i

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Censo 2010 é o primeiro completamente informatizado


Foto: Divulgação
Recenseador portará máquina informatizada para entrevista.
Saiba mais

Dado o novo sistema, resultado do recenseamento deve sair em dezembro.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística) deu início no domingo (1º), em todo o país, ao primeiro censo completamente informatizado. O novo sistema vai permitir maior agilidade no processamento de dados, sendo que o resultado geral deve sair em dezembro. Antes disso, uma parcial será divulgada em meados de setembro.

De acordo com o coordenador da unidade potiguar do IBGE, José Adelmir Freire, cada recenseador será equipado com smarphone. O aparelho conterá arquivo com questionário, mapa da região a ser coberta e GPS (do inglês, Sistema de Posicionamento Global). “O GPS é importante para ajudar na localização de quem for cobrir as zonas rurais. Na cidade é fácil se localizar, mas no campo os agentes precisam saber das coordenadas geográficas”, justifica.

Concluídas as entrevistas nas residências, os recenseadores se dirigem a um dos 177 postos de coleta espalhados pelo estado – dos quais oito estão locados em Natal. Lá, terão a sua disposição uma rede de computadores com acesso à internet. Para computar os dados, basta transmitir o material do smartphone e cadastrá-lo diretamente no sistema operacional do IBGE.

Também há a possibilidade de responder o questionário diretamente pela internet. Segundo Adelmir Freire, contudo, esta não é a forma mais recomendada. Ele estima que, das pessoas que afirmam que vão realizar o processo online, ao menos 20% não cumpram o prometido.

Dada a situação, quando o morador se comprometer a realizar entrevista virtual, o recenseador deve registrar a preferência para cobrança futura. Através de call center ou mensagem SMS, o indivíduo será notificado de que precisa responder às perguntas. Caso não o faça, o agente voltará à sua residência.

“É de extrema importância que a população receba os recenseadores. O censo é uma radiografia dos estados e municípios e é a principal ferramenta que permite pensar políticas públicas para o povo”, afirma Freire. Neste caso, a internet também será aliada para deixar os moradores mais tranqüilos.

Em posse do nome ou número de cadastro do agente censitário, uma pessoa pode consultar no portal do IBGE se ele realmente faz parte do grupo de entrevistadores. A checagem de dados pode ser feita ainda através do telefone 0800-721-8181. Em grandes condomínios, é possível que seja afixada foto do agente responsável pela cobertura.

Iberê foi o primeiro a testar o novo sistema no RN
O governador Iberê Ferreira de Souza foi o primeiro a ser recenseado através do novo sistema completamente digital. A entrevista ocorreu às 8h desta segunda-feira (2), na Residência Oficial, na rua Desembargador Raimundo de Brito, 1891. Na ocasião, o governador pediu que a população não deixe de receber os recenseadores em suas residências.

A expectativa do IBGE é de atender uma média de 900 a 950 mil domicílios nos próximos três meses. Em todo o estado, vão trabalhar 2.724 recenseadores.


Fonte: No minuto.com

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons