i

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Integração Nacional garante: recursos para macrodrenagem do Rio Pataxó, em Ipanguaçu, serão liberados ainda este ano

Obra é considerada vital para solucionar enchentes, problema recorrente no município e que tem causado enormes prejuízos nas últimas décadas

O diretor do Departamento de Reabilitação e de Reconstrução do Ministério da Integração Nacional, Ivan Fredovino, esteve nesta sexta-feira (09) em Ipanguaçu/RN. Acompanhado do prefeito Leonardo Oliveira e do secretário estadual de Meio ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Gilberto Jales, Ivan conheceu, in loco, o Rio Pataxó, que, assoreado, tem provocado severos prejuízos econômicos e sociais ao município ao longo das últimas décadas.

Ao longo do leito do rio, Fredovino e Jales puderam ouvir dos agricultores os mesmos apelos que o prefeito Leonardo Oliveira escuta cotidianamente. A população do campo está apreensiva, preocupada não só com o próximo período chuvoso, que deve se iniciar em janeiro de 2012, mas, também, com a seca vivida neste segundo semestre. “Metade do ano a gente sofre com a água ‘de mais’, a outra com a água ‘de menos’. Eu planto banana, feijão, milho e manga, entre outras coisas. Perdi tudo na enchente do início do ano. Plantei de novo e devo perder com a seca, agora. A gente espera que venha a limpeza do rio, o conserto do Canal do Pataxó (que alimenta o rio com água da barragem Armando Ribeiro Gonçalves), que, só assim, a gente pode ter sossego o ano inteiro”, disse o agricultor Antônio Humberto Alcântara, 46 anos.


Obras de prevenção devem iniciar em breve

Após a visita ao Rio Pataxó, o grupo se reuniu na prefeitura, em encontro que reuniu auxiliares, vereadores e membros da sociedade civil. O representante do governo federal garantiu que não medirá esforços para que os recursos para a obra sejam liberados ainda este mês. “Este projeto não está andando em velocidade normal, mas acelerada. O convênio foi assinado, os recursos empenhados e vamos aplicar ainda esse ano. Normalmente, esses processos demoram pelo menos um ano e meio. E em atenção a toda essa necessidade da população, engenheiros da nossa equipe virão ao RN na próxima segunda-feira (12), para, juntos com o governo do estado e a prefeitura, envidar todos os esforços para que esses recursos sejam depositados na conta do governo estadual esse ano, para que essa obra se inicie, prevenindo e evitando que esses desastres aconteçam”, afirmou o diretor Ivan Fredovino.

Já o governo do estado, parte responsável pela execução da obra, afirmou que a obra é a prioridade número 01 da Semarh. No entanto, ressaltou que, para cumprir todos os trâmites burocráticos, a licitação da obra só deve acontecer no próximo ano. “Esse projeto, por determinação da governadora Rosalba, é o de número 01 na Semarh. Por isso estamos trabalhando com dois horizontes: o emergencial e o da execução do projeto definitivo. Vamos trabalhar pela liberação desses recursos, corrermos para conseguirmos as licenças ambientais para, então, deflagramos o processo licitatório. Mas, ficou decidido após essa conversa de hoje, que algumas ações emergenciais precisam ser tomadas, no sentido de fazer chegar água a algumas famílias que ficam mais à jusante do rio e fazer uma limpeza ao longo da calha do rio. Nesse esforço, o governo do estado vai se associar à prefeitura de Ipanguaçu, com máquinas e o que for necessário, para que a gente faça esse trabalho com urgência, amenizando qualquer eventual problema”, explicou o secretário Gilberto Jales.

Para o prefeito Leonardo Oliveira, a visita dos representantes do governo federal e estadual demonstra compromisso com a resolução de um problema que aflige a população de Ipanguaçu há décadas. “Desde o início de nossa gestão que estamos buscando solução para esse problema que aflige nossa população há mais de 20 anos. Agora estamos muito próximos da execução dessa obra. Eu, assim como todos os ipanguaçuenses, tenho pressa. Por isso conseguimos passar a frente em projetos que aguardam em Brasília há muito mais tempo. Enquanto a obra definitiva não começa, vamos executar essas limpezas emergenciais, que, com certeza, são de grande importância e trarão segurança para o nosso povo no próximo inverno”, explicou o prefeito.


Na próxima segunda-feira, o prefeito Leonardo Oliveira vai à governadoria, em Natal, para se reunir com os engenheiros da Integração Nacional, secretário da Semarh, técnicos e, possivelmente, com a governadora Rosalba Ciarlini

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons