i

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Professor de Ipanguaçu representará RN em congresso que reunirá docentes do Brasil e da América Latina em Belém – PA



O Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da Amazônia (CIELLA), é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA) – programa misto nas áreas de Estudos Linguísticos e Estudos Literários –, um evento bianual que tem como objetivo principal reunir estudiosos dessas e de áreas afins para discutir e partilhar os resultados de suas pesquisas e dos trabalhos desenvolvidos.



O educador em língua materna e suas literaturas, André Magri Ribeiro de Melo, estará participando no período de 23 a 26 de abril de 2013 do IV CIELLA, como debatedor da educação básica no segmento de experiências exitosas nos tratos linguístico e literário do texto. Única experiência do Rio Grande do Norte selecionada para exposição pública, o trabalho “Identidade e Voz do Povo Nordestino na Literatura Regionalista” foi desenvolvido pelo professor André em conjunto com os alunos do ensino fundamental dos anos finais da Escola Municipal Adalberto Nobre de Siqueira, localizada no Assentamento Tabuleiro Alto, em 2011. 

Premiado no ano de seu desenvolvimento com o 1º lugar no Prêmio Construindo a Nação, essa ação pedagógica é parte integrante do macroprojeto Semana de Línguas que, de 2009 a 2012, foi realizado pela escola como forma de promover a leitura literária e a valorização do livro e da escrita entre os alunos. Relatos emocionantes dos alunos que participaram do projeto comprovam o poder de transformação que a leitura, principalmente a literária, pode exercer na vida das pessoas. 

“Nas edições anteriores da Semana de Línguas, o foco de trabalho foi lançado sob as literaturas de terror e fantasia. Em 2011, percebemos outra necessidade: a valorização do espaço comunitário ao qual pertenciam os alunos. Daí a ideia de trabalharmos com a literatura regionalista. A proposta era aliar os ideais de educação popular aos usos da literatura popular em sala de aula. O resultado excedeu nossas expectativas, porque além de terem tido a oportunidade de ler e deliciar-se com a produção literária do Ariano Suassuna e do Dias Gomes, por exemplo, os alunos ainda conheceram pelos livros e pessoalmente o cordelista potiguar Antônio Francisco”, declarou o educador André Magri. 

Com apenas 21 anos, o jovem professor André tem contribuído intensamente para a política e incentivo da leitura literária e valorização do livro no município de Ipanguaçu. A Escola Municipal Adalberto Nobre de Siqueira soma mais uma certificação para sua extensa lista de êxitos no campo da leitura. Tendo sua experiência aprovada e defendida no IV CIELLA, a escola passa a ser reconhecida em dimensões locais, estaduais, nacionais e, agora, internacionais. 

A Escola Municipal Adalberto Nobre de Siqueira conquistou o Prêmio Construindo a Nação três vezes consecutivas (2010, 2011 e 2012), foi certificada com o Selo Escola Solidária – biênio 2011-2012, Concurso “Eu Amo Educar” como experiência pedagógica exitosa da região Nordeste, Prêmio Educador Nota 10 (Fundação Victor Civita, 2º lugar Língua Portuguesa), destaque nos periódicos “Revista Profissão Mestre” e “Jornal Letra A (Faculdade de Educação da UFMG)” e ação pedagógica publicada no Portal do Ministério da Educação e no Portal do Professor.

Uern divulga segunda chamada do PSV com 125 convocados


PSV 2013: segunda e última convocaçãoPSV 2013: segunda e última convocação
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) divulgou, hoje, a segunda e última chamada do Processo Seletivo Vestibular (PSV) 2013. Os convocados deverão fazer matrícula quinta-feira (25 de abril).

Os estudantes deverão levar duas fotos 3x4 iguais e recentes e a cópia, junto do original, de Identidade e CPF; histórico escolar, certificado de conclusão do ensino médio, título de eleitor e comprovante da última votação.
E ainda certidão de nascimento ou casamento, carteira de reservista ou Certificado de Alistamento Militar (CAM) e atestado médico (para aprovados no curso de Educação Física).
O resultado final do PSV foi divulgado dia 1º deste mês para 2.602 vagas, das quais metade para estudantes que cursaram todo o Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas. As vagas são distribuídas em Mossoró, Assu, Caicó, Natal, Pau dos Ferros e Patu.
Fonte: O mossoroense

A miséria da riqueza de Macau e Guamaré

Vista área do município de Guamaré
Vista área do município de Guamaré
A TRIBUNA DO NORTE foi conhecer detalhes do cotidiano das cidades de Guamaré e Macau que gastaram, nos últimos quatro anos, cerca de R$ 13 milhões em festas e shows.
Os municípios estão entre os mais ricos do Estado, mas essas riquezas não são revertidas em melhoria da qualidade de vida de toda população. Muitos vivem em situação de miséria, sem nenhuma infraestrutura ou acessos a serviços de educação e saúde.
CLIQUE AQUI e confira a notícia completa

TV: Ana Maria Braga é atingida por carro sem motorista ao vivo

TV: Ana Maria Braga é atingida por carro sem motorista ao vivo
Durante a transmissão do programa Mais Você na manhã desta segunda-feira (22), Ana Maria Braga demonstrou o funcionamento de um veículo que anda sem motorista com o auxílio de câmeras externas e sensores. No entato, quando desceu do carro para conversar com os criadores do sistema, o carro subitamente deu uma ré e a porta, que estava aberta, acabou atingindo a apresentadora, que caiu no chão. “Sai, sai!”, disse Ana Maria, que logo se levantou, mas chamou os intervalos.
Na volta, Louro José disse: “Gente, a Ana Maria está bem. Ela levou um tombão”. O programa seguiu sem a apresentadora. Ainda no comando da atração, o papagaio chamou as reportagens e brincou: “Vou dar risada pra ver se passa o susto”.
No outro bloco, Ana Maria Braga retornou ao ar e inclusive mostrou as cenas do acidente. “Estou inteira. Foi um susto”, disse a apresentadora, que chamou os estudantes responsáveis pelo projeto para dentro do estúdio para conversar.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons