i

domingo, 11 de abril de 2010

Município de Ipanguaçu realizou solenidade para o lançamento oficial do Selo UNICEF em prol das crianças e adolescentes



A comissão do Selo UNICEF de Ipanguaçu organizou neste último sábado (10), a solenidade de lançamento oficial que marcou um encontro com representantes de áreas envolvidas com a proteção de crianças e adolescentes, e o prefeito Leonardo Oliveira juntamente com os demais secretários e toda população do município fizeram-se presentes. O objetivo da solenidade foi apresentar a comissão do pró-selo e também concretizar a adesão do Selo UNICEF, e mostrar que o município concorrerá ao selo UNICEF edição 2009/2012. 



A solenidade de lançamento oficial aconteceu no clube municipal da cidade, onde reuniu crianças, adolescentes, jovens e adultos. As Crianças do CRAS se apresentaram com o Coral Sacramento e a Festa do Pastoril, as crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) apresentaram a musica “imagine a Paz” e a dança dos quilombos a capoeira. A noite foi recheada de muita cultura.



O Selo UNICEF Município Aprovado, é um reconhecimento internacional concedido a municípios brasileiros, que alcançarem importantes melhorias na qualidade de vida de crianças e adolescentes. 

Ao mobilizar gestores e a população, a metodologia do Selo tem contribuído para que os municípios conquistem importantes melhorias na vida de crianças e adolescentes. 

Com o Selo UNICEF Município Aprovado, a busca por melhorias na vida das crianças e dos adolescentes no município ganha vida, fazendo com que todo mundo participe: os prefeitos e suas equipes, outros gestores públicos, professores, ONGs, famílias, empresas de diversos portes e as próprias crianças e os próprios adolescentes. Todos os envolvidos passam a se sentir mais responsáveis pela melhoria das condições de vida em seu município. 


A principal missão do Selo UNICEF é assegurar que cada criança e adolescente tenham seus direitos integralmente cumpridos e protegidos. 



Para o prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira, com a adesão inicia o momento de juntar forças para a concretização de ações voltadas aos direitos da criança e adolescente. “Será um desafio para o município, mas o poder público está empenhado em mudar os baixos índices de desenvolvimento da criança e do adolescente”, conclui.


Foi criado também o Blog do Selo UNICEF de Ipanguaçu, que tem o objetivo de mostrar todo o trabalho do município que vem desenvolvendo a favor das crianças e adolescentes. O endereço eletrônico é www.ipanguacuselounicef.blogspot.com só acessar para acompanhar e saber mais. 


As cidades que fizeram a adesão ao selo têm até o ano de 2012 para planejar, executar e monitorar as metodologias que o UNICEF impõe. As principais áreas de atuação serão no campo da saúde, educação e desenvolvimento social. “Se cada um se preocupar e se ocupar com essa causa, vamos conseguir de mãos dadas, melhorar a vida das crianças e dos adolescentes de nosso município” – ressaltou o articulador Fernando Neto.

O que é SELO UNICEF ?

 A existência de um município solidário e estruturado, participativo e zeloso por suas crianças e adolescentes redefinirá os caminhos da Nação.

Para o UNICEF, uma das tarefas mais importantes da Humanidade deve ser a de assegurar à crianças e adolescentes um espaço de cidadania. Esta busca consiste na criação de um modelo de município, disposto a colocar em prática um conjunto de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida e a construção dos direitos de cidadania de crianças e adolescentes. Diversas iniciativas têm sido lançadas neste sentido e o mais recente exemplo é o Selo UNICEF - Município Aprovado.

O Selo UNICEF - Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de Crianças e Adolescentes.
O projeto começou somente no Ceará, onde teve três edições anteriores: 2000, 2002 e 2004. Para a edição 2006, a participação foi ampliada para outros municípios de 10 estados (AL, BA, ES, MA, MG, PB, PE, PI, RN e SE) que juntos formam os 11 estados comprometidos com o pacto "Um mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido".

O que o UNICEF procura é estimular e premiar com esta outorga, é a prioridade de respeitar os direitos das crianças e adolescentes, dando-lhes acesso à educação de qualidade, à saúde e ao lazer. O Selo UNICEF - Município Aprovado portanto, é um compromisso com a construção da cidadania.
Os objetivos desse projeto do UNICEF invocam a participação de toda a sociedade no sentido de:
  • Impulsionar a implementação e a consolidação das metas e mecanismos implícitos no Estatuto da Criança e do Adolescente através de uma estratégia de mobilização social dirigida aos municípios;
  • Fomentar e fortalecer uma prática de monitoramento da situação das crianças e dos adolescentes nos níveis municipal e estadual.


SITE DO SELO UNICEF: www.selounicef.org.br
BLOG DO SELO DE IPANGUAÇU: www.ipanguacuselounicef.blogspot.com



PUBLICIDADE:

PT DECIDE APOIAR IBERÊ


O Partido dos Trabalhadores definiu neste sábado (10) o apoio a pré-candidatura do governador Iberê Ferreira de Souza na eleição deste ano. Durante o congresso partidário, 175 dos 180 delegados aptos a votar aprovaram a resolução que definia a manutenção da aliança com o PSB. Isto quer dizer que é oficial também o apoio dos petistas à candidatura da ex-governadora Wilma de Faria ao Senado. O governador prestigiou os petistas no final do encontro e foi saudado por uma plateia lotada de filiados petistas que entoavam gritos de apoio ao chefe do Executivo Estadual. “Eu fico sem palavras para agradecer esse apoio tão caloroso. O PT é um partido parceiro, que tem uma importância muito grande, sobretudo no cenário nacional, e que certamente muito contribuirá com nosso projeto administrativo e político”, enfatizou o governador.

O deputado Fernando Mineiro (PT) lembrou que esta foi a decisão mais confortável ocorrida no âmbito do diretório estadual. “O senhor mostrou ter muito prestígio com nossos militantes, uma vez que a ampla maioria dos nossos representantes optou por apoiá-lo. Isso não é fácil em se tratando de Partido dos Trabalhadores”, afirmou Mineiro.

O documento aprovado pelo PT tratou, entre outras coisas, de uma participação do partido na chapa para o Senado; o apoio à candidatura de Dilma Roussef (PT) à presidência da República; além de participação na administração estadual e na escolha do candidato a vice do governador. “Estamos ao seu lado, Iberê. Com a sua presença, o palanque de Dilma estará forte no á forte no Rio Grande do Norte”, completou a deputada federal Fátima Bezerra.

Senado
O governador Iberê Ferreira de Souza declarou que o segundo voto para o Senado será do candidato escolhido pelo PT. “No nosso palanque estará Wilma e o outro candidato ao Senado, que será do PT”.

* Panorama do Vale
Fotos: Demis Roussos
 
PUBLICIDADE:

Um concorrente para o nosso cajueiro



O cajueiro de Pirangi, reconhecido internacionalmente como o maior cajueiro do mundo, pode estar correndo o risco de perder o trono para uma árvore de 200 anos localizada no povoado de cajueiro da praia, no litoral do estado do Piauí. Pelo menos é o que prega o secretário de Turismo do município piauiense de Luis Correia, o também jornalista Alcide Filho. Ele está alardeando a descoberta do novo cajueiro pelos quatro cantos da internet inclusive com vídeos no Youtube. Alcide coloca em xeque a majestade do cajueiro potiguar, reivindicando para o Cajueiro Rei, como é conhecido no povoado piauiense, o título de "Maior Cajueiro do Mundo".

Para justificar a tese, ele se utiliza de informações extraoficiais de que o cajueiro de Pirangi vem de uma família de 13 troncos diferentes, enquanto que o do Piauí vem apenas de uma árvore. Além disso, ele se refere a uma medição precisa que foi feita pelo engenheiro agronômo Wellington Rodrigues de Souza com o GPS geodésico constatando um tamanho de 8.810 metros quadrados, enquanto o de Pirangi só alcança cerca de 8,5 mil metros quadrados. Outra informação fornecida pelo secretário é de que um exame de DNA, identificando a família das 13 árvores mães, estaria sendo guardado a sete chaves para não prejudicar o turismo em Natal.

"Por isso, o cajueiro do Piauí, que tem uma única origem, passa a ser o rei, o maior cajueiro do mundo e vamos chamá-lo a partir de agora de Cajueiro Rei do Piauí. O maior do mundo. Quem quiser que prove o contrário", defendeu com empolgação o apresentador. Para ele, a intenção é usar o exemplo do Rio Grande do Norte e transformar a árvore em um ícone para o turismo sustentável no Piauí, florescendo a qualidade de vida, negócios e educação ambiental, assim como fez o povo potiguar.

Segundo o presidente da Associação dos Moradores de Pirangi do Norte (AMOPIN), Francisco Cardoso, que há 1 ano e 8 meses é responsável pela manutenção e administração do cajueiro de Pirangi, nunca foi feito exame de DNA no cajueiro, mas existem estudos que comprovam que se trata de um único tronco-mãe, uma única árvore. "Essa informação de DNA é pura fantasia, isso é coisa de quem desconhece a história do cajueiro. Já está comprovado que o Rio Grande tem o maior cajueiro do mundo, o que lhe garantiu um espaço no Livro dos Recordes e que será novamente confirmado quando ganharmos o título de 'maior ser vivo frutífero do planeta'. Para isso, já estamos consultando biólogos para solicitar a inclusão no Guiness Book", completou Cardoso.
FONTE: Diário de Natal
PUBLICIDADE:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons