i

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

MUTIRÃO DE DOCUMENTAÇÃO CHEGA AO TERRITÓRIO AÇU-MOSSORÓ


Desde hoje (10) o mutirão de Documentação de Mulheres está no Território da Cidadania Açu-Mossoró. O objetivo é emitir documentos gratuitos para as mulheres trabalhadoras rurais e outros interessados. Durante os mutirões, as pessoas podem obter Carteiras de Identidade e de Trabalho, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e inscrição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e outros documentos. A expectativa é beneficiar 4 mil pessoas na região.O mutirão se iniciou pelo município de São Rafael. Amanhã (11) é a vez de Itajá. Já em Paraú, o mutirão ocorre no dia 12. Logo em seguida, serão atendidos Ipanguaçu (13 e 14), Alto do Rodrigues (15), Pendências (17 e 18), Macau (19), Guamaré (20 e 21), Grossos (22) Carnaubais (24 e 25), Porto do Mangue (26) e Areia Branca (27 e 28/08).A Documentação de Trabalhadoras Rurais é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), executada no Rio Grande do Norte pela Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário (DFDA/RN), em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). É parte do Programa de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia (PPIGRE). Eles também contam com o apoio dos órgãos emissores de documetos, das prefeituras municipais, do Governo do Estado e do Banco do Nordeste, como forma de dar acesso à cidadania principalmente ao público feminino.
Apesar de ser direcionado para as mulheres, em especial, as trabalhadoras rurais, os homens interessados também serão atendidos.A cada ciclo de mutirões mais pessoas são atendidas no RN. No último, realizado entre os dias 15 a 31 de julho, foram emitidos mais sete mil documentos, atendendo 3.951 pessoas, na região do Seridó-Trairi e Agreste potiguar. A expectativa, nos próximos dias, é de atender a mais de seis mil pessoas. Desde quando foi iniciado, em 2005, o programa já emitiu mais de 50 mil documentos em todo Estado.

Localidade e Data

São Rafael (10/08)
Itajá (11/08)
Paraú (12/08)
Ipanguaçu (13 e 14/08)
Alto do Rodrigues (15/08)
Pendências (17 e 18/08)
Macau (19/08)
Guamaré (20 e 21/08)
Grossos (22/08)
Carnaubais (24 e 25/08)
Porto do Mangue (26/08)
Areia Branca (27 e 28/08)

RN DISCUTE ELABORAÇÃO DE PLANO ESTADUAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

O Governo do Estado inicia a partir de amanhã (12) até a próxima sexta-feira (14) a segunda fase das reuniões para elaboração do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Os encontros acontecerão em Natal e vão reunir uma equipe do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos do Ministério de Ciência e Tecnologia e representantes da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e das instituições de ensino e extensão tecnológica locais. Através do Plano será possível conhecer as estruturas produtivas, as bases técnico-científicas do Rio Grande do Norte e as ações de incentivo à ciência, tecnologia e inovação como forma de inclusão social. O foco inicial do Plano será fortalecer, em consonância com as políticas federais, as ações existentes e articular parcerias capazes de ampliar os impactos pretendidos. Para o secretário-adjunto da Sedec, José Rufino Júnior, a elaboração do Plano de Ciência e Tecnologia colocará o Rio Grande do Norte em uma nova posição para buscar investimentos em ações desses segmentos. Ele disse que “O Governo do Estado tem desenvolvido uma série de ações nas áreas de ciência e tecnologia, onde podemos destacar a implantação dos Centros Tecnológicos, bolsas de pesquisa e capacitação tecnológica”. “Segundo Rufino Júnior, a conclusão desse Plano facilitará as reivindicações do estado junto aos organismos financiadores de ciência e tecnologia para atender a demanda dos Arranjos Produtivos Locais existentes e dos que deverão ser criada”. As ações de elaboração do plano tiverem inicio em junho quando José Rufino Júnior e a coordenadora de Ciência e Tecnologia da Sedec, Izis Paula de Albuquerque, estiveram em Brasília para apresentar a estrutura e os principais programas e ações do Governo na área de ciência e tecnologia.
fonte: RÁDIO PRIMVESA DO VALE

Lula em Ipanguaçu

PRESIDENTE LULA ESTARÁ EM IPANGUAÇU NO DIA 20 DE AGOSTO
A Assessoria de Comunicação da Presidência da República confirmou a presença do presidente Lula, no próximo dia 20 de agosto, na inauguração dos campi do IFRN de Ipanguaçu, Apodi, Pau dos Ferros, Caicó e Santa Cruz. A solenidade conjunta vai ser no Campus Ipanguaçu. Serão descerradas as placas de inauguração desse e dos quatro outros campi que, em outra data ainda a ser marcada, serão apostas nos seus respectivos lugares. A inauguração contará com a presença da governadora Wilma de Faria, entre outras autoridades federais e estaduais. A hora ainda será confirmada nos próximos dias, mas, em princípio, a solenidade será às 10 horas. Quatro dos cinco campi que serão inaugurados fazem parte da 2ª fase de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em todo o País e acabaram de ser construídos. O Campus Ipanguaçu faz parte da primeira fase de expansão e, apesar de não ter sido inaugurado ainda por causa dos problemas causados pelas enchentes do ano passado e da incompatibilidade da agenda presidencial, já funciona há dois anos. Além desses, serão também inaugurados nesse semestre os campi de João Câmara e Macau e a Unidade de Ensino da Cidade Alta, que vai funcionar no antigo prédio da Avenida Rio Branco, já com as obras de restauração praticamente concluídas.

SEBRAE IMPLANTA PROJETO DESPERTAR EM IPANGUAÇU E AFONSO BEZERRA

Mostrar ao estudante como o empreendedorismo pode trazer novas perspectivas e ajudar a identificar oportunidades no mercado profissional para, quem sabe, futuramente, ele abrir seu próprio negócio. Com base nessas premissas, o Sebrae no Rio Grande do Norte iniciou uma experiência que tem ajudado a transformar a vida de milhares de jovens alunos do Ensino Médio de escolas públicas pelo interior do estado. O Projeto Despertar é uma parceria do Sebrae/RN com a Secretaria de Educação e Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. A iniciativa nasceu em 2003. Hoje, mais de 100 escolas fazem parte do projeto, que já beneficiou cerca de 15 mil alunos com conhecimentos sobre empreendedorismo. O objetivo do programa segundo o Sebrae é chamar a atenção do aluno para o empreendedorismo no cenário socioeconômico mundial e prepará-lo para oportunidades e desafios do mercado de trabalho O Despertar surgiu a partir de um levantamento realizado em todo o Sistema Sebrae sobre experiências de sucesso em educação empreendedora. O Sebrae/RN optou por adotar a metodologia desenvolvida no Sebrae/CE, considerada referência na Região Nordeste para disseminação de empreendedorismo no ensino público. O projeto tem carga de 96 horas. Cabe à escola que aplicar a metodologia definir como será distribuída a carga horária em seu calendário. Desse total, há 30 horas em sala de aula, 36 de trabalho em campo e mais 30 para preparação de um projeto final a ser apresentado na Feira do Jovem Empreendedor, evento aberto à comunidade. O conteúdo é extracurricular e não-obrigatório. Participa quem quiser. Os alunos se candidatam para as turmas e são selecionados por suas escolas. Para ministrar o conteúdo aos estudantes, os professores passam por uma capacitação de 60 horas, a cargo do Sebrae/RN. Na semana passada o Projeto foi instalado no município de Ipanguaçu na comunidade de Pataxó, onde segundo o gestor do Sebrae na região do Vale do Assu, Fernando Antonio de Sá Leitão Moraes, foram instaladas duas turmas que já começaram as suas atividades. Outro município da região que passou a adotar o projeto Despertar para capacitar a sua juventude foi à cidade de Afonso Bezerra na divisa do vale do Assu com a região central. O Gestor do Sebrae fala sobre a instalação do projeto despertar nas duas cidades.

(REPORTAGEM – FERNANDO ANTONIO DE SÁ LEITÃO

FONTE: Rádio Princesa do Vale

5ª SEMANA DA BANANA E 1º ENCONTRO DE FRUTICULTORES

A partir desta terça-feira (11) até sábado (15), o município de Alto do Rodrigues recebe a quinta edição da Semana da Banana. A novidade desse ano é que também será realizado o 1º Encontro de Fruticultores de Alto do Rodrigues. O evento, realizado através de uma parceria da EMATER-RN, Prefeitura do Alto do Rodrigues e Sebrae-RN, se destina a implementar ações de capacitação e qualificação profissional, socialização e lazer, visando a organização dos produtores e das unidades produtivas e o fortalecimento do setor agrícola, com destaque para o cultivo de frutas. A 5ª Semana da Banana e o 1º Encontro de Fruticultores de Alto do Rodrigues tem como tema central Fruticultura: alternativa que gera emprego e renda. Para a coordenadora geral do evento, assistente social da Emater, Maria Elina Carvalho dos Santos, isso "traduz a preocupação dos realizadores do evento com o incremento da economia através da geração de emprego e renda advinda da fruticultura, atividade fundamental no desenvolvimento econômico de nosso Estado". A programação técnica é recheada de assuntos de interesse dos agricultores e técnicos envolvidos com a fruticultura. Três cursos serão realizados. Um deles é o curso sobre Certificação Fitossanitária de Origem, que é destinado aos engenheiros agrônomos que acompanham as culturas frutícolas. As famílias que lidam com a fruticultura também terão oportunidade de participar de dois cursos, sendo um o de Artesanato com o pseudocaule da bananeira e o curso de Culinária utilizando como matéria prima a banana. Várias palestras também fazem parte da programação: palestra sobre Segurança no Trabalho e Meio Ambiente palestra sobre Nutrição Vegetal palestra sobre Fitossanidade e Uso da Água na Irrigação palestra sobre Drenagem e Recuperação de Solos Salinos e palestra sobre Empreendedorismo de Sucesso. Outra atividade programada é a Oficina de Processamento de Frutas. Durante o evento, haverá atividades de lazer e a exposição e comercialização de produtos agropecuários e feira de produtos artesanais. Nas noites da sexta-feira (14) e sábado (15) as atrações musicais são os shows de MPB e de forró

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons