i

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Agricultores pedem apoio a deputado para a recuperação do Canal de Pataxó



Agricultores rurais do município de Ipanguaçu se reuniram na tarde desta sexta-feira (04) na sede do poder legislativo do município com o Deputado Estadual, Fernando Mineiro (PT). O deputado esteve no município localizado na região do Vale do Açu a fim de discutir com os agricultores as dificuldades enfrentadas por eles com a escassez d'água no leito no Rio Pataxó, e os problemas na estrutura no Canal do rio. 

Mineiro ouviu atentamente os depoimentos. O agricultor Antônio Humberto de Alcântara, mais conhecido como Iné, é um deles, e disse que “o momento é de tristeza. É uma vergonha a gente saber que está se perdendo água pelo caminho e não consertarem o problema, todos nós só queremos viver dignamente”, desabafa o agricultor da comunidade de Pau de Jucá.

Iné se refere ao Canal do Pataxó que faz a transposição de águas da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves para o rio Pataxó, que apresenta diversos vazamentos  ocasionando desperdício ao longo dos 9 mil metros de extensão construído. O problema vem se prolongando a mais de um ano prejudicando centenas de agricultores. 

O Deputado Mineiro disse que levará a discussão a Assembleia Legislativa a fim de ampliar o debate, e que irá participar junto a eles da reunião com o Secretário de Recursos Hídricos na próxima quarta-feira (09). “Precisamos de uma solução emergencial, e criarmos um Comitê para a Gestão de Água no estado, com a participação dos órgãos do estado e a sociedade civil, para que casos como estes de desperdícios não venham a se repetir” propõe o parlamentar. 

Participaram da reunião o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Mario Silvério, que no momento representou o Prefeito Leonardo Oliveira, os vereadores Geraldo Paulino (PT), Remo Fonseca (PT), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, João das Peças, além de agricultores e presidentes de associações das comunidades de Lagoa de Pedra, Picada, Itú, Porto, Sacramentinho e Japiaçu.







 



Mensagem aos agentes comunitário de saúde e de endemias

Hoje(04) é comemorado o dia do Agente Comunitário de Saúde e de Endemias, a estes profissionais queremos parabenizar pelo trabalho prestado em nosso município. 

A estes profissionais que assumem papel fundamental na melhoria da assistência da saúde pública a população ipanguaçuense, que estão no cotidiano do trabalhador convivendo com os problemas sociais afetos à saúde, buscando soluções no serviço de saúde. São vocês que vinculados às UBSs (Unidades Básicas de Saúde), realizam ações individuais ou coletivas de prevenção a doenças e promoção de saúde por meio de ações educativas nos domicílios e na comunidade. 

A todos estes profissionais ficam o nosso reconhecimento pelo trabalho prestado e o compromisso de melhorar a cada dia o serviço. Fomos o primeiro município do Brasil a conceder o repasse integral estabelecido pelas portarias do Ministério da Saúde aos agentes comunitários de saúde do país. De 2009 até 2013, esses valores evoluíram de R$ 651 para os atuais R$950.

A todos os Agente Comunitário de Saúde e de Endemias os nossos parabéns!

Leonardo da Silva Oliveira
Prefeito 

Sumaira Fonseca Silveira
Secretária M. de Saúde 

Mineiro discute hoje sobre canal do Pataxó

O Deputado Estadual, Fernando Mineiro(PT), se reúne hoje,sexta-feira 04, com pequenos agricultores de Ipanguaçu, na pauta da reunião está o canal do Pataxó. O encontro acontecerá na sede do poder legislativo às 16hs. 

Marina Silva anuncia hoje se disputará eleições por outro partido

marina TSEA ex-senadora Marina Silva disse que vai anunciar hoje (4), em entrevista coletiva à imprensa, se vai concorrer às eleições do ano que vem por outra legenda. Na noite desta quinta-feira, por votos a 6 votos a 1, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou registro ao partido Rede Sustentabilidade, fundado por Marina. Os ministros entenderam que a legenda não conseguiu o mínimo de 492 mil assinaturas de apoiadores exigido pela Justiça Eleitoral.
Após o julgamento, Marina Silva disse que não está decepcionada com a decisão do TSE, porque entende que a corte reconheceu que a Rede preencheu os demais requisitos da Justiça Eleitoral. “O mais importante é que nós obtivemos nesta corte a declaração de todos os ministros de que nos temos os requisitos mais importantes para ser um partido político. Eles disseram que nós temos um programa e representação social. O registro é só uma questão de tempo”, declarou.
Perguntada sobre a possibilidade de concorrer às eleições por outro partido. Marina disse que não discutiu um plano alternativo para disputar o pleito, porém, a decisão será anunciada amanhã. “Eu tenho um plano A e continuo no plano A. O plano A é a Rede Sustentabilidade e ela continua como projeto político”, concluiu.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons