i

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Escola publica de Ipanguaçu recebe visita de representantes educacionais de Cuba e do Rio de Janeiro

Experiências exitosas chamam a atenção de educadores de outros estados e países 

Ontem (26), foi um dia marcante para a educação pública municipal de Ipanguaçu, e em especial para a Escola Municipal Adalberto Nobre de Siqueira, localizada na longínqua comunidade de Tabuleiro Alto. Pela manhã, as alunas Lariza Rodrigues , Mércia Cristina e o aluno Lyssandro Henrique participaram ao lado do seu professor de língua portuguesa de uma mesa-redonda que versava sobre alfabetizações múltiplas para além dos muros da escola. Em suas falas, as crianças referenciaram com muita beleza e conhecimento os ensinamentos de Paulo Freire sobre a relação professorXeducador e sobre a importância do amor na construção das relações na escola. 


À tarde, o Prof. Dr. Presidente da Associação de Pedagogos de Cuba, que reúne mais de 41.000 educadores de todo o mundo, Mariano Isla Guerra, a Profª Drª Claudia Cristina Andrade (UNESA - UERJ) e a Profª Drª Patrícia (Colégio Pedro II- RJ) estiveram visitando a Escola M. Adalberto Nobre de Siqueira. 

O Prefeito da cidade, Leonardo Oliveira, bem como os secretários de educação, Profª Jeane Dantas, de cultura, Fernando Neto, de administração, Sílvio Nobre, e o chefe de gabinete, Tales Praxedes estiveram presentes à ocasião. A visita começou com um show musical da Banda Filarmônica Elizaldo Rodrigues, que emocionou aos visitantes com canções de Luiz Gonzaga e outras tantas composições tipicamente brasileiras e regionalistas. 

Em seguida, os alunos e suas famílias participaram de uma animada roda de conversa com os professores visitantes, que questionaram os alunos sobre várias coisas, dentre elas sobre o primeiro contato deles com o pensamento freireano, a relação com o livro literário e o apoio dos pais na construção educativa das crianças e adolescentes. Representantes da equipe pedagógica da Secretaria de Educação também marcaram presença no momento ímpar para a "Escola de Leitores" e para a educação municipal como um todo. 

Os visitantes ficaram encantados com o trabalho desenvolvido na escola e com as próprias crianças e adolescentes. Foi uma tarde de alegria e comoção com a educação pública, a literatura e as práticas libertárias que têm permeado todo esse processo. 

Segundo o Prof. Dr. Mariano Isla Guerra, "a educação feita nessa escola é impregnada de Paulo Freire e o incentivo dado a essas crianças com relação à literatura é lindo". A equipe gestora da escola, professoras Ana Maria Germano (Dirigente Escolar) e Francisca das Chagas (Vice-Dirigente Escolar) agradeceram a presença do professor e das professoras e contaram de sua alegria em vivenciar aquele momento. "Isso está marcado na história da escola", disseram ambas. Para marcar ainda mais aquela alegria, o Prefeito Leonardo Oliveira indagou as crianças: "Hoje, o que vocês mais gostariam de pedir para a escola?", ao que as crianças responderam em total unanimidade: "Uma biblioteca e livros de literatura!". O gestor executivo municipal comprometeu-se com alunos, pais e comunidade escolar em geral em atender ao pedido o mais prontamente possível. 

Por intermédio da Profª Inês Almeida - SINTE/Regional de Açu - os professores chegaram à cidade. Com o objetivo de entender como essas práticas de trabalho com a educação libertária e a leitura literária desenvolviam-se na escola, eles decidiram visitar in loco os sujeitos sociais que reconstruíram sua realidade através do conhecimento. 

Ao final da visita, os alunos do ensino fundamental dos anos finais ainda protagonizaram um momento de partilha de suas experiências com o texto literário junto aos visitantes, contando sobre como a leitura ganha vida no espaço escolar. Os visitantes ficaram encantados com tudo que viram e prometeram "nós voltaremos aqui!". 

Premiações 

A Escola Adalberto Nobre de Siqueira já foi reconhecida inúmeras vezes no período de 2009 a 2012, constando em seu currículo de certificações o Prêmio Construindo a Nação nos anos 2010, 2011 e 2012, o Selo Escola Solidária no biênio 2011-2012, certificação como experiência exitosa pelo Concurso "Eu Amo Educar" (Ed.Abril), Prêmio Educador Nota 10 da Fundação Victor Civita 2011, além de publicações nas revistas Profissão Mestre, Nova Escola e Jornal Letra A (periódico da Faculdade de Educação da UFMG, veículo pelo qual as professoras Cláudia e Patrícia tomaram conhecimento da experiência da escola). 

A conquista mais recente da escola foi à aprovação de sua experiência com a Literatura Regionalista (2011) no IV CIELLA - Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da Amazônia, que será realizado no período de 23 a 26 de abril, em Belém-PA, onde o professor André Magre de apenas 21 anos e alunos estão envolvido com todos estes projetos que marcam com grande mérito a educação pública do nosso município.




Prefeito de Ipanguaçu empossa novos membros do Conselho Tutelar


Foram empossados na manhã de hoje (27) na sede da Câmara de Vereadores pelo prefeito Leonardo Oliveira os novos Conselheiros Tutelares do município de Ipanguaçu. Os cinco membros iram compor o conselho tutelar foram votados nas eleições deste ultimo domingo, dia 24.

A posse contou com a presença do prefeito Leonardo Oliveira, da Secretária de Assistência Social Cristina Oliveira, presidenta do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Raquel Tavares, dos Vereadores Luzineide Fonseca e Silvano Lopes e da promotora de Justiça, Kaline Cristina, do presidente da OAB/Assú, Ivanaldo Salustino, entre outras autoridades e sociedade civil. 


Na posse a presidenta do CMDCA, Raquel Tavares, disse que a eleição é um momento importante em que a democracia fez brotar nos cidadãos ipanguaçuenses a vontade de votar e eleger o novo conselho tutelar do município, “como presidenta do CMDCA agradeço a todos que direta ou indiretamente contribuíram para o sucesso da eleição. Quero dividir os nossos aplausos na certeza de continuarmos parceiros, zelando pelo cumprimento do estatuto da criança e adolescente” disse Raquel. 

Os novos conselheiros terão o mandado até fevereiro de 2016, se adequando a mudanças previstas na Lei federal 12.696, sancionada em julho de 2012. A lei prevê que, em 2015, o pleito ocorrerá no mesmo dia em todos os municípios, no ano seguinte às eleições presidenciais. 
A Secretária de Assistência Social, Cristina Oliveira, parabenizou os novos conselheiros e a promotora de Justiça da comarca pelo acompanhamento de todo o processo, e pela participação na posse, “pela primeira vez, temos uma promotora na posse dos novos conselheiros, agradecemos pela atenção e contribuição. Peço a todos os conselheiros que possamos trabalhar unidos em busca de combater as mazelas que aflige as famílias” destaca a secretária que ainda informou que em março acontece a formação dos eleitos e suplentes com a carga horária de 20h aulas. 

Foram empossados na manhã Rodney Carlos Frutuoso da Silva, Francisco Rayron Ribeiro Barreto, Aysla Paula Lopes Cunha, Aline Tiara Costa dos Santos, Claudineide Lopes dos Anjos. 


O prefeito Leonardo Oliveira, falou das ações que serão desenvolvidos na área social a favor das crianças e adolescentes, “sabemos da importância do conselho e as responsabilidades, continuaremos promovendo os meios cabíveis para que o mesmo possa desempenhar o papel em defesa de nossas crianças e adolescentes. E reforço ainda que estamos aguardando para este semestre um carro 0km para atender as necessidades do conselho, e novos equipamentos, emenda esta destina pela Deputada Federal Fátima Bezerra”, finalizou o prefeito, ocasião em que parabenizou a todos os conselheiros recém empossados.

Veja mais fotos (AQUI).

Sindicato se reúne para assembleia no sábado

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ipanguaçu realiza no sábado, dia 02, na sede do próprio sindicato uma assembléia com os associados. A reunião acontece as 16hs onde será discutida diversos assuntos de interesse do servidor público. 

Veja a convocação:

Edital de Convocação 

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ipanguaçu por meio de sua Presidente, convida todos os filiados para uma assembleia geral, a ser realizada no dia 02/03/2013 em sua sede, em primeira convocação para ás 16:00 horas, em segunda convocação ás 16:15 h e em terceira e última convocação ás 16:30h para debater sobre a seguinte pauta: 


- Informes; 
- Escolha do delegado ao 5º congresso da Fetam; 
- Escolha do suplente de delegado ao 5º congresso da Fetam. 

Ipanguaçu, 27 de fevereiro de 2013. 

Maria Helena da Silva 
Presidente

Prefeito de Pendências, Ivan Padilha, pode pegar 5 anos de cadeia


ivan padilhaO Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional da República da 5.ª Região, ofereceu denúncia contra o prefeito do município de Pendências (RN), Ivan de Souza Padilha, e o contador Everaldo de Lima Nóbrega por sonegação de contribuição previdenciária. O crime está previsto no artigo 1º, I, da Lei n.º 8.137/90 e estabelece pena de reclusão de dois a cinco anos, e multa.
De acordo com a denúncia, os acusados inseriram na Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social – GFIP, deliberadamente, informações diferentes das que deveriam constar. A irregularidade, ocorrida no período de janeiro a novembro de 2009, gerou uma compensação fraudulenta de tributos, que implicou prejuízo de R$ 508.615,25 aos cofres públicos – em valores da época.
Os acusados entendiam que a Prefeitura de Pendências possuía créditos tributários decorrentes da cobrança indevida de contribuições previdenciárias sobre as remunerações pagas ao prefeito, ao vice-prefeito e aos vereadores, no período de fevereiro de 1998 a setembro de 2004. Entretanto, por não haver documentação contábil na Prefeitura quando assumiu o cargo, Ivan Padilha autorizou o contador a efetuar a compensação, pressupondo que os gestores anteriores haviam efetuado o pagamento das contribuições incidentes nas remunerações de todos os agentes políticos nesse período. Porém, não havia créditos a compensar.
Por Anna Ruth

Campanha para caicoense conseguir ajuda do Luciano Huck conseguiu mais de 220 mil compartilhamentos no Facebook


dindaoOs internautas caicoenses lançaram uma campanha para ajudar o vendedor Agnaldo Dindão, famoso na cidade de Caicó por vender dindin pelas ruas em sua bicicleta. Mas agora ele atravessa um grave problema. Ele está com um filho de doze anos doente e carecendo de ajuda. O menino possui necessidades especiais, por isso precisa ficar internado em boa parte do tempo. A esposa de Agnaldo cuidava da criança, mas recentemente faleceu e ele teve que abdicar do seu trabalho para cuidar do filho.
A história deles está mobilizando a cidade. A imagem com o pedido de auxílio já alcançou mais de 220 mil compartilhamentos no Facebook. A intenção é despertar o interesse da produção do apresentador Luciano Huck, para que Agnaldo conseguisse a adaptação do quarto do seu filho através do quadro Lar Doce Lar e realizar parte do tratamento em casa.
Publicado por Robson Pires

Entenda os principais pontos sobre a renúncia do papa


A renúncia do papa Bento XVI, de 85 anos – que será oficializada amanhã (28) – provocou uma série de perguntas. As mais frequentes se referem ao futuro do papa, como ele se chamará, como irá vestir e onde irá morar. Pelas indicações do próprio Bento XVI e entrevistas do porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, há respostas para essas questões. Joseph Ratzinger será chamado de papa emérito, vestirá roupas simples na cor branca e irá morar em um mosteiro, no Vaticano, ficando isolado do mundo em oração.
Veja abaixo as respostas das principais dúvidas:
Qual é o nome que Joseph Ratzinger adotará após o dia 28 de fevereiro de 2013?
Após a renúncia amanhã (28), ele vai receber o título de Sua Santidade Bento XVI, papa emérito, ou Sua Santidade Bento XVI, pontífice romano emérito. A decisão foi anunciada pelo porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.
Que roupas e sapatos Bento XVI passará a usar, depois de deixar o pontificado?
Ele usará vestes na cor branca: a túnica tradicional dos religiosos, mais simples e sem manto. Os sapatos vermelhos, usados pelos papas, serão substituídos por marrons.
O que ocorrerá com o anel usado pelo papa no dedo anular da mão direita?
Um dos símbolos do papa, o anel do pescador, será destruído. O anel do pescador é dado ao papa quando ele é coroado. O anel, de ouro, tem o nome do papa e, em alto relevo, o apóstolo Pedro pescando sobre uma barca. Quando o papa morre, o anel é retirado na presença do Colégio dos Cardeais e, em seguida, é quebrado, simbolizando o fim do pontificado.
Onde Joseph Ratzinger passará a morar, após a renúncia?
Ratzinger passará a viver, inicialmente, nos próximos dois meses, em Castel Gandolfo, que é a residência de verão dos papas. Em seguida, ele vai morar no Mosteiro Mater Ecclesia, na região do Vaticano.
O que ocorrerá com os documentos elaborados nos oito anos de Bento XVI como papa?
Alguns documentos, considerados pessoais, serão levados por ele para a nova residência. Outros irão para os arquivos do Vaticano. Não foram esclarecidos quais documentos serão remetidos aos arquivos do Vaticano.
Como será o futuro de Joseph Ratzinger após a renúncia?
Dias depois de anunciar a decisão de renunciar, ele disse que pretende “se retirar completamente da vida pública” e permanecerá “escondido do mundo”, mas “em oração”. “Mesmo que eu esteja me retirando em oração, sempre estarei perto de todos vocês, mesmo que permaneça escondido do mundo”, disse na ocasião.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons