Em cerimônia realizada nesta última quinta (13) no Teatro Municipal Maria Eugênia Maciera Montenegro, foi lançada oficialmente a 4ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) - Escrevendo o Futuro.
Com a participação de educadores da rede municipal e estadual do município, além de professores do Alto do Rodrigues, o lançamento pretendeu estimular os professores na participação da nova edição do concurso. O lançamento contou com o apoio da Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria de Educação.
A caravana marca uma atividade pioneira em todo o Brasil, iniciativa que pretende formar grupos de estudo acerca de cada gênero discursivo privilegiado na configuração da OLP, para que assim possam ser efetivados os momentos de formação e troca de saberes entre professores e estudantes participantes do processo.
A Olimpíada é realizada a cada dois anos. Podem participar docentes e alunos de 5º ao 9º do ensino fundamental e 1º ao 3º anos do ensino médio. Os estudantes de 5º e 6º anos participarão no gênero poema, os alunos de 7º e 8º anos desenvolverão textos de memórias literárias e os do 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio irão trabalhar com crônica. Os alunos do 2º e 3º ano do ensino médio articulam-se em torno do gênero artigo de opinião.
O lançamento em Ipanguaçu contou com a participação de Ladmires Luis Gomes Carvalho, professor da rede estadual na cidade de Natal, um dos semifinalistas em 2010 no gênero Crônica e vencedor nacional no gênero artigo de opinião em 2012, dentro da OLP. Registrou-se, ainda, a participação da secretária municipal de Educação, professora Jeane Dantas. Para a dirigente da educação municipal, o momento foi muito relevante: "acreditamos que este ano a OLP configurar-se-á num importante instrumento no processo de formação dos professores e alunos que integram esta competição nacional, auxiliando o desenvolvimento da aprendizagem dos nossos educandos e constando como atividade atrelada a iniciativas do próprio município, como o projeto Ipanguaçu, Cidade que Lê", destaca.