i

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Setor de enfermagem do IFRN de Ipanguaçu promove Campanha de Vacinação contra o Tétano e a Difteria


O Tétano é uma doença causada por uma bactéria

Está acontecendo, uma Campanha de Vacinação contra o Tétano e a Difteria, organizada pela enfermeira Rita Raquel, responsável pela assistência de enfermagem no campus. Foi iniciada dia 06 de agosto, sendo que a aplicação da vacina aconteceu no dia 11 e acontecerá novamente no dia 18 deste mês, para dar conta de toda a demanda alvo da escola.
A vacina dupla adulto (dT), que protege o indivíduo contra o tétano e a difteria, é aplicada na infância, seguindo o esquema básico de vacinação nos postos de saúde, mas necessita ser reforçada a cada 10 anos para garantir a imunidade, que são as defesas do organismo, contra as doenças mencionadas. Porém, na maioria das vezes, esse reforço passa despercebido pelos pais da criança e/ou é negligenciado pelos serviços de saúde.
Sendo assim, buscando suprir essa falha, é organizada essa campanha anualmente com as turmas de calouros, a qual já vem sendo realizada há dois anos e tem como objetivos: educar, sensibilizar e mobilizar os alunos e funcionários para importância e necessidade da continuidade do esquema vacinal desde a infância até a idade adulta.

Informações sobre o Tétano e a Difteria


O Tétano é uma doença causada por uma bactéria (bacilo Clostridium tetani) que invade as células do sistema nervoso central, provocando espasmos musculares dolorosos (dificuldade de engolir, rigidez de nuca, contração da face, abdômen e costas) e convulsões violentas. Tais sintomas podem surgir ou ficarem mais fortes na presença de luz, pelo toque, no ato de tossir, urinar, ou engolir e até por barulhos, podendo levar a exaustão profunda, asfixia e até a morte (40% dos casos).
A bactéria causadora do tétano pode ser encontrada em: terra ou areia contaminada com fezes de animais e humanas; águas podres; latas e pregos enferrujados; espinhos; folhas de plantas etc. e penetra no organismo humano através de qualquer ferimento na pele, queimaduras ou outros tipos de lesões que rompam a pele.
Recomendação: Em caso de ferimento, lavar em água corrente com sabão, secar e deixar descoberto quando possível.
A Difteria é uma doença contagiosa que ataca preferencialmente as mucosas da garganta e da laringe, causando: falta de apetite; febre alta; mal-estar geral; palidez; pulso acelerado; dor de garganta; dificuldade de respirar e engolir; membrana amarelada nas amídalas, laringe ou traquéia; tosse seca; rouquidão; dentre outros, que se não tratada pode matar pela obstrução das vias respiratórias ou pelo comprometimento de outros órgãos do corpo primordiais para manutenção da vida.

Sobre o esquema vacinal

A partir da adolescência, a condição de imunidade é garantida por um esquema constituído de 3 doses da vacina, intercaladas por um período de dois meses e uma dose de reforço a cada dez anos, caso não tenha sido tomada na infância. Se tiver sido tomada na infância, basta fazer os reforços.

Interdisciplinaridade nas aulas de Agroecologia do IFRN

Trabalho visa aprendizagem técnica e prática da comunidade escolar


O professor de horticultura agroecológica Saint Clair Santos, vem produzindo um trabalho junto aos alunos e professores de outras disciplinas, visando a aprendizagem não só técnica como também prática, através de vivências que condizem com a realidade do curso.
Este trabalho tem como objetivo fazer a relação interdisciplinar entre as matérias técnicas e as do núcleo comum, buscando assim uma maior interação entre alunos e professores. Desta forma, constata-se que as disciplinas são dependentes umas das outras e que, juntas, podem gerar resultados mais significativos para o conhecimento técnico da comunidade escolar.

AGENDA...

Presidência da República
AGENDA DO SENHOR PRESIDENTE


Segunda-feira
17 de agosto de 2009


09:00 - Despachos internos
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

11:00 - Cerimônia oficial de chegada do presidente do México, Felipe
Calderón
Palácio Itamaraty

11:15 - Reunião privada

12:00 - Reunião ampliada

12:45 - Assinatura de atos

13:00 - Almoço oferecido ao presidente do México, Felipe Calderón

15:30 - Solenidade de apresentação de novos oficiais-generais
Palácio do Buriti

17:00 - Luiz Dulci
Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

17:30 - Reunião sobre marco regulatório do pré-sal

18:30 - Paulo Solmucci Júnior
Presidente executivo da Associação Brasileira de Bares e
Restaurantes (Abrasel)




Visite o site da Secretaria: http://www.imprensa.planalto.gov.br

E DEU TUNEFIS DE NOVO…


Quem subestimou o poder de articulação de Tunefis Morais, dançou…


O Presidente da Camara de Ipanguaçu, demonstrou atitude e agilidade ao reverter um quadro politico que não lhe era favoravel. Induzido por opositores que insistiam em realizar a eleição antecipada para mesa da Camara, com o intuito de derrotá-lo, para presidir o legislativo municipal no segundo biênio, perdeu.


Tunefis, instantes antes da votação, conquistou um voto que definiu a mesa diretora da casa, para a gestão 2010/2011.
Em contato com esse reporter, Tunefis Morais disse da sua disposição em trabalhar em sintonia com o governo Leonardo Oliveira.

fonte: REGIStrando

PARÓQUIA DE IPANGUAÇU CONSEGUIU 92 MIL REAIS PARA ATENDER VITIMAS DAS ENCHENTES

A Área pastoral de Nossa Senhora de Lurdes com sede no município de Ipanguaçu , continua realizando ações filantrópicas para tentar amenizar as dificuldades deixadas pelas enchentes que desabrigaram centenas de famílias no inicio deste ano. Alem do trabalho voluntário dos movimentos religiosos da igreja, o administrador da área pastoral Padre Jose Moreira, tem buscado manter parcerias até mesmo fora do país tentando conseguir recursos que possam contribuir com as ações. Uma dessas parcerias foi realizada com sucesso com uma instituição Alemã, que efetuou como doação um repasse de R$ 92.000,00 (Noventa e dois mil reais) recursos que já foram devidamente aplicados em necessidades da comunidade. Num contato com a reportagem da Rádio Princesa do Vale, o vigário de Ipanguaçu, Padre Jose Moreira, fala sobre essas ações de assistência que são realizadas pela igreja e também comenta sobre a semana da família que teve inicio no ultimo sábado e será concluída hoje na matriz de Nossa Senhora de Lurdes.

(REPORTAGEM – JOSE MOREIRA
fonte:RÁDIO PRINCESA DO VALE

POPULAÇÃO BRASILEIRA ULTRAPASSA 190 MILHÕES, SEGUNDO O IBGE.

A população brasileira chegou a 191,5 milhões de pessoas em julho deste ano, das quais 18% – aproximadamente um entre cinco – vivem nos dez municípios mais populosos. O total superou o de 2008 em 1,9 milhão. Os dados estão publicados no Diário Oficial da União e foram divulgados na manhã de hoje (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo as estimativas populacionais para os municípios em 2009, São Paulo continua sendo a cidade mais populosa do Brasil, com 11, 04 milhões de habitantes, seguida pelo Rio de Janeiro, com 6,19 milhões, Salvador, com 3 milhões, Brasília, com 2,61 milhões, e Fortaleza, com 2,51 milhões. Na lista dos dez municípios mais populosos, há apenas uma novidade, em relação a 2008: a capital paraense, Belém, com 1,44 milhões de habitantes, ocupou a décima posição, deixada por Porto Alegre.A relação das dez cidades mais populosas excluindo as capitais permanece inalterada, com Guarulhos, na Grande São Paulo, no topo da lista, com 1,3 milhão de habitantes, seguida por Campinas (SP), com 1,06 milhão, São Gonçalo (RJ), com 991 mil, Duque de Caxias, com 872 mil, e Nova Iguaçu, com 865 mil.Já entre as cidades com menor número de habitantes, destaca-se a paulista Borá, que, com 837 habitantes, continua sendo o município menos populoso do país. Outros destaques entre as menores cidades estão a mineira Serra da Saudade, com 890 pessoas, a goiana Anhanguera, com 1.018, a mato-grossense Araguainha, com 1.115, e a paulista Nova Castilho, com 1.112.

GOVERNADORA CONFIRMA VISITA DE LULA NO RN

A governadora Wilma de Faria confirmou ontem em entrevista concedida na capital do Estado, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprirá agenda administrativa no Rio Grande do Norte nos próximos dias. Segundo a governadora, a assessoria do presidente Lula disse que ele desembarcará em Mossoró no dia 20 próximo, de onde partirá para o Vale do Açu. A agenda do presidente está sendo elaborada, mas extra oficialmente circula a informação de que Lula irá inaugurar a unidade do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) da cidade de Ipanguaçu. Em funcionamento desde o ano de 2006, o IFRN de Ipanguaçu ainda não foi inaugurado e marca a nova etapa da instituição no Estado. A inauguração em Ipanguaçu deverá contar com ações simbólicas destinadas ao descerramento de placas das unidades construídas nas cidades de Pau dos Ferros, Apodi, Santa Cruz e Caicó. As unidades de Macau e João Câmara deverão ser inauguradas num novo momento.

FEIRA DE NEGÓCIOS DO VALE DO AÇU TERÁ MAIS DE 150 STANDS ESTE ANO;

O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico (Sedec), anuncia para o período de 01 a 03 de outubro a edição 2009 da Feira de Negócios do Vale do Açu. O secretário do Desenvolvimento Econômico, Segundo de Paula, juntamente com o prefeito da cidade de Assú, Ivan Júnior, o presidente da CDL/Assú, Wild Diniz e empresários presentes definiram a data do evento na última sexta-feira (07) em reunião na sede da CDL de Assú. O secretário estadual enfatizou que o Governo do Estado quer sempre promover as Feiras de Negócios destacando as principais potencialidades de cada região. Na programação do evento, que acontece na Praça da Igreja Matriz, na cidade de Assú, estão definidas a exposição de produtos e serviços, realização de encontros de negócios, palestras de capacitação e ações de cidadania. O presidente da CDL empresário Wild Diniz, já designou uma equipe de funcionários da entidade para começar os contatos necessários para a comercialização dos stands da feira. O lançamento oficial da feira vai acontecer no dia 02 de setembro em local ainda a ser divulgado pela comissão do evento. Estarão disponíveis para comercialização, com preços especiais de lançamento, mais de 150 estandes. Entre os diversos segmentos presentes na feira estarão os setores de artesanato, fruticultura, cerâmica e energia. Ontem na parte da manhã, uma equipe da Secretaria estadual de desenvolvimento econômico esteve na cidade do Assu, onde juntamente com representantes da prefeitura municipal e da CDL, fizeram uma visita a Praça da Matriz, onde será instalada toda a estrutura da Feira de Negócios do Vale do Assu. O coordenador do projeto das feiras na estrutura do governo do estado, Otomar Lopes Cardoso Junior, disse que uma das inovações da edição do evento esse ano em Assu será a sua expansão em numero de stands.

(REPORTAGEM – OTOMAR LOPES

A prefeitura municipal do Assu também vive a expectativa de que a edição da Feira de Negócios deste ano, que acontecerá nos dias 01,02 e 03 de outubro seja realmente a maior já realizada em todos os setores comerciais para os empresários da região. O secretário municipal de Juventude, Esporte e Eventos, Luiz Dailson Machado, disse que o prefeito Ivam Junior, já determinou o empenho das pastas envolvidas, para que a parceria com o projeto seja de sucesso. Ontem quando da vinda da equipe da secretaria de desenvolvimento econômico para analisar a praça, a prefeitura se fez representada pelos secretários, Dailson Machado (Eventos) e Francisco Soares (Indústria e Comércio). Dailson falou sobre a escolha da data da feira, acreditando que será uma grande abertura para as comemorações que serão vivenciadas no mês de outubro, mês de aniversario da cidade.

(REPORTAGEM – DAILSOM MACHADO
fonte: RÁDIO PRINCESA DO VALE

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons