i

quinta-feira, 20 de março de 2014

Estudantes do Cursinho Pré-Universitário em Ipanguaçu são aprovados em Universidades do RN

Este ano mais de 28 alunos foram aprovados em mais de 16 cursos em Universidade públicas do RN, além de bolsas parcial e integral pelo ProUni. 


Em Ipanguaçu, desde 2012 alunos de escolas públicas vem tendo oportunidades a mais na hora de fazer o Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM), isso porque um convênio entre a Prefeitura do município e a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) vem oportunizando os jovens estudantes com aulas no Cursinho Pré-Universitário Popular, de forma gratuita.

As aulas são ministradas todos os sábados na Escola Municipal Professora Francisca da Salete Ribeiro no conjunto Ilha Nova, por alunos de Ipanguaçu dos mais diferentes cursos de graduação da Ufersa/Angicos-Mossoró, que recebem uma bolsa de extensão, financiado pelo município para a realização das atividades. A prefeitura ainda apoia contribuindo na alimentação e transporte para os estudantes virem do campo para assistir as aulas aos sábados.

Para a secretária de Educação, a professora Jeane Dantas, o cursinho tem sido uma importante política de inclusão dos jovens que estão concluindo ou já tenham concluído o ensino médio para ingressarem na universidade. “Desde o primeiro ano temos conseguido alcançado um bom êxito no projeto, acreditamos que este projeto pode oportunizar e democratização os alunos de nossas escolas a ingressarem na universidade”, fala a Jeane. 

No primeiro ano do cursinho mais de 70% dos alunos inscritos foram aprovados em universidades públicas como Ufersa, Ifrn, Uern ou com bolsas parciais eu integrais pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Neste ano, o número de aprovados chegou a 85% em cursos como: Ciência e Tecnologia, Licenciatura em Computação e Informática, Sistemas de Informação, Enfermagem, Serviço Social, Administração, Meio Ambiente, Licenciatura em Química, Música, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Geografia, História e Medicina Veterinária. 

Rayron Ribeiro é um dos monitores do Cursinho Pré-Universitário Popular, ele disse estar feliz pela aprovação dos alunos, “fico muito feliz com o desempenho e sucesso dos nossos ex-alunos, futuros universitários, e quem sabe os próximos monitores! Isso prova o quanto batalhamos para chegarmos onde estamos. Acredito que quem faz escolha, escreve sua própria história, constrói seus próprios caminhos e alimentam os seus sonhos e no Cursinho Pré-Universitário, construo minha história, uma história que sempre terá um final feliz”, conta o monitor que é aluno do 7º período no curso em Licenciatura em computação e informática no campus da Ufersa em Angicos. 

Ipanguaçu é o único município do estado a financiar o projeto de extensão junto a Ufersa. Em municípios como Angicos, Caraúbas, Lajes, Afonso Bezerra e Pedro Avelino onde cursinho também funcionam, as bolsas dos monitores são pagas pela Secretaria de Estado de Educação e da Cultura.

Jeane Dantas, afirma ainda que tal política faz parte das inúmeras ações da Prefeitura através da Secretaria de Educação do município, em busca de ver os munícipes em um crescimento educacional e profissional, “continuaremos apoiando o Cursinho Pré-Universitário, o nosso governo tem acreditado e investido na educação nos mais diferentes âmbitos, partido do princípio que a educação tem papel fundamental na hora de mudar a vida das pessoas para melhor”, acrescenta a secretária, que informa ainda que o convênio com a Universidade deverá ser renovado e as aulas iniciadas ainda este semestre.




 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons