i

quarta-feira, 20 de abril de 2011

“Yasmin em busca do milagre”


Em prol da cura da pequena Yasmin a cidade de Carnaubais ajuda de diversas formas a menina que precisa de um milagre para vencer uma doença conhecida como AME - atrofia muscular espinhal. A esperança é fazer tratamento na Alemanha, através de implantes de células-tronco. Toda região do vale se movimenta de varias maneiras para ajudar, e você também pode contribuir.

Uma corrente de fé está formada para conseguir os recursos através de campanha – “#Yasmin em busca do milagre”. A família precisa de R$ 50 mil reais para custear as despesas e conta com a solidariedade de todos que desejam contribuir para a vitória dessa linda criança.

Contas para depósito:

BANCO DO BRADESCO
AGÊNCIA: 3224-7
POUPANÇA: 87785-9
YASMIN MARQUES FONSECA

* Com informações do blog de www.tonimartins.zip.net/

Leonardo busca cooperação de habitantes para que liberdade de animais em espaços públicos seja coibida

A partir desta semana a Prefeitura Municipal de Ipanguaçu, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, deflagrou um trabalho que objetiva tirar de circulação os animais que sejam flagrados livremente em vias públicas. Mas, além da ação do poder público, o prefeito da cidade, Leonardo da Silva Oliveira, do PT, espera contar com a colaboração da própria coletividade. O chefe do Executivo lançou um apelo no sentido de que os proprietários de animais possam contribuir com o esforço que será feito neste sentido pela administração. O prefeito declarou que o serviço que está sendo realizado pela Prefeitura também tem o Propósito de identificar quem são os proprietários dos animais que porventura sejam causadores de acidentes de trânsito. Mais adiante, o prefeito Leonardo Oliveira disse que, por conta de alguns percalços, não será possível realizar dentro do que havia sido programado, o ginásio poliesportivo construído na comunidade rural de Arapuá. O gestor havia pensado em inaugurar o logradouro esportivo no dia 1º de maio, dentro das comemorações pela passagem do Dia do Trabalho. Concluindo, o chefe do Executivo de Ipanguaçu falou sobre outros empreendimentos, um deles, a construção da praça pública da comunidade de Olho D’Água, obra que será financiada pelo governo federal – cujos recursos financeiros já estão devidamente depositados na Caixa Econômica Federal.

Fonte: Rádio Princesa do Vale

Tuneifes Morais faz apelo e a governadora Rosalba Ciarlini garante recuperar RN 018

Foto:Elpídio Júnior
O presidente da Câmara de Vereadores de Ipanguaçu, Tuneifes Morais (PRB), acompanhado do presidente da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte, vereador Edivan Martins (PV), se reuniu na tarde desta terça-feira (19) com governadora, Rosalba Ciarlini (DEM).
No encontro com a governadora, o vereador Tuneifes Morais, aproveitou para relatar a precariedade de trafegabilidade da RN 018 que apresenta muitos buracos nos dois sentidos da rodovia estadual e fazer um apelo para recuperar a estrada que liga a BR 304 a cidade de Ipanguaçu.
A governadora, Rosalba Ciarlini, depois de ouvir a narrativa sobre as péssimas condições da rodovia, garantiu ao vereador Tunefis Morais que logo após o período invernoso vai mandar recuperar totalmente a RN 018, além de se comprometer também de mandar tapar o buraco na cabeceira da ponte na comunidade rural de Arapuá.
Na ocasião, o presidente da Fecam Edivan Martins convidou a chefe do Executivo estadual para a posse da nova diretoria da Federação, que ocorrerá no próximo dia 07 de maio, no Praiamar Hotel com a presença do vice-presidente Michel Temer.
 “Viemos convidar a governadora para esse grande evento que irá reunir os vereadores do RN, dentro desse novo momento da Fecam, que visa fortalecer os Legislativos municipais.”, destacou Martins.
 A governadora Rosalba Ciarlini confirmou presença no evento e ressaltou a importância de ouvir os vereadores do RN, uma vez que são os agentes políticos que estão mais próximos da população.
“Considero essa audiência com os vereadores muito importante, porque eles que estão na base e mais próximos do povo. E aproveitei a ocasião para convidar a Federação a estar presente nas edições do programa Governo Itinerante, onde estaremos visitando os municípios do estado”, finalizou a governadora.

Ações antidengue continuam em Ipanguaçu



A preocupação no sentido de se evitar um surto da doença motiva o setor de saúde pública no município de Ipanguaçu. As ações de combate ao mosquito iniciaram no início deste ano e continuam sendo desenvolvidas pelos profissionais da área saúde no município.

Nesta quarta-feira (20), a Secretaria de Saúde por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) realizaram uma capacitação com objetivos de intensificar o combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Segundo a coordenadora do PSE, Almeci Dantas, a capacitação aconteceu sobe a orientação do coordenador de dengue da IIª Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP), o técnico João Lazaro de França, que frisa “que a população deve se manter vigilante tomando as medidas de prevenção necessárias para evitar que o mosquito se prolifere”, destacando o papel fundamental dos agentes comunitários de saúde e de endemias.

Almeci Dantas explica que todas as escolas do município estarão engajadas na promoção de atividades educativas e preventivas que promova bem-estar a comunidade. E que os PSF’s estarão dentro das ações planejadas para serem desenvolvidas por todo o ano.

A secretária de Saúde, Sumaira Fonseca, informa que no ano passado o setor concluiu o exercício de 2010 com ínfimos de 0,14% de grau de infestação predial de larvas de mosquito, mas alerta à comunidade que o combate precisa ser feito ostensivamente em parceria com a população e que a Prefeitura vem realizando ações sistemáticas de combate ao mosquito, entre elas, palestras em instituições de ensino, distribuição de panfletos informativos nas ruas e visitas dos agentes de endemias e saúde nas residências.

Gestantes participam de encontro do Programa de Assistência a gestante

A Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Saúde realizaram nesta quarta-feira (20) no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) o encontro com as gestantes do Programa de Assistência a gestante.

Os encontros acontecem mensalmente, com a finalidade oferecer às usuárias gestantes da Assistência Social, orientações relacionadas à gestação de modo a promover o fortalecimento do vínculo materno-infantil, bem como com os demais integrantes do grupo sócio-familiar.

As gestantes receberam a visita da dentista, Drª. Áquila Dantas, que explicou sobre a saúde oral na gestação. Conforme Áquila a gravidez é uma fase de mudanças fisiológicas complexas na saúde da mulher, inclusive na sua saúde bucal. “Nessa fase a futura mãe deverá tomar cuidados redobrados com a higiene dos dentes, pois a presença de certas bactérias na boca das gestantes pode aumentar a chance de ocorrerem partos prematuros e afetar o peso dos recém nascidos” informa a dentista.

Segundo a coordenadora do Programa de Assistência a gestante, Socorro Gonzaga, 26 mães estão participando desta etapa do programa, e nas próximas semanas elas concluíram o ciclo de acompanhamento, recebendo o kit enxoval para o bebê. “Por toda a gestação elas são acompanhadas orientadas por profissionais da saúde.Para receber o kit, elas devem estar regulares no acompanhamento com o enfermeiro” explica ela.

Energia fica 9,86% mais cara no RN

Aneel autoriza reajuste de tarifas da Cosern a partir desta sexta. Aumento para consumidores residenciais será de 9,70%


A partir desta sexta-feira, 22 de abril, mais de um milhão de consumidores de energia elétrica no Rio Grande do Norte terão suas tarifas reajustadas em 9,86%. O aumento médio foi autorizado na tarde de ontem pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A agência reguladora determinou um reajuste menor que o pleiteado pela Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), cujo pedido era de 13,81%, com impacto médio para o consumidor de 11,60%. A medida atingirá 1,131 milhão de unidades consumidoras no estado, dos quais 291.355 estão em Natal.

A Aneel autorizou um reajuste de 9,70% da tarifa para energia de baixa tensão (abaixo de 2,3 kilowatts), que é aplicada para os consumidores residenciais, responsáveis por 32,50% do consumo de energia no estado e que representam 85,43% do mercado total. Já para o consumo de alta tensão (de 2,3 a 230 kV), como é o caso das indústrias e comércios de médio e grande porte, o aumento da tarifa será de 10,27%.

Para calcular os índices de reajuste, o cálculo da Aneel considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência. A fórmula inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.

Segundo informações da Cosern, os encargos setoriais e tributos pesam nos custos da empresa, representando cerca de 33% da receita total da companhia, juntamente com a compra e transmissão de energia, que também representa aproximadamente 38%, e juntos são responsáveis por cerca de 71% da receita total. Com os 29% restantes, a concessionária de energia elétrica cobre os custos de operação e manutenção do sistema elétrico, atendimento aos consumidores, administração do serviço prestado e remuneração dos investimentos

Antes da aprovação pela Aneel, as concessionárias encaminham informações econômicas e um índice com o reajuste pleiteado. Os dados são usadoscomo referência para análise da área técnica, que sinaliza o índice a ser reajustado para a aprovação da diretoria em reunião pública. Os índices homologados pela Agência são os limites a serem praticados pelas empresas. A Aneel ressalta ainda que a aplicação do reajuste anual e da revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão assinados entre as empresas e o governo federal.

Consumo médio de energia elétrica no RN

O consumo médio das diversas classes de consumo em 2010 foi de 3.990 kWh/mês. Já o residencial, que representa 85,4% do total de consumidores da Cosern, em 2010, foi de 131 kWh. Apenas no ano passado, o consumo de energia no estado cresceu 8,9%.

Classes % Consumo % Consumidores

Residencial 32,50% 85,43%

Industrial 27,90% 0,46%

Comercial 18,80% 6,60%

Rural 7,10% 5,84%

Outros 13,70% 1,66% 

Fonte: Diário de Natal

MDS notifica mais de seis mil beneficiários do Bolsa Família

Neste mês de abril, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) está advertindo 6.208 famílias do Rio Grande do Norte beneficiárias do Programa Bolsa Família com integrantes em idade escolar não localizados no acompanhamento da frequência escolar feito pelo Ministério da Educação (MEC). Essas crianças e esses adolescentes não são localizados porque a escola não foi identificada no Cadastro Único ou porque a informação está desatualizada.


Caso a situação permaneça inalterada, os benefícios dessas famílias serão bloqueados em maio. A ação visa identificar a escola dos beneficiários no sistema do MEC, fazer a matrícula de quem esteja fora dela e inserir no acompanhamento familiar da assistência social as famílias em situação de vulnerabilidade social. Assim, busca-se garantir a frequência escolar dos beneficiários na faixa etária de 6 a 17 anos, um dos compromissos obrigatórios do programa partilhado entre as famílias e os governos locais.



Os municípios e as famílias terão até 31 de outubro para atualizar a informação da escola dos integrantes incluídos na ação e evitar que o benefício seja cancelado em novembro. A expectativa é que, com a mobilização proporcionada pela ação, os 6.208 jovens e crianças passem a ter a frequência escolar acompanhada.

Fonte: Jornal de Fato

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons