i

quarta-feira, 30 de março de 2011

Aulas do ProItec tem início quinta-feira em Ipanguaçu

Têm início na quinta-feira (31), portanto amanhã, os aulões preparatórios para os alunos que irão participar do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica – PROITEC, este ano as aulões acontecerão no Teatro Municipal Maria Eugênia Maceira Montenegro, localizado na Avenida Luiz Gonzaga no centro da cidade, próximo a Secretaria de Educação.

A iniciativa para a realização das aulas é da Secretaria Municipal de Educação, que disponibilizou três professores para a efetivação das aulas que acontecerão duas vezes por semana às terças e quintas-feiras das 08:00 às 10:00h. Os professores Aloma Daiany, André Magri e José Maria Rdrigues ministrarão os aulões.

Desde 2009 a Secretaria de Educação e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, do Estado do Rio Grande do Norte mantêm uma parceria para disponibilizar aulões preparatórios. Desta vez a realização para as aulas será de responsabilidade da Secretaria com atendimento exclusivo para os alunos do município.


Neste ano segundo a professora Aloma Daiany, os aulões serão direcionados apenas para os alunos da rede pública municipal e estadual do município de Ipanguaçu, haja vista a grande necessidade de reforço escolar destes alunos “Este ano os alunos de Ipanguaçu serão os atendidos com as aulas preparatórias” disse a professora, que explica que nos anos anteriores os alunos do município não conseguiram ser aprovados em grande número, porque as aulas atendiam também a alunos de outros municípios do vale do Açu e isto poderia ter prejudicado os alunos ipanguaçuenses.

Escolas de Ipanguaçu ganham livros

Duas escolas de Ipanguaçu ganharam esta semana alguns livros doados pelo Prefeito Leonardo Oliveira e pela Livraria Potylivros, os livros chegaram esta semana à Secretaria de Educação. As escolas contempladas com doações pela Potylivros foram: Escola Estadual Manoel de Melo Montenegro e Escola Municipal Adalberto Nobre de Siqueira. Contudo todas as escolas municipais receberão as biografias de José Xavier Cortez, que foram compradas pelo prefeito para aumentarem os acervos literários das escolas.

Segundo a secretária de Educação, professora Jeane Dantas dos Santos Bezerra, ao todo são mais de 120 livros que vão ajudar as escolas púbicas municipais no incentivo à leitura, “A Potylivros do senhor José Nizário Gomes nos doou diversos livros e o prefeito também ajudou dando alguns para o incentivo a leitura nas escolas” disse ela.

Conforme a secretária, a participação dos professores André Magri e Aloma Daiany foi de grande importância, “O senhor José Nizário Gomes é irmão do Senhor Cortez, ele doou os livros através dos professores que estiveram em Natal no inicio desta semana” disse Jeane Dantas.

Segundo a professora Aloma Daiany os livros enriquecerão as escolares, melhorando o desenvolvimento inteletual e cultural das nossas crianças, ressaltou a professora.

ProJovem adolescente comemora o dia mundial da juventude


Participantes do Projovem Adolescente participaram na manhã hoje de um passeio ciclístico pelas ruas da cidade, o passeio aconteceu em comemoração ao “DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE”. Mais de cem adolescentes do programa participaram do evento que marcou o dia da juventude no município.

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Ipanguaçu em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS realizaram na manhã esse primeiro passeio ciclístico que teve como tema: “Rodas da Paz”, a atividade proposta foi realizada com os jovens do Programa ProJovem Adolescente.

Segundo a subsecretária de Assistência Social, Francisca Rodrigues, esse momento marca o incentivo que a secretaria de Assistência Social, representada pela gestora da pasta, Cristina Oliveira, vem proporcionando aos jovens, criando métodos de políticas publicas para a melhoria de vida dos adolescentes do municipio.

Estiveram presentes, os conselheiros tutelares Rondynei Carlos e Nailde Nunes, como também o membro do conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); Coordenadora do CRAS, Maria Célia, a secretária Jeane Dantas (Educação), Sumaira Fonseca (Saúde), e o Padre José Irineu.

O Projovem Adolescente é uma das quatro modalidades do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem que atende a adolescentes de 15 a 17 anos. O programa conta com uma equipe profissional composta por orientador social, facilitador, técnico de referencia do CRAS, coordenação e apoio da equipe do respectivo CRAS.

Fotos abaixo

Ministério da Agricultura adia início da campanha contra a febre aftosa

A campanha de vacinação contra a febre aftosa, que tinha lançamento oficial previsto para o próximo dia 1º de abril, foi adiada por determinação do Ministério da Agricultura. De acordo com o Instituto de Defesa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn), que participaria da organização e divulgação da campanha, o objetivo da mudança foi padronizar as datas em todos os estados do Nordeste.

O veterinário do órgão, Adécio Dantas, informou que tanto a primeira quanto a segunda etapas da campanha foram adiadas. O primeiro calendário divulgado para o Estado previa as etapas para os meses de abril e outubro, datas que foram transferidas para maio e novembro, respectivamente. "O ministério decidiu unificar as datas em todos os estados, porque as datas estavam desencontradas", justifica.

A última vez que um caso de febre aftosa foi registrado no Rio Grande do Norte foi há mais de dez anos, em 2000. "A campanha é obrigatória, porque, além de imunizar o gado e deixá-lo livre da doença, ela permite que a área continue exportando carne para o mercado internacional", explica o veterinário. Se um estado tiver registro de casos da doença, poderá atrapalhar a comercialização de carne no país inteiro.

Apesar de ter decidido adiar a campanha poucos dias antes do início, as lojas não tiveram prejuízos. Em função de atraso no envio das doses das vacinas pelos laboratórios, as lojas ainda não adquiriram o produto. O Idiarn estima que em todo o Estado o rebanho alcance a marca de 900 mil cabeças, e em Mossoró esse número gira em torno de 19 mil.

Fonte: O mossoroense 

8ª edição tem inscrições abertas pela Uern

Está aberto o período de inscrição para a oitava edição do Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FESTUERN).

Em 2011, o festival traz algumas novidades para as escolas participantes. A principal delas é que agora os grupos interessados em participar do festival podem realizar a inscrição pela internet no endereço http://www.uern.br/festuern. A inscrição também pode ser feita pessoalmente na Proex ou por meio do fax 3315-2182. O prazo de inscrição é até o dia 29 de abril. Podem participar do evento grupos de teatro de escolas públicas de todo o Rio Grande do Norte e também grupos formados dentro da universidade. 

O Festuern é considerado o maior festival de teatro escolar do Estado e também o maior evento realizado pela Uern. Em suas últimas edições, o festival reuniu um público de aproximadamente 65 mil pessoas e teve a participação de mais de 190 escolas. 

Outra novidade desta edição é que neste ano as cinco melhores apresentações do festival farão uma pequena turnê por várias escolas do Estado. A atividade faz parte do "Circuito Festuern". 

O festival será realizado entre os dias 16 e 23 de outubro, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. O tema deste ano é "Cinema: a arte de reciclar ideias".

Fonte: Jornal de Fato 

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons