i

quinta-feira, 11 de junho de 2009

AMANHÃ: São João da Nossa Terra


12 de Junho


Local: Praça Nossa Senhora de Lourdes


19hs – Apresentação do grupo de melhor idade


- Projovem Adolescente


- Projeto Ação Criança


- Cncurso da maquete junina


20hs- concurso de quadrilhas tradicionais




22hs-Atração:

Cezão do Forro
Pizada Quente
Atenção: A INFÂNCIA E ADOLÊSCENCIA MISSIONÁRIA COLOCARA A BARRACA PARA ARECADAR FUNDOS PARA A FUNDAÇÃO DE UM BIBLIOTECA INFANTO-JUVENIL NA SEDE EM IPANGUAÇU, QUE PODER PASSAR NA BARRACA E COMPRA, TODOS OS QUE FAZEM A INFÂNCIA AGRADECEM.

Concurso para agente será realizado próximo domingo


O concurso para o cargo de agente penitenciário irá acontecer no próximo domingo, das 14h às 18h. O Governo do Rio Grande do Norte divulgou ontem, no Diário Oficial do Estado (DOE), os locais das provas que serão aplicadas em Natal, Mossoró, Pau dos Ferros e Caicó. O DOE circulou com os nomes dos candidatos cujas inscrições foram deferidas pela comissão especial que organiza o concurso. Para saber os locais de realização das provas nos quatro municípios, basta acessar o site www.consulplan.net. O processo de avaliação, em nível médio, será composto por cinco etapas: prova objetiva, exame de avaliação física, exame psicotécnico, investigação social e curso de formação profissional. O candidato que for aprovado em todas as etapas terá remuneração inicial de R$ 1.480,00. Das 400 vagas oferecidas, 80 são para o sexo feminino e 320 para o sexo masculino. No total se inscreveram 20.356 candidatos, dos quais 1.871 são de Pau dos Ferros, 2.752 de Mossoró, 3.873 de Caicó e 11.860 de Natal.

As provas serão aplicadas em escolas públicas das quatro zonas de Natal (norte, sul, leste e oeste), no Campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em Mossoró, e nos Campi Avançados e em escolas públicas de Caicó e Pau dos Ferros.As vagas podem ser destinadas às atuais unidades prisionais e às que serão construídas, como os presídios de Nova Cruz, Macau e Ceará-Mirim, em que há previsão de conclusão para esse semestre, além da ampliação do presídio de Mossoró e os de Parelhas e Lajes, que ainda estão em processo de licitação em Brasília."Estamos com um número limite de agentes penitenciários e esse concurso vai suprir as necessidades e melhorar a segurança interna dos presídios", disse o secretário da Justiça e Cidadania, Leonardo Arruda.

O presidente da Comissão do Concurso Público, Carlos Dantas, disse que haverá rigor na fiscalização do processo seletivo, desde o processo de identificação do candidato. Para isso, será usado o "Digiselo", produto que verifica a impressão digital sem manchar o dedo. A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (STTU) foi acionada para disponibilizar transporte suficiente no dia do concurso, e o Corpo de Bombeiros, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Polícia Militar para atuarem na segurança e bem-estar nos locais das avaliações. Carlos Dantas aconselhou que os candidatos usem roupas leves devido ao horário das provas, que cheguem com antecedência aos locais dos exames, que não portem celular, equipamentos eletrônicos e boné.


Fonte: O Mosssoroense

Corpus Christi

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa móvel da Igreja Católica que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.
É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.
A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (cân. 395).


História

Procissão de Corpus Christi, Moosburgo, Alemanha, 2005
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.



O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico. Conta a história que um sacerdote chamado Pedro de Praga, de costumes irrepreensíveis, vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o Dom da fé. Ao passar por Bolsena (Itália), enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido da dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a Hóstia branca transformou-se em carne viva, respingando sangue, manchando o corporal, os sangüíneos e as toalhas do altar sem no entanto manchar as mãos do sacerdote, pois, a parte da Hóstia que estava entre seus dedos, conservou as características de pão ázimo. Por solicitação do Papa Urbano IV, que na época governava a igreja, os objetos milagrosos foram para Orviedo em grande procissão, sendo recebidos solenemente por sua santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico. A 11 de agosto de 1264, o Papa lançou de Orviedo para o mundo católico através da bula Transiturus do Mundo o preceito de uma festa com extraordinária solenidade em honra do Corpo do Senhor.



A festa mundial de Corpus Christi foi decretada em 1264. O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma é encontrada desde 1350.



A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: ‘Este é o meu corpo...isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.






A Festa no Brasil

Procissão de Corpus Christi, pausa para o Tantum Ergo em Latim. Pirenópolis, Goiás.
Em muitas cidades portuguesas e brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas se revestem de práticas antigas e tradicionais são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.



Em Pirenópolis, Goiás, é uma tradição os tapetes de serragem colorida e flores do cerrado, cobrindo as ruas por onde passa-se a procissão de Corpus Christi, também efeita-se 5 altares para a adoração do Santíssimo Sacramento, e execussão do cântico latino Tamtum Ergo Sacramentum, esta procissão é acompanhada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e pela Orquestra e Coral Nossa Senhora do Rosário. É neste dia que o Imperador do Divino recebe a coroa, para a realização da Festa do Divino de Pirenópolis, do ano seguinte.



Em Castelo, no estado do Espírito Santo, as ruas são decoradas com enormes tapetes coloridos formados por flores, serragem colorida e grãos. Em São Paulo, o município de Matão é famoso por seus tapetes coloridos feitos de vidro moído, serragem e flores que formam uma cruz no centro da cidade. A cidade de Mariana - MG comemora a festa de Corpus Christi enfeitando as ruas com tapetes de serragem e pinturas. Jaguáriúna - SP, Santo André -SP, São Joaquim da Barra - SP e Jacobina - BA também seguem o mesmo estilo, as ruas ao redor da matriz são enfeitadas com serragem, raspa de couro, areias coloridas, tudo o que a criatividade proporciona para este dia santo. Em Caieiras - SP a Juventude da Cidade promove com sua criatividade tapetes que se estendem no trajeto da procissão deste solene dia, desde a Igreja Matriz de Santo Antonio até a igreja de São Francisco de Assis, este trabalho dura doze horas e é coroado com a procissão luminosa em torno ao Santíssimo Sacramento.


 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons