i

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Ipanguaçu faz adesão ao Programa Mulher Viver sem Violência


Na manhã desta quinta-feira (07) o prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira, participou no Centro Administrativo, em Natal, da assinatura do termo de Cooperação Federativa para a execução de ações cooperada e solidária para a consolidação do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher, o pacto integra o Programa Mulher, Viver sem violência. 

O Município de Ipanguaçu une-se a ações ao Governo Federal para o enfrentamento da violência contra a mulher. A Governadora, Rosalba Ciarlini, a Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), Eleonora Menicucci e a Deputada Federal Fátima Bezerra, estiveram presente na adesão do programa. 

O gestor Municipal, Leonardo Oliveira, disse que adesão do município pretende apoiar e consolidar as ações de Politicas Públicas para as mulheres, “precisamos apoiar e buscar novas estratégias para assegurar os direitos das mulheres, com medidas preventivas como está do programa, que dará um apoio para que esses direito jamais sejam violados, e quando se tratar de direito para melhorar a vida de nossa população, Ipanguaçu ergue sua bandeira em apoio”, frisa o prefeito de Ipanguaçu. 

O programa busca a garantia da aplicabilidade da lei Maria da Penha, com a ampliação e fortalecimento da rede de serviços para mulheres em situação de violência, garantindo a segurança cidadã com acesso à justiça para as mulheres além de garantir autonomia das mulheres em situação de violência de seus direitos.

A cidade de Ipanguaçu receberá ainda a visita dos ônibus doados pelo Governo Federal, as unidades móveis possuem salas de atendimento, computador com pontos de internet, impressoras, geradores de energia, climatizador de ar e projetor externo para telão.

Homem transforma pote de barro em geladeira na Paraiba

Conhecido como vaso de barro, com diferentes formas e /ou dimensões, e que já foi muito utilizado, sobretudo, no Nordeste do Brasil, mas que está quase em desuso, o velho pote de colocar água de beber poderá voltar a ser usado mais intensamente, principalmente, no Sertão da Paraíba.
É que depois de refletir durante 30 dias, o pintor da cidade de São Bento-PB, José Bezerra da Silva, mais conhecido por João Pintor, que trabalha há 10 anos no ramo de refrigeração e pintura, desenvolveu um sistema de refrigeração de água, a partir de um pote.
De acordo com o inventor sertanejo, os equipamentos adaptados ao pote são, basicamente, os mesmos de uma geladeira normal, a exemplo de serpentina, compressor, termostato, dentre outros.
O pote-geladeira já está em pleno funcionamento, inclusive, sendo utilizado na oficina do autor da máquina. João disse que o instrumento deu tão certo, que já tem até encomenda pra fazer mais três, ao preço de R$500,00 cada um.

Estados adotam cotas raciais



Brasília (AE) - Pelo menos quatro Estados e 28 cidades já adotam cotas raciais em concursos públicos, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Em outros dez municípios houve aprovação da reserva de vagas, mas as leis foram derrubadas no Judiciário. O estudo subsidia o debate para o projeto de lei que destina 20% das vagas em concursos públicos federais para negros, enviado na terça-feira ao Congresso pela presidenta Dilma Rousseff em caráter de urgência. 

Na maioria das iniciativas listadas no estudo, a cota é igual ou inferior a 20%. A maior reserva é de 44%, em Viamão (RS). No entanto, o Mapa da Distribuição Espacial da População, divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e também feito em parceria com a secretaria, mostra que só 24,3% da população da cidade se declara “preto” ou “pardo” (termos usados pelo instituto que, somados, representam os negros).

Wilson Dias/ABr
Gilberto Carvalho defende projeto de lei enviado ao Congresso

Por outro lado, o estudo não encontrou nenhuma iniciativa no Pará, Estado com a maior proporção de negros (76,8%). Na Bahia (em segundo, com 76,3%), só Salvador reserva vagas, mas a norma ainda não foi regulamentada. 

O projeto enviado ao Congresso prevê que poderão concorrer às vagas reservadas a negros quem se declarar preto ou pardo na inscrição no concurso público. “Nós não vamos fazer democracia racial no País sem esse tipo de medida”, disse ontem o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

Levantamento da Secretaria-Geral da Presidência constatou que 34% dos servidores da Presidência se declaravam negros, proporção menor que da população do Brasil, de 50,7%. Para o diretor da ONG Educafro, Frei David Santos, o projeto é importante, mas a forma preocupa. “O governo optou por dar as costas à segurança jurídica do 10 a 0 do STF e abraçar a insegurança da Câmara e do Senado.” Segundo ele, é alto o risco de que os parlamentares alterem a proposta.

Tribuna do Norte

FESTA DA DIVINA MISERICÓRDIA DE ANGÉLICA - IPANGUAÇU



ARQUIDIOCESE DE NATAL
PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES
CAPELA DA DIVINA MISERICÓRDIA
COMUNIDADE DE ANGÉLICA
IPANGUAÇU/RN
FESTA DA DIVINA MISERICÓRDIA
ANO DA FÉ
“Sua misericórdia se estende, de geração em geração, 
sobre os que o temem.”
(Lucas 1, 50)
Programação
Outubro – Peregrinação nas casas em canto Claro, Língua de Vaca e Angélica.
Dia 21/11 – Caminhada de Abertura e Noite das Famílias
6h – Terço da Misericórdia
19h – Caminhada - Saída: Casa de Luiz de Isabel
19:30 – Missa
Celebrante: Pe. César Bessa
Convidados: Apostolado da Oração, Grupo de Oração Jesus Misericordioso (Centro), Terço dos Homens, Grupo de Oração Santa Rita de Cássia, Legião de Maria N. Sra. do Perpétuo Socorro (Picada), Coração de Jesus (Itu).
#Quermesse
22/11 – Noite das Crianças, Infância, Adolescência e Juventude Missionária e Movimento da Mãe Peregrina
6h – Terço da Misericórdia
19:30 – Celebração da Palavra
Celebrante: Rafael Cosme
Convidados: Grupo de Oração Santa Teresinha, São Francisco Xavier, N. Sra. da Saúde, Infância, Adolescência e Juventude Missionária, Grupo de Oração N. Sra. das Dores e N. Sra. da Conceição, Cáritas Paroquial, Juventude Missionária de Canto Claro e Movimento da Mãe Peregrina.
#Quermesse
23/11 – Noite dos Trabalhadores, Educadores e Idosos
6h – Terço da Misericórdia
19:30 – Celebração da Palavra
Celebrante: Terço dos Homens de Alto do Rodrigues
Convidados: Irmandade Santa Clara, Grupo de Oração Santa Ângela, Fraternidade de Santo Antônio, Grupo da Divina Misericórdia (Sítio São José) e Grupos da Capela de Santo Expedito (Vila Mestre Severino).
#Quermesse
Dia 24/11 – DIA DA DIVINA MISERICÓRDIA
9h – Batizados
15h – Terço da Divina Misericórdia
16h – Procissão
17h – Missa e Consagração do Apostolado da Divina Misericórdia.
Celebrante: Pe. César Bessa
Convidados: Legião de Maria, Grupo de Jovens e Infância Missionária de Arapuá, Grupo de Oração São José e Legião de Maria de Canto Grande.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons