i

quinta-feira, 14 de março de 2013

Dom Jaime se pronuncia sobre a escolha do novo papa

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, recebeu a imprensa, no final da tarde desta quarta-feira, 13 de março, no Centro Pastoral Pio X, subsolo da Catedral. O assunto em pauta foi a eleição do Papa Francisco I. Na visão de Dom Jaime, o cardeal argentino Jorge Mário Bergoglio será uma papa “jesuíta-franciscano”, por se tratar de um arcebispo da Congregação dos Jesuítas e por ter homenageado São Francisco, na escolha do nome. “Ele inovou e surpreendeu ao escolher o nome de Francisco”, disse o Arcebispo.


Indagado sobre o perfil do novo Papa, Dom Jaime respondeu: “O novo Papa se portou com humildade, quando pediu para que rezássemos e pedíssemos a Deus que o abençoasse”. O Arcebispo comentou que ficou emocionado quando assistiu ao pronunciamento do novo Papa e citou quatro palavras que, na visão dele, caracterizam Francisco I: silêncio, oração, acolhimento e simplicidade. “Parece ser um homem revestido de muitas virtudes”, reforçou. 



Em relação à escolha de um latinoamericano, o Arcebispo de Natal enfatizou que a Igreja Católica, na América Latina, atualmente, se constitui em um “grande celeiro de vocações e com um bom número de fiéis.” “Temos uma Igreja dinâmica, de ação pastoral”, destacou. 

Quando um jornalista perguntou sobre quando Dom Jaime estará com o novo Papa, ele disse que os bispos fazem uma visita oficial ao Papa, de cinco em cinco anos, chamada “Visita Ad Limina”. A última, que reuniu os bispos do Regional Nordeste 2, do qual a Arquidiocese de Natal faz parte, foi em setembro de 2009. “Também esperamos que ele venha ao Brasil, no mês de julho próximo, para a Jornada Mundial da Juventude. Se vier, poderemos estar com ele. Além disso, quando um bispo vai a Roma, ele tem a oportunidade de se encontrar com o Papa. Quando não há condições de ser uma visita individual, o Papa saúda os bispos, em grupo, após a audiência pública”, explicou o Arcebispo.

Dilma parabeniza papa Francisco


A presidenta Dilma Rousseff parabenizou hoje (13) o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, eleito novo papa, que será chamado Francisco. Em nota, Dilma diz que o Brasil “acompanhou com atenção” o conclave que levou à escolha do primeiro pontífice latino-americano.
“Em nome do povo brasileiro, congratulo o novo papa Francisco e cumprimento a Igreja Católica e o povo argentino. Maior país em número de católicos, o Brasil acompanhou com atenção o conclave e a escolha do primeiro papa latino-americano”, diz o texto.
Dilma diz que os católicos brasileiros aguardam com expectativa a vinda do pontífice ao Rio de Janeiro, em julho, para a Jornada Mundial da Juventude. O Brasil deverá ser o primeiro país a ser visitado pelo novo papa. “Esta visita, em um período tão curto após a escolha do novo pontífice, fortalece as tradições religiosas brasileiras e reforça os laços que ligam o Brasil ao Vaticano”.

Assu vence fora e assume liderança do estadual

Da redação Natal do Jornal de Fato 

Com um gol de Paulinho aos 12 minutos da etapa final, o Assu bateu o Santa Cruz em pleno estádio Iberezão, na noite desta quarta, pela quarta rodada do estadual 2013.

Com o resultado, o camaleão do vale não só conquistou sua segunda vitória seguida na competição como também assumiu a liderança, com nove pontos, mesma pontuação do América.

Contudo, time do oeste do estado leva vantagem nos critérios de desempate. Agora, na próxima rodada, o Assu terá pela frente o Alecrim, no Edgarzão. O Alecrim com a vitória de hoje sobre o Baraúnas ocupa a sexta colocação com cinco pontos.

Já o Santa Cruz, que foi o melhor time da primeira fase e agora ocupa a lanterna ao lado do Baraúnas, ambos com apenas um ponto, terá pela frente o Coríntians de Caicó, que hoje foi massacrado por 6 a 1 pelo ABC no Frasqueirão. Este jogo será novamente no Iberezão.

Alto do Rodrigues divulga programação oficial da festa de emancipação


A Prefeitura Municipal de Alto do Rodrigues divulgou por intermédio da secretaria municipal de Comunicação Social, a programação oficial da festa de emancipação político-administrativo e social do município. Confira:

festa alto do rodrigues

Cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio é o novo Papa, Francisco


Ele é o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta da história.
Decisão foi anunciada nesta quarta (13) após dois dias de conclave.




O conclave elegeu nesta quarta-feira (13) o cardeal Jorge Mario Bergoglio, argentino, como novo Papa, sucessor de Bento XVI à frente da Igreja Católica Apostólica Romana.
Após uma eleição histórica, ele se torna o 266º Papa da Igreja -o primeiro latino-americano e também o primeiro jesuíta.
O nome do escolhido pelos 115 cardeais foi anunciado com a tradicional fórmula latina "Habemus Papam!" ("Temos um Papa!"), pelo mais velho dos cardeais-diáconos, o francês Jean-Louis Tauran, e recebido com aplausos pelos fiéis que enfrentaram frio e chuva na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Também houve festa na Basílica de Buenos Aires, em que 200 fiéis argentinos assistiam à missa no momento do anúncio.
Bergoglio, de 76 anos, escolheu se chamar Papa Francisco, sem o numeral.
A decisão dos cardeais pelo Papa argentino surpreendeu, pois ele, apesar de citado inicialmente, não aparecia nas últimas listas de favoritos, que incluíam o brasileiro Dom Odilo Scherer e o italiano Angelo Scola.
Minutos após ser anunciado, o novo pontífice apareceu na varanda central da Basílica de São Pedro para dar sua primeira bênção 'Urbi et Orbi' (para a cidade de Roma e para o mundo).
Ele foi bastante aplaudido e saudado. Antes, a aparição da "fumaça branca" que, na chaminé da Capela Sistina, indica a eleição do novo pontífice, já havia emocionado os fiéis.
Na breve aparição na varanda, falando em italiano com leve sotaque, ele agradeceu ao Papa Emérito Bento XVI e pediu orações para seu pontificado que se inicia.
Vaticano informou que o Papa Francisco deve fazer uma oração nesta quinta, e depois se encontrar com os cardeais votantes na Capela Sistina.
No domingo, ele celebra a Hora do Angelus, na Praça de São Pedro.
A missa de Inauguração do pontificado ocorre na terça-feira, dia 19.
O novo Papa assume com a função de manter a unidade de uma igreja que, nas palavras de seu próprio antecessor, o agora Papa Emérito Bento XVI, está dividida e imersa em crises.
Perfil
Arcebispo de Buenos Aires e primado da Argentina, Jorge Mario Bergoglio é um homem tímido e de poucas palavras, que goza de grande prestígio entre seus seguidores, que apreciam sua total disponibilidade e seu estilo de vida sem ostentação.

Ele é admirado por seus dotes intelectuais e, dentro do Episcopado argentino, é considerado um moderado.
Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, Bergoglio formou-se técnico em química, mas escolheu posteriormente o sacerdócio, entrando para o seminário em Villa Devoto. Em março de 1958, ingressou no noviciado da Companhia de Jesus (jesuítas). Em 1963, ele estudou humanidades no Chile, retornando posteriormente a Buenos Aires.
Entre 1964 de 1965, Bergoglio foi professor de literatura e psicologia no Colégio Imaculada Conceição de Santa Fé e, em 1966, ensinou as mesmas matérias em um colégio de Buenos Aires. De 1967 a 1970, estudou teologia.
Em 13 de dezembro de 1969, foi ordenado sacerdote.
Bergoglio foi reitor da Faculdade de Filosofia e Teologia de San Miguel, entre 1980 e 1986.
Após completar sua tese de doutorado na Alemanha, serviu como confessor e diretor espiritual na cidade de  Córdoba.
Em 1992, Bergoglio foi nomeado bispo titular de Auca e auxiliar de Buenos Aires. Em 1997, ele foi nomeado arcebispo titular de Buenos Aires.
Também atuou como presidente da Conferência Episcopal da Argentina de 2005 até 2011.
Foi criado cardeal pelo então Papa João Paulo II, em 2001.
Conclave
O conclave, votação secreta que escolhe o novo pontífice, foi convocado após a renúncia de Bento XVI, anunciada em 11 de fevereiro e concretizada em 28 de fevereiro.

Bento XVI saiu alegando que não tinha mais forças para a tarefa de liderar a igreja. Seupontificado foi marcado por várias crises, pelo escândalo do acobertamento da pedofilia e pelo vazamento de documentos secretos no chamado escândalo VatiLeaks.
O conclave ocorreu após dez congregações gerais de cardeais, nas quais os problemas da igreja foram debatidos exaustivamente, em meio a muitas especulações e conversas de bastidores sobre os prováveis papáveis.
A imprensa italiana afirmou que um dos principais temas das congregações foi um dossiê preparado no ano passado, a pedido do hoje Papa Emérito Bento XVI, sobre irregularidades na Cúria Romana. Cardeais estariam pressionando pelo acesso ao documento.
Questionados abertamente, o Vaticano e cardeais minimizaram a importância do documento.
Renúncia de Bento XVI
O alemão Bento XVI, desde 28 de fevereiro Papa Emérito, anunciou em 11 de fevereiro que havia decidido renunciar.

Ele foi o primeiro pontífice a renunciar em mais de seis séculos, o que criou situações praticamente inéditas para a Igreja Católica Apostólica Romana.

Desde a renúncia, Bento XVI está em Castel Gandolfo, a residência de verão dos Papas, que fica a cerca de 25 km do Vaticano. Ele permanecerá lá por dois meses e depois ficará recluso num antigo convento sobre as colinas do Vaticano, com vista para a cúpula da Basílica de São Pedro.

Fonte: G1

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons