i

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Prefeitura de Ipanguaçu abre inscrições para Grupo de Trabalho de elaboração do Plano Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas


Na perspectiva de elaborar o Plano Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas da Cidade de Ipanguaçu - PMLLLB, o Prefeito Leonardo Oliveira instituiu através da portaria nº 622/2013, de 24 de outubro de 2013, o processo de inscrições de órgãos, entidades e movimentos sociais interessados em compor o grupo de trabalho (GT) para elaboração de plano municipal do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas da cidade de Ipanguaçu. 

Segundo a Secretária de Educação, Jeane Dantas, ficou instituído que o grupo de trabalho irá elaborar o plano. "Ipanguaçu já tem escritas nos autos da sua história grandes ações em defesa do livro e da leitura literária. A abertura das inscrições para entidades, órgãos e movimentos sociais que desejem integrar o grupo de trabalho para elaboração do Plano Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas (PMLLLB) é um marco importantíssimo para nossa cidade e nosso povo. O nascimento do nosso PMLLLB será um ato democrático, com a participação de todos, oportunizando o nascimento de uma política pública pensada pelo povo, amparada pelo governo e gerida por todos!", frisa a secretária. 

Com a portaria fica instituído o processo de inscrições de órgãos, entidades e movimentos sociais interessados em compor o Grupo de Trabalho. Cada órgão, entidade e movimento social deverá manifestar o interesse de compor o GT de elaboração do PMLLLB, até o dia 31 de outubro, através de Ficha de Inscrição a ser protocolada na Secretaria Municipal de Educação de Ipanguaçu, situada na Avenida Luiz Gonzaga, Centro, 749 – Ipanguaçu, RN, no horário das 8h às 12, diariamente. 

O anúncio público dos órgãos, entidades e movimentos sociais inscritos será feito durante o I Fórum Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas de Ipanguaçu/RN – FLEB, a ser realizado no dia 13 de novembro de 2013, das 8 às 14h. Os integrantes do GT/PMLLLB não terão qualquer tipo de remuneração, sendo sua participação, contudo, considerada de prestação de serviço de relevante interesse público.

Ifrn abre hoje calendário de inscrições para preenchimento de vagas remanescentes

A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Ifrn, divulgou sexta-feira passada, dia 25, o Edital número 30/2013, referente ao preenchimento de vagas remanescentes para os cursos técnicos subsequentes dos campi de Macau e de Educação a Distância, EAD. 

Para concorrer às vagas, será necessário realizar inscrição exclusivamente pela internet na Área do Candidato (www.ingresso.ifrn.edu.br) no período de 28 de outubro (a partir de 10 da manhã) a 30 de outubro de 2013 (até 11 horas da noite). Não será cobrada taxa de inscrição, segundo a informação veiculada pelo portal eletrônico da instituição acadêmica. O preenchimento das vagas remanescentes descritas no edital será realizado a partir da ordem de inscrição. Para os candidatos que se inscreverem mais de uma vez, será considerada como válida apenas a última inscrição realizada, tornando-se nulas todas as que foram feitas anteriormente.

O resultado parcial da seleção será divulgado dia 31 de outubro. Para todos os demais cursos do técnico subsequente 2013, Edital número 21/2013, as vagas remanescentes serão preenchidas a partir das listas de espera e os nomes dos convocados estão sendo divulgados nas páginas específicas dos campi, que podem ser acessadas a partir da aba esquerda da página eletrônica inicial do Ifrn.

Prefeitura de Ipanguaçu integra campanha de prevenção ao câncer de mama

Foto: Aluísio de França 

Em busca de mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção do câncer de mama, entre outras doenças que atingem as mulheres, a Prefeitura de Ipanguaçu através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu de 21 a 25 de Outubro a campanha “Semana Rosa”, com atividades em alusão ao Outubro Rosa. 

A secretária de Saúde, Sumaira Fonseca, destacou que as ações da programação consistiram em debater e conscientizar as mulheres quanto aos cuidados preventivos da doença, que tem levado à morte milhões de pessoas em todo mundo. “Tivemos uma ótima semana promovendo a saúde com campanha de conscientização e a oferta de exames de prevenção” disse Sumaira.  

Palestras, atividades físicas para a promoção da saúde, cinema, estética e beleza aconteceram durante toda a semana, na sexta a programação ocorreu durante todo o dia com a oferta de exames e realização de ultrassonografias mamárias epreventivas do cólo do útero, atendendo a mais de 150 mulheres, sendo concluída com uma caminhada de conscientização reunindo centenas de mulheres na avenida principal que foi encerrada com aula de dança e aeróbica na Praça Nossa Senhora de Lourdes, no centro da cidade. 


Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde anualmente mais de mil preventivos do cólo do útero são realizados anualmente e em média 300 ultrassonografias mamárias, todas ofertadas gratuitamente através da atenção básica do município. 

Reservatórios sem água ameaçam abastecimento no Nordeste

O prolongamento da estiagem no Nordeste deixou a maioria dos reservatórios de água em situação crítica e ameaça o abastecimento dos moradores de algumas cidades da região nos próximos meses. A falta de acúmulo de água pelas poucas chuvas é apontada por especialistas como um dos principais problemas a médio prazo causados pela seca que atinge a região desde o final de 2011.
A atual estiagem, segundo o governo, foi responsável pela morte de 4 milhões de animais somente em 2012. . Ao todo, oito dos nove Estados do Nordeste estão em área do semiárido e sofrem com a seca.Em Pernambuco, 36 dos 107 reservatórios estão em colapso, com menos de 10% da capacidade. No Ceará a situação é crítica em mais da metade dos reservatórios. Apenas um dos reservatórios, o do Gavião, tem mais de 80% da capacidade, mas que fica localizado próximo ao litoral.
No Rio Grande do Norte, os reservatórios estão com menos de 40% da capacidade total de acumulação de água. Segundo dados desta sexta-feira (25), da capacidade de 4,9 bilhões de litros, os reservatórios estão com apenas 1,9 bilhão.

Fifa adia venda de ingressos para a Copa do Mundo de 2014

A Fifa mudou do dia 5 de novembro, terça-feira, para a segunda-feira seguinte, dia 11, o início da segunda etapa de vendas dos ingressos da Copa do Mundo. A mudança nas datas ocorre após publicação, ontem, no Diário Oficial da União, do acordo entre a Caixa e o Ministério do Esporte para o monitoramento e auditoria do sorteio da primeira parte dos ingressos para a Copa, que acontece hoje.
Segundo comunicado da Fifa, publicado no site da entidade na manhã desta terça, a mudança foi feita “a fim de assegurar o envolvimento das autoridades brasileiras na supervisão dos procedimentos de atribuição de ingressos após o primeiro período de vendas, de acordo com a Lei Geral da Copa, a Fifa teve de adiar o sorteio, que só começará hoje (terça-feira, 29 de outubro de 2013).”
Ainda de acordo com o texto da entidade, “devido a esse atraso, será impossível informar todos os solicitantes de mais de 6,2 milhões de ingressos quanto ao resultado do sorteio dentro do prazo previamente comunicado, de 4 de novembro de 2013. Assim, a Fifa decidiu postergar o início do próximo período de venda da data original de 5 de novembro para a data de 11 de novembro de 2013, a partir das 9h (horário de Brasília).”
“Como no próximo período as vendas ocorrerão por ordem de pedido, é essencial para nós que todos os solicitantes de ingressos da primeira fase tenham sido informados do andamento da sua solicitação antes do reinício das vendas”, explica Thierry Weil. “Não podemos correr o risco de que um torcedor não saiba do resultado da sua solicitação antes da colocação das entradas restantes à venda. Obviamente, a nossa prioridade é garantir que cada solicitante tenha a mesma chance de sucesso.” O segundo período da primeira fase de venda acabará no dia 28 de novembro às 9h (horário de Brasília). 
Folha

Selo Unicef 2013-2016 será lançado amanhã (30) no RN

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), lançam amanhã (30), o Selo Unicef Município Aprovado 2013-2016. A ação será realizada na Escola de Governo Dom Eugênio Sales, localizada no Centro Administrativo, das 8h às 11h. Na ocasião estarão presentes prefeitos, secretários municipais, conselheiros tutelares e adolescentes dos 167 municípios do Rio Grande do Norte. Um dos principais objetivos do Selo Unicef é priorizar as políticas e o orçamento público em prol das crianças e dos adolescentes. Trata-se de uma ferramenta que traz avanços positivos na qualidade de vida dos jovens do Estado.
O Selo é um símbolo de reconhecimento para os municípios que atingem bons e significativos resultados por meio de ações, que proporcionam uma melhoria na qualidade de vida das crianças e dos adolescentes. Além de fortalecer a gestão municipal, o Selo também torna possível a avaliação quanto a qualidade das políticas públicas desenvolvidas em cada município. De acordo com informações do Selo Unicef, na última edição, encerrada em 2012, foram certificados 407 municípios em todo o Brasil, sendo 47 do Estado do Rio Grande do Norte.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons