoral de Nossa Senhora de Lurdes, localizada no município de Ipanguaçu, vem realizando constantes campanhas de alcance social, desde o momento em que a população passou a viver dificuldades devido às enchentes que atingiram a cidade e a região. A ultima ação realizada pela igreja católica da cidade, foi à doação de cerca três mil títulos de livros paradidáticos que foram doados pela livraria palmos e entregues pelo Padre Jose Moreira a secretaria municipal de educação. A próxima campanha já em andamento segundo o vigário do município será em beneficio do templo da matriz de Nossa Senhora de Lurdes, que passará por um serviço de restauração e pintura. Construída totalmente há seis anos, depois de ter sua estrutura toda destruída após o desabamento do seu teto, a Igreja de Nossa Senhora de Lurdes de Ipanguaçu precisa segundo o padre Jose Moreira de serviços de manutenção. O vigário diz que nesse sentido conta desde já com o envolvimento da comunidade e fala da programação do mês da Bíblia e da doação dos livros ao município de Ipanguaçu.


(REPORTAGEM – PADRE JOSE MOREIRA

Ainda com relação à cidade de Ipanguaçu a secretaria de cultura do município estará promovendo, neste sábado, 12 de setembro, o 1º Primeiro Festival de Folclore, Trilhando Pelos Caminhos da Cultura Potiguar a partir das 17 horas, no clube municipal. O evento contará com é uma realização da secretaria de cultura em parceria com a secretaria de educação, envolvendo todas as escolas do município. Segundo o Secretário Municipal de Cultura da Prefeitura de Ipanguaçu, Professor Fernando Neto o evento retratará num show de cultura popular, todas as manifestações artísticas do estado do Rio Grande do Norte.


(REPORTAGEM – FERNANDO NETO
fonte: RÁDIO PRINCESA DO VALE

COVISA FECHA MATADOURO

a casa dos Urubus

Na semana passada provavelmente na sexta ou sábado, não temos a certeza ainda, a COVISA - Consultoria Técnica em Vigilância Sanitária, visitou o município de Ipanguaçu/RN, em especial o matadouro público do município que se localiza no Conjunto Habitacional Presidente Lula.

você sabe onde é?
é o matadouro

A Covisa presta consultoria, capacitação e assessoria em controle de qualidade para empresas públicas e privadas, hospitais, indústrias alimentícias, químicas, farmacêuticas entre outras.

O Blog foi a ruas e comprovou o descaso do poder publico do município, com a saúde da população sendo a editora foi averiguar de perto o estado que se encontrava o matadouro.

O resto dos animais.

Como se vê nas imagens adjetos de restos de animais, são jogados a céu aberto, fazendo com que os urubus faça o matadouro a sua morada.

Não existe higiene algum no local, e uma verdadeira calamidade.

Parabéns a COVISA, que estava mais do que na hora que fecha-se.

E que o prefeito se organize, tomando providencias rápidas, para que possamos comer tranqüilamente, sem medo de morrer com tantas Bactérias.
Fonte: Sueli /Ipanguaçu em dia e Keyson Cunha/ Ipanguaçu News

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons