i

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

MEC abre inscrições para primeira edição do ProUni de 2014

Estão abertas no site do Programa Universidade para Todos (ProUni) as inscrições para a primeira edição de 2014. O prazo vai até as 23h59 da sexta-feira (17). O estudante pode fazer até duas opções de curso. A primeira chamada dos estudantes pré-selecionados será divulgada no dia 20 de janeiro e a segunda no dia 3 de fevereiro. Este ano, o edital prevê uma mudança na lista de espera.

Pode participar da seleção o estudante que tenha feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. O candidato não pode ter tirado 0 na redação e precisa ter cursado o ensino médio na rede pública ou com bolsa integral na rede privada.

O ProUni é destinado a alunos que querem concorrer a bolsas de estudo, integrais ou parciais, em instituições particulares de educação superior. As bolsas integrais são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar até três salários mínimos por pessoa. O bolsista parcial poderá utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custear o restante da mensalidade.

Este ano, há mudança quanto aos procedimentos da lista de espera. Agora, o estudante que não for pré-selecionado nas duas chamadas regulares e quiser participar da lista terá de manifestar interesse pela internet e, em seguida, nas datas previstas em edital, comparecer à instituição de ensino na qual pretende estudar, com os documentos necessários.

Após esse processo, a instituição terá prazo para avaliar a documentação. O estudante selecionado receberá o resultado por meio do boletim do candidato, disponível na página do ProUni. Nas edições anteriores, o candidato tinha de manifestar interesse na lista de espera e aguardar a convocação da instituição.

Veja abaixo o cronograma do Prouni:

Inscrições: de 13 de janeiro a 17 de janeiro
Pré-selecionados em primeira chamada: 20 de janeiro
Comprovação das informações nas instituições: 20 a 24 de janeiro
Matrícula dos selecionados em primeira chamada: 20 a 29 de janeiro
Pré-selecionados em segunda chamada: 3 de fevereiro
Comprovação das informações nas instituições: 3 a 6 de fevereiro
Matrícula dos selecionados em segunda chamada: 3 a 10 de fevereiro
Adesão à lista de espera na internet: 13 a 14 de fevereiro
Comprovação das informações dos candidatos em lista de espera nas instituições: 19 a 20 de fevereiro
Matrícula dos selecionados em lista de espera: 21 a 26 de fevereiro

Com informações da Agência Brasil.

MEC divulga lista dos selecionados na 1ª chamada do SiSu; veja

O Ministério da Educação divulgou nesta segunda-feira (13) a lista dos selecionados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada, que utilizou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio para o ingresso em diversas universidades do Brasil, inclusive a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pela primeira vez, a maior universidade do estado não teve vestibular para o preenchimento de vagas.

Para consultar a lista dos selecionados por curso clique aqui.

Cristiano Ronaldo fatura Bola de Ouro

Não houve surpresas. O craque português Cristiano Ronaldo foi eleito pela segunda vez como o melhor jogador do mundo. O camisa 7 do Real Madrid desbancou o francês Franck Ribéry e o argentino Lionel Messi, melhor jogador do mundo quatro vezes consecutivas.

Divulgação/Fifa
Cristiano Ronaldo recebeu o prêmio máximo da Fifa pela segunda vez na carreira

Após receber a Bola de Ouro das mãos de Pelé, Cristiano Ronaldo, que subiu ao palco acompanhado pelo filho, não conteve a emoção ao agradecer ao apoio da família e ao lembrar de Eusébio, jogador moçambicano que fez história com a camisa da seleção de Portugal.

"Não há palavras para descrever este momento. É um orgulho enorme. Não consigo falar mais", disse, após lembrar também a morte de Nelson Mandela.

Melhor do mundo em 2008, Cristiano Ronaldo é o primeiro português a receber o prêmio da Fifa pela segunda vez. Além dele, Luís Figo é o único lusitano que recebeu a Bola de Ouro. Antes de receber a premiação pela segunda vez, o jogador de 28 anos também já havia sido o segundo melhor jogador do mundo em 2007, 2009, 2011, 2012.

Tribuna do Norte

Prefeito de Ipanguaçu Leonardo da posse a primeira diretora e vice eleitos pelo voto direto

Processo eleitoral acontecerá gradualmente até 2016 em todas as escolas. O município foi o primeiro a regulamentar as eleições. 
 
Em cerimônia na manhã de hoje (13) na Prefeitura de Ipanguaçu, o prefeito Leonardo Oliveira assinou o termo de posse da primeira diretora e vice-diretor  através do voto direto da Escola Municipal Adalberto Nobre de Siqueira, na comunidade rural de Tabuleiro Alto. A Secretária de Educação, Jeane Dantas, o Secretário de Planejamento e Administração, Silvio Nobre e Edilza Barbalho membro da comissão eleitoral participaram da solenidade. 
 
A escola é a primeira do município a participar do processo eleitoral democrático regulamentada pela Lei Complementar de nº 16/2011, sancionada pelo prefeito Leonardo Oliveira. O processo eleitoral ocorreu na sede da escola no último dia 2 de dezembro do ano passado com a contagem de 216 votos validos. 
 
Para o prefeito Leonardo Oliveira, a posse dos eleitos marca o processo democrático na gestão escolar pública e dos órgãos do governo municipal, dando à oportunidade aos diretores de gerir junto com a comunidade escolas o trabalho na instituição e os recursos escolares. “Fico feliz por consolidar este processo democrático na educação municipal, com a colaboração e o dialogo com o sindicato, damos um passo em busca de uma educação libertadora e participativa. É assim que continuaremos a trabalhar! Parabenizo os novos gestores por toparem na luta pela educação, sem dúvida a Secretaria e o nosso governo estarão à disposição para ajudar”, frisou o chefe do executivo. 
 
A Escola Adalberto Nobre de Siqueira, contou com uma única chapa homologada para candidatura a direção, tendo como candidata a diretora, Maria da Conceição Lopes de Sousa e Manoel Gilvan de Melo como candidato a vice-diretor. A chapa obtive 90,3%(195) dos votos, sendo também registrado no processo eleitoral 8,3%(18) votos brancos, e 1,4%(03) votos nulos. 
 
Maria da Conceição Lopes, a nova diretora da escola, fala das expectativas como gestora escolar a qual faz parte o corpo docente da instituição, “faremos uma gestão democrática, pautada pelo dialogo com os pais, professores, alunos e toda a comunidade escolar, esperamos a contribuição de todos para um mandato na qual conquiste bons resultados”, fala a nova diretora. 
 
Até 2016 as outras 9 instituições escolares do município passarão pelo mesmo processo eleitoral conduzido por uma comissão eleitoral escolar constituída por um professor, um servidor e um responsável por um aluno, além da supervisão geral da Comissão Central para Eleições Diretas da Rede Municipal e a Secretaria Municipal de Educação.
 
A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ipanguaçu (SINDISEPI), Maria Helena Silva, comemora também a conquista da eleição encampada junto pelo sindicato. Segundo a sindicalista o plano de carreira aprovado no fim de 2009 previa as eleições, ela espera que o ato efetivo com o sucesso da eleição na Escola de Tabuleiro Alto possa encorajar os outros professores a assumir está luta em favor da educação, “esperamos que outros servidores municipais se encorajem a fim de colaborar com a educação municipal, diretores estes que são eleitos pela comunidade escolar e tem papel fundamental neste processo da democracia”, disse a sindicalista, Maria Helena Silva. 
 
O prefeito Leonardo Oliveira ainda anunciou durante a posse que a escola passará por reforma e ampliação com a construção de três salas, sendo uma delas sala de leitura que funcionará como biblioteca e outras duas novas salas de aula. A expectativa é que as obras iniciem ainda este semestre, com investimentos através dos recursos próprios. 
 
Outro incentivo do governo municipal aos diretores foi à sanção da Lei complementar nº026/2013 na qual altera a lei complementar nº 06, de 30 de dezembro de 2009, que dispõe sobre o plano de carreira, cargos e remuneração dos profissionais da Educação Básica Pública Municipal de Ipanguaçu, com a gratificação pelo exercício da função de diretor e vice-diretor, baseada no número de alunos de cada escola com percentuais variáveis. Nas escolas de 101 a 200 alunos o diretor passa a ter uma gratificação sobre o salário de 25%, nas escolas de 201 e acima de 601 alunos o diretor passa a receber o percentual sobre o salário de uma gratificação de 35% e o vice-diretor de 25%.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons