i

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Danos no Canal do Pataxó e chuvas irregulares causam seca e transtorno aos agricultores de Ipanguaçu, que cobram providências do Estado

Cercado por dois rios, há um ano o município de Ipanguaçu sofria as consequências de enxurradas causadas pelas fortes chuvas que se abateram na região do Vale do Açu, desabrigando famílias e provocando grandes prejuízos. De meados do segundo semestre até os dias atuais o problema que atormenta especialmente os agricultores é o extremo inverso: seca. Ipanguaçu integra a lista de 139 cidades norte-rio-grandenses em situação de emergência provocada por estiagem.


Além da carência de chuvas regulares, o Rio Pataxó está secando devido à inúmeros problemas no canal que o abastece. O duto, que leva água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves para o rio, está com a estrutura danificada em diversos pontos. Além disso, há inúmeros desvios levando água de forma irregular para propriedades privadas. Ciente disso, a Prefeitura de Ipanguaçu solicitou formalmente em setembro de 2011 ao Governo do Estado, o responsável pela manutenção do canal, que os devidos reparos fossem efetuados. Finalmente, em dezembro do ano passado uma comitiva formada pelo secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, pelo secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Ivan Fredovino, e técnicos de ambos os órgãos visitaram o leito do Rio Pataxó com o prefeito Leonardo Oliveira. Testemunhando in loco a situação enfrentada pela população local, o secretário Gilberto Jales afirmou que o Estado efetuaria parceria com o município para a limpeza do rio, o que acorreu a partir daquele mesmo mês, e se comprometeu também a tomar as medidas necessárias para regularizar a situação do canal do Pataxó, o que vem sendo aguardado até hoje.
Nesta segunda-feira (16), enquanto o prefeito Leonardo Oliveira buscava agendar uma reunião em Natal com o secretário Gilberto Jales, em Ipanguaçu, os agricultores e sindicalistas se reuniram com representantes da Prefeitura de Ipanguaçu no intuito de, juntos, buscarem uma solução. Segundo Joíldo Lobato, que representou o prefeito Leonardo Oliveira no encontro, é necessária uma medida urgente por parte do governo do estado. “As plantações desses agricultores estão em situação bastante complicada. Precisamos de uma resposta imediata para solucionar o problema, ou esses agricultores terão toda a safra perdida”, teme Joíldo. O agricultor José Maria da Silva, mais conhecido como “Zé tenente”, morador do Sitio Sacramentinho, vivencia esta situação. Segundo José Maria, grande parte do leito do rio está com nível de água muito baixo ou completamente seco. “Tenho dois mil pés de banana e cabeças de gado. Estou driblando essa situação, só não sei até onde vou aguentar. A banana não passa muito tempo sem água”, desabafa preocupado.
Danos
Com 09 quilômetros de extensão, o Canal do Pataxó leva águas da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves para o Rio Pataxó, perenizando-o. Em condições normais, o duto possibilita a irrigação de uma área de mais de 2.500 hectares. Sua construção, realizada em parceria pelos governos estadual e federal, custou quase R$ 5 milhões aos cofres públicos. No entanto, além dos desvios irregulares de água, a estrutura apresenta diversas rachaduras, através das quais a água se esvai antes de chegar ao seu destino. Além disso, em abril do ano passado o canal se rompeu. O “remendo” realizado para garantir o transporte de água foi provisório, segundo a própria Caern, e diminuiu consideravelmente a vazão d’água.

Secretaria de Saúde adere ao PMAQ e apresenta Plano Diretor de vigilância Sanitária



Na manhã desta segunda-feira (16), a equipe da Secretaria Municipal de Saúde apresentou ao Conselho Municipal de Saúde o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) e o Plano Diretor de Vigilância Sanitária do Município (PDVISA). Segundo a secretária de Saúde, Sumaira Fonseca, o município de Ipanguaçu aderiu ao PMAQ em busca de garantir melhoria na qualidade da atenção básica

O PMAQ tem por objetivo ampliar a capacidade das gestões federal, estaduais e municipais, além das Equipes de Atenção Básica, em ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade à população, de acordo com suas necessidades. “A adesão dos municípios ao programa não é obrigatória, mas, em busca de melhorar a cada dia a qualidade dos serviços, a Prefeitura de Ipanguaçu aderiu. Esse é um passo fundamental para um sistema de saúde eficiente”, disse a secretaria Sumaira Fonseca.

Plano Diretor de Vigilância Sanitária

De acordo com Sumaira, o Plano Diretor de Vigilância Sanitária de Ipanguaçu, proporcionará a estrutura e condições necessárias para o melhor funcionamento da equipe de vigilância sanitária. “O plano de ação é uma importante ferramenta de planejamento. Nele estão descritas todas as ações que a vigilância sanitária pretende realizar durante este ano e, através dele, pretendemos alcançar uma fiscalização e um acompanhamento ainda maior acerca da saúde pública no nosso município”, explica.

Bento XVI faz 85 anos e se torna o 3º Papa mais velho

Crianças vestidas com trajes típicos da Baviera dançam para o papa bento XVI. Foto: Reuters
Crianças vestidas com trajes típicos da Baviera dançam para o papa bento XVI
Foto: Reuters
O papa Bento XVI completou 85 anos nesta segunda-feira e, além de ter recebido felicitações de todo o mundo, aproveitou a data para mostrar toda sua preocupação com a situação na Síria e também com o avanço da secularização e do relativismo. Nascido em Marktl am Inn (Baviera, na Alemanha), no dia 16 de abril de 1927, o papa Joseph Ratzinger passa a ser o terceiro Pontífice mais velho da história da Igreja, ficando atrás de Leão XII, que viveu 93 anos, e Clemente X, que chegou aos 86.
Apesar da idade avançada, Ratzinger segue uma agenda movimentada de trabalho. Isso porque, antes de celebrar seu aniversário, o Papa passou pelo México, por Cuba e ainda celebrou os ritos da Semana Santa, onde expressou sua preocupação com a situação no Oriente Médio, especialmente na Síria, e na África.
No próximo dia 13 de maio, Bento XVI seguirá para a cidade italiana de Arezzo, no centro do país. Entre os dias 30 de maio e 3 de junho, o Pontífice estará em Milão, onde participará do 7ª Encontro Mundial da Família - instituição considerada fundamental para o Pontífice. Entre os dias 14 e 16 de setembro, o Papa seguirá ao Líbano para assinar e entregar aos bispos do Oriente Médio a exortação pós-sinodal (documento final) do Sínodo de Bispos para o Oriente Médio realizado em outubro de 2010, no Vaticano.
Bento XVI passará seu aniversário no Vaticano e como qualquer outro dia, ou seja, trabalhando. No entanto, o Pontífice deverá receber a visita do irmão Georg Ratzinger, 88 anos. Georg, que também é sacerdote, virá de Regensburg, na Alemanha, especialmente para ocasião.
No começo da manhã desta segunda-feira, o Papa oficiou uma missa na Capela Paulina do Palácio Apostólico, assistida pelo ministro presidente da Baviera (Alemanha), Horst Seehofer, por bispos e 170 fiéis bávaros. Na próxima quinta-feira, dia 19 abril, Bento XVI celebrará o sétimo aniversário de sua escolha como sucessor do apóstolo Pedro no Conclave realizado em 2005 após a morte de João Paulo II.
Portal Terra

Morre em Currais Novos a mulher mais velha do RN

Jean Souza informa que a um mês de completar 113 anos de idade, a mulher mais velha do RN perdeu a briga com o tempo e faleceu ontem (15) na comunidade Cachoeira, a três quilômetros de Currais Novos. Trata-se da senhora Maria Alexandrina (foto), que também era uma das mais velhas do Brasil.
Nascida no dia 15 de maio 1899, a idosa era mãe de 22 filhos, aos quais conhecia e chamava a todos pelo nome. O filho mais velho de Dona Alexandrina, José Alexandrino é vivo, mora na cidade de Rio Verde/GO e está com 96 anos. Já sua filha mais nova tem 68 anos de idade. Não se tem a quantidade exata de netos, mas, calcula-se que tenha em torno dos 180, já bisnetos podem ser 50 e 20 tataranetos. A família acredita que Alexandrina seja ainda mais velha, visto que segundo uma das filhas, sua mãe foi registrada quando já tinha cinco anos. Caso essa informação seja concretizada, ela poderia ter sido a mulher mais velha do Brasil.
Foi lavadeira de roupas de famílias importantes do município, onde trabalhou por vários anos na casa do desembargador Tomaz Salustino, ela contava que foi o saudoso senador potiguar Agenor Nunes de Maria quem a recompensou com uma pequena aposentaria.

MEC estipula valores máximos de renda para solicitar ajuda do Fies

A renda familiar mensal bruta não pode ser superior a 10 salários mínimos. Anteriormente, não havia restrições quanto ao nível de renda.

O MEC (Ministério da Educação) alterou os procedimentos para estudantes se inscreverem e contratarem o financiamento estudantil, concedido pelo Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). Agora, cada nível de financiamento terá restrições específicas quanto à renda familiar mensal.

Para obter financiamento de 100% dos gastos com educação superior, o percentual de comprometimento da renda com os encargos educacionais permanece tendo que ser igual ou superior a 60%. Porém, a renda familiar mensal bruta não pode ser superior a 10 salários mínimos. Anteriormente, não havia restrições quanto ao nível de renda.

Para solicitar financiamento de até 75%, o comprometimento da renda com os gastos educacionais deve ser igual ou superior a 40%, e inferior a 60%. Nesse caso, a renda mensal bruta não pode ser superior a 15 salários mínimos.

Já para um financiamento de 50%, o percentual de comprometimento de renda com tais encargos deve ser igual ou superior a 20%, mas inferior a 40%. Já a renda familiar bruta não deve exceder 20 salários mínimos.

As alterações foram publicadas na última quinta-feira (12) no Diário Oficial da União, através da Portaria Normativa número 7.

Por Gerlane Lima, com informações do MEC

Médicos paralisam atividades no próximo dia 25

- Publicado por Robson Pires

No dia 25 de abril, quarta-feira, os médicos de todo o Brasil, que trabalham com os planos de saúde, realizam uma paralisação de advertência de 24h. Este será o dia nacional de luta pela valorização dos médicos.
No RN, além dos planos de saúde, também serão paralisados os atendimentos nas unidades de saúde do estado e do município de Natal, indicativo retirado nas últimas assembleias acontecidas no Sindicato dos médicos (Sinmed) e que integra a campanha “Eu quero o Piso Fenam”.
Durante 24h devem ser paralisadas todas as atividades eletivas, como consultas, exames e cirurgias, além de se reduzir em 30% os atendimentos de urgência de toda a rede de saúde do estado.
 Além da paralisação, haverá um ato público às 8h na Praça Sete de Setembro e, em seguida, às 9h, audiência na ssembleia Legislativa. A noite, às 19h, uma assembleia de avaliação deverá avaliar a possibilidade de deflagração de greve.

Publicada lei que declara Paulo Freire patrono da educação brasileira

Paulo_Freire
Brasília - O Diário Oficial da União publica hoje (16) a lei que declara o educador Paulo Freire patrono da educação brasileira. O projeto de lei foi aprovado no início de março pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, em decisão terminativa, por unanimidade.
Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997) foi educador e filósofo. Considerado um dos principais pensadores da história da pedagogia mundial, influenciou o movimento chamado pedagogia crítica. Sua prática didática fundamentava-se na crença de que o estudante assimilaria o objeto de análise fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído.
Freire ganhou 41 títulos de doutor honoris causa de universidades como Harvard, Cambridge e Oxford. Foi preso em 1964, exilou-se depois no Chile e percorreu diversos países, sempre levando seu modelo de alfabetização, antes de retornar ao Brasil em 1979, após a publicação da Lei da Anistia.
Fonte: Agência Brasil
 

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons