i

sábado, 31 de outubro de 2009

CELEBRAÇÃO DIA DE FINADOS SERA ÀS 8HS DA MANHÃ

A programação religiosa sob o comando do vigários da cidade de Ipanguaçu, PE. José Moreira, com relação à data do dia de finados, próxima segunda-feira, dia 02 de novembro, já está definida e contará com o registro de uma celebração, acontecendo às oito da manhã, na Área Pastoral Nossa Senhora de Lourdes.

MAIS SOBRE A HISTÓRIA DO DIA DE FINADOS

O Dia dos Fiéis Defuntos, Dia dos Mortos ou Dia de Finados é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de Novembro, logo a seguir ao dia de Todos-os-Santos.




Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade de Cluny, santo Odilon, em 998 pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos. A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf. Tobias 12,12; Jó 1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46), e se apóia em uma prática de quase dois mil anos.


O Dia de Finados para a Fé Protestante


Protestantes e evangélicos afirmam que a doutrina da Igreja Católica, que recomenda a oração pelos falecidos, é desprovida de fundamento bíblico. Segundo eles, a única referência a este tipo de prática estaria em II Macabeus 12,43-46. Porém os protestantes e evangélicos, pelo fato de serem, Ansinus in cathedra, não reconhecem a canonicidade deste livro e nem a legitimidade desta doutrina, uma vez que o Protestantismo não se submete às tradições católicas.



Segundo a interpretação protestante, a Bíblia diz que a salvação de uma pessoa depende única e exclusivamente da sua fé na graça salvadora que há em Cristo Jesus e que esta fé seja declarada durante sua vida na terra (Hebreus 7.24-27; Atos 4.12; 1 João 1.7-10) e que, após sua morte, a pessoa passa diretamente pelo juízo (Hebreus 9.27) e que vivos e mortos não podem comunicar-se de maneira alguma (Lucas 16.10-31).

Os Protestantes observam o dia de Finados para lembrar das coisas boas que os antepassados deixaram, como o legado de um caráter idôneo, por exemplo. Mas entendem que as pessoas precisam ser cuidadas enquanto estão vivas. Após a morte, nada mais resta senão o juízo.

UFERSA TERÁ CENTRO PARA ESTUDO DE DOENÇAS EM CAPRINOS E OVINOS

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), por meio do Departamento de Ciências Animais, desenvolve projeto de pesquisa para a implantação, até o final de 2009, de um centro de diagnóstico e de treinamento em sanidade de ovinos e caprinos no campus da instituição, em Mossoró. A iniciativa é patrocinada pelo Banco do Nordeste com recursos do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci). O estudo visa melhorar a sanidade dos animais no Oeste do Rio Grande do Norte, de forma a beneficiar a cadeia produtiva. Também serão realizados cursos de boas práticas e manejo sanitário para criadores, além de treinamentos voltados para profissionais da agropecuária. Segundo o coordenador do projeto, doutor em Epidemiologia e Zoonoses Sidnei Miyoshi Sakamoto, a iniciativa surgiu da importância crescente da ovinocaprinocultura na região.

SENADOR GARIBALDI ALVES SERÁ O ENTREVISTADO DE HOJE DO REGISTRANDO

O Senador Garibaldi Alves Filho será o entrevistado deste sábado, dia 30 de outubro, do Programa Registrando, apresentado e dirigido pelo Radialista Jose Reges de Souza, na Rádio Princesa do Vale.

Segundo a produção do programa, o senador estará ao vivo nos estúdios da emissora a partir do meio dia acompanhado da sua comitiva e correligionários da região. A política estadual deverá ser a pauta principal da entrevista, já que o senador deve buscar a sua reeleição na disputa eleitoral do próximo ano e é nome muito importante na composição de chapas para o governo do estado.

FRUTAO RN SÃO APROVADAS EM FISCALIZAÇÃO AMERICANA

O Rio Grande do Norte ganhou recentemente mais um certificado que vai garantir a S Dcontinuidade da exportação de frutas de qualidade para os estados unidos. Único estado do país a ter a certificação sanitária para exportar melão, melancia, mamão e manga para os estados unidos o RN passou em setembro por uma inspeção em suas condições sanitárias por uma missão do departamento de agricultura dos estados unidos para avaliar a continuidade dessas exportações. De acordo com o Diretor de Sanidade Vegetal do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária, Magnos Lacerda isso só foi possível porque o RN possui uma área livre de mosca-das-frutas.






(REPORTAGEM - MAGNOS LACERDA

 
fonte: Rádio Princesa do Vale

CURSO DE MEDICINA DA UERN CONTINUA SENDO O MAIS CONCORRIDO

 A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), através da Comissão Permanente de Vestibular (Comperve), divulga os números da concorrência do Processo Seletivo Vocacionado (PSV/2010). Na concorrência geral, mais uma vez o curso de Medicina foi o que teve maior número de candidatos disputando uma vaga, com 91,92/1. Em segundo lugar está o curso de Direito com 72,85 candidatos inscritos concorrendo a uma das vagas disponíveis. Já para a categoria cotista, a situação se inverte. O curso de Direito fica na primeira colocação com 29,25 candidatos para uma vaga. Em seguida, vem o curso de Medicina com concorrência de 28,61/1. No Campus Central da Uern, os dois primeiros cursos colocados vêm seguidos de Enfermagem com concorrência de 42,07 e de Serviço Social com 36,56 candidatos para uma vaga. A relação completa com os números da concorrência do vestibular está disponível no site www.uern.br. Para o PSV/2010 cerca de 20 mil candidatos estão concorrendo a uma das 2.200 vagas oferecidas pela Universidade. As provas do processo seletivo serão aplicadas nos dias 20 e 21 de dezembro. A Comperve informa que a partir do dia 20 de novembro será disponibilizado o cartão do candidato. Os inscritos ao vestibular devem pegar o seu cartão exclusivamente no site da Uern. Na esfera do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão na cidade do Assu, a concorrência para os cursos oferecidos é a seguinte; no curso de Ciências Econômicas, o nível de concorrência é 8.6 para os candidatos no geral e 6.8 entre os cotistas por vaga. No curso de Letras (Habilitação em Língua Portuguesa e Literatura da Língua Portuguesa) Lic. Noturno, 1º semestre, a concorrência no geral é de 12.0 e nos cotistas 10.0. Já no curso de Letras (Habilitação em Língua Inglesa e Literatura da Língua Inglesa), Lic. Noturno 1º semestre, no geral a concorrência é de 6.7 e entre os cotistas de 5.5. O Curso de Pedagogia Licenciatura, Noturno, 1º semestre, é o que oferece a maior concorrência sendo no geral 15.85, e nos cotistas 13.90. Por fim o curso de Historia, Noturno 1º semestre, apresenta no geral uma concorrência de 14.25, por vaga e entres os cotistas de 12.40. A Relação da concorrência em todos os campus da UERN está disponível na pagina da universidade na internet.

ESCOLAS PÚBLICAS DO RN RECEBERÃO R$ 200 MIL EM LIVROS

 Noventa e sete escolas estaduais subordinadas às Diretorias Regionais das cidades de Angicos, Currais Novos, Caicó serão beneficiadas com o Programa Cheque Livro, do Governo do Estado. A entrega foi feita durante a abertura da Feira do Livro, que vai acontecer na Ilha de Santana, em Caicó, nesta ontem, quinta-feira (29). Serão investidos R$ 200 mil na compra de livros, durante a feira, que serão de uso exclusivo das bibliotecas das escolas contempladas. A entrega dos livros ficará sob a responsabilidade do "Balcão de Atendimento às Escolas", órgão supervisionado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar (Codese). Das escolas beneficiadas com o Cheque Livro, 42 pertencem à Dired de Caicó, 36 à Dired de Currais Novos e 19 à Dired de Angicos. A 1ª Feira do Livro do Seridó vai acontecer no período de 29 de outubro a 1º de novembro, em Caicó, durante a festa do Rosário. A expectativa é que o evento receba um público em torno de 20 mil visitantes. Durante quatro dias, o público contará com programação literária, que inclui a presença de escritores, saraus, atrações artística, debates, oficinas de ilustração, contadores de histórias, lançamentos e comercialização de publicações dos mais diferentes gêneros. O cantor e escritor Gabriel, O Pensador, participará da Feira. O evento contará, ainda, com a presença do diretor Nacional de Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura, Fabiano dos Santos.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons