i

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Campanha de doação de sangue acontece no sábado em Ipanguaçu


Atitude em doar sangue é a esperança de muitos pacientes que precisam de sangue para continuar vivendo. Segundo a Organização Nacional de Saúde (ONS), cada doador pode salvar até quatro vidas, pensando nisso a Prefeitura de Ipanguaçu através da Secretaria Municipal de Saúde promove no próximo sábado, dia 05, em parceria com o Hemocentro Regional de Mossoró, a campanha de doação de sangue. 

Segundo a secretária municipal de Saúde, Sumaira Fonseca, a coleta será feita por profissionais do Hemocentro Regional de Mossoró, sob supervisão de um enfermeiro ou médico, garantindo o bem estar do doador. 

Para Sumaira a colaboração da população se dará vindo até o Centro de Saúde Tiburcio Freire da Silveira, para se tornar um doador de sangue. “Concretizamos esta parceria com o hemocentro para promovermos a campanha de doação de sangue. Os profissionais do hemocentro virão para a nossa unidade e o processo se dará como todas às vezes, em um ambiente limpo, confortável e com todo material descartável. É importante ter a participação dos ipanguaçuenses nesta demonstração de amor ao próximo”, destaca a secretária. 

Orientações 
A coleta ocorrerá das 7h às 15h, no Centro de Saúde Tirburcio Freire da Silveira. Para ser doador é preciso ter boa saúde; entre 18 e 65 anos; pesar mais que 50 quilos; não ter tido Hepatite, Doença de Chagas, Malária e não ter se colocado em situação de risco para contaminação com Sífilis ou Aids.

Em caso de doadores do sexo feminino, não pode estar grávida ou em período de amamentação. Mas menstruação e o uso de anticoncepcional não impedem a doação.

Para todos os doadores é recomendável dormir bem na noite anterior à doação e alimentar-se antes (não doar em jejum).

Prefeitura abre inscrições para novas turmas do Cursinho Pré-Universitário


Estarão abertas a partir desta quinta-feira (02) na Secretaria Municipal de Educação do Município de Ipanguaçu as inscrições para Cursinho Pré-Universitário Popular. O projeto que será realizado pelo terceiro ano, através da parceria entre a Prefeitura Municipal de Ipanguaçu e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). A iniciativa contribui para o processo de democratização no acesso às unidades públicas de ensino superior junto aos estudantes de forma gratuita. 

Segundo a secretária de Educação, a professora Jeane Dantas, os alunos que já tenham concluído o ensino médio ou estejam concluindo este ano, podem se escrever as vagas ofertadas. O objetivo da parceria é buscar atender os alunos da rede pública, oportunizando com reforço e revisão dos conteúdos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). “Nos últimos anos do projeto conseguimos alcançar bons êxitos. Dezenas de alunos hoje estão dentro das universidades públicas, como também nas universidades particulares através do ProUni. E por mais uma vez renovaremos está parceria com a universidade em busca de oportunizar à mais jovens a garantirem uma vaga nas universidades de nosso país”, frisa Jeane. 

Para se inscrever o interessado deverá comparecer na Secretaria de Educação do município, portando documento de identidade, CPF e uma foto três por quatro, das 8 às 12h até o próximo dia 08 de julho, prazo final das inscrições. 

O projeto disponibilizará um total de 80 vagas, e as aulas serão realizadas aos sábados pela manhã, na Escola Municipal do Conjunto Habitacional Ilha Grande, no centro da cidade. Os professores serão alunos dos cursos regulares na Ufersa que serão remunerados pela Prefeitura, através do convênio entre as instituições.

Prefeitura de Ipanguaçu certifica alunos através do Pronatec


Possibilitar a inclusão social por meio da oferta da qualificação profissional, buscando autonomia e a criação de alternativas para a inserção de homens e mulheres no mercado de trabalho, a Prefeitura Municipal de Ipanguaçu, através da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social em parceria com o Governo Federal e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac certificaram nesta última terça-feira(02) mais de 80 pessoas em cinco cursos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). 

A certificação aconteceu na sede do poder legislativo do município. O coordenador do Senac em Assú, Joselito Coringa, parabenizou os alunos pela participação ativa nos cursos, como também a Prefeitura pelo o apoio nas atividades desenvolvidas durante os cursos. 

Para a secretária municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Cristina Oliveira, a concretização dos cursos se dá através das novas parcerias que o município vem buscando para qualificar a população. Segundo ela os cursos oportunizam a população a se qualificarem e com isso chegarem às vagas nas empresas ou até mesmo abrirem o próprio negócio. “Ficamos muito felizes quando as turmas se mostram dedicadas. Os alunos destes cursos que certificamos hoje são além de tudo, responsáveis e competentes para ocupar qualquer vaga no mercado. Hoje novas oportunidades se abrem e todos vocês [alunos] devem lutar para concretizar os novos sonhos”, enfatizou a secretária. 


Estas são as primeiras turmas qualificadas através do Pronatec, cerca de 80 alunos foram certificados nos cursos de auxiliar de cozinha, recepcionista, depilador e auxiliar administrativo. Até o fim do mês de julho mais de 200 alunos também serão certificados em mais de oito cursos. 

Prestigiaram ainda a solenidade de certificação o secretário municipal do Gabinete do Prefeito, Tales Praxedes; a coordenadora local do Pronatec, Rayane Ribeiro; a supervisora pedagógica do Senac/Assú, Verônica Santos; os secretários de Joacy Lopes (Articulação Política), Jeane Dantas (Educação), o vereador Batista Bertoldo e Assessora de Desenvolvimento Social, Gloria Josefa. 

Vejas mais fotos, aqui.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons