i

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Estudantes de Ipanguaçu tem textos selecionados para etapa regional da Olimpíada de Língua Portuguesa


Dois estudantes da rede municipal de ensino estão entre os 500 semifinalista da regional da “Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro”. 


Os semifinalistas agora participarão nos próximos meses de atividades de formação conjuntas além da reescrita do textos. Foto: Jaiza Lopes//PMI
Vencedores nas etapas escolares, municipal e estadual, Carlos Camilo Batista Vieira alunos do 9º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Francisco Florêncio Lopes na comunidade de Pataxó e Francisca Ilderlânia aluna do 6°ano da Escola Municipal Adalberto Nobre de Siqueira na agrovila Tabuleiro Alto tiveram seus textos selecionados entre milhares enviadas a 4ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro. 

O concurso acontece a cada dois anos e busca desenvolver ações de formação de professores estimulando a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas de todo o país.

Em Ipanguaçu a atividade envolveram 14 escolas. Coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, a professora Aloma Farias, responsável pela olimpíada na cidade, explica que a estratégia usada este ano foi promover a “Caravana da Olimpíada” a fim de estimular alunos e professores a se envolver com a OLP. “Estamos felizes por esse resultado já alcançado. Já são provas dos resultados plantado por nossos professores, tivemos um engajamento importante e quem saiu ganhando foi nossos alunos e professores”, destaca. 

Professora Diana e o Aluno Camilo estão entre os semifinalistas no gênero, crônicas. Foto: Allyson Rocha// PMI
A confirmação da seleção chegou na caixa de e-mail dos professores que orientaram os alunos. A professora Diana Lopes Bezerra foi a primeira a recebe o e-mail e conta da surpresa ao conferir, “eu já estava na expectativa do resultado. Quando recebi na minha caixa de e-mail fiquei muito contente. Nem todo mundo sabe da importância da Olimpíada, o material pedagógico é muito bom, muito rico, nos coube motivar os nossos alunos a participar”, conta a professora. Ela foi a orientadora do gênero crônica com os alunos do 9º ano do ensino fundamental em Pataxó na qual teve o texto “Só entra quem pode", escrito pelo estudante Carlos Camilo selecionado para as semifinais.

Para chegar até a etapa regional os textos passaram pelas Comissões Julgadoras Escolar, Municipal e Estadual. Depois de passar por todas essas etapas, foram selecionados como um dos 500 semifinalistas da Olimpíada. 

O outro texto que está entre os semifinalistas é o da aluna Francisca Ilderlânia da Rocha Siqueira do 6º ano na escola da agrovila Tabuleiro Alto, a estudante foi classificada no gênero poema que traz como título, “Caixinha de segredos”. A professora Adriele Souza Bento foi a responsável pela orientação em sala de aula. 

Professora Adriele e a aluna Ilderlânia concorrem agora no gênero poema. Foto: Jaiza Lopes//PMI
A professora teve sua aluna selecionada no gênero poema. Ao falar da conquista a professora cita um dos versos de Fernando Pessoa: "Tenho em mim todos os sonhos do mundo... - E tenho mesmo, desde o início confiei em cada produção escrita por meus alunos, em seu empenho, em suas leituras realizadas. Abrir o meu e-mail e ver o meu nome e o da aluna Francisca Ilderlânia como semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa é ver nosso trabalho dando bons frutos, é ver os sonhos que acreditamos sendo realizados”, conta a professora entusiasmada que reitera “estou muito feliz!”.

Os semifinalistas agora participarão nos próximos meses de atividades de formação conjuntas além da reescrita do texto com outros alunos, professores e equipe da Olimpíada  em uma capital brasileira definida pelos organizadores do concurso. 

A OLP é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons