i

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Campanha de prevenção ao câncer de mama é aberta em Ipanguaçu

Dentro da programação da Campanha de Prevenção do Câncer de Mama “Cuidar é prevenir’” a Prefeitura Municipal de Ipanguaçu, através da Secretaria de Saúde esta promovendo uma serie de atividades de orientação e prevenção à doença.

A campanha teve início hoje (19) com um café da manhã para recepcionar as mulheres, logo após aconteceu uma palestra com a Dr. Zoraide, fazendo a abordagem sobre o auto-exame, diagnóstico precoce, mamografia. A ação aconteceu no Posto de Saúde Tiburcio Freire da Silveira durante todo o dia.
De acordo com a secretária de Saúde, Sumaira Fonseca, 120 mulheres da zona urbana e rural foram atendidas. “Os médicos utilizaram o auto-exame, que identifica a existência de algum nódulo, e fizeram algumas observações as pacientes. As mulheres que foram diagnosticadas com a suspeita serão encaminhadas para realizarem a mamografia”, explica a Sumaira.

Todas as mulheres do município serão informadas pelo agente de saúde, da existência do exame no posto. A pós a vista dos agentes, elas devem informar se querem fazer o exame, onde será marcado para o atendimento. A Campanha segue até 2011, com meta realizar exames em mais de 75% das mulheres do município. 

Sexta Literária tem sua segunda edição na praça pública

Com o objetivo de criar novas formas para o incentivo a leitura, a Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria de Educação do município, realizou nesta sexta-feira (19) a segunda edição do projeto “Sexta Literária: Leitura viva na praça”, o projeto faz parte de umas das ações do projeto municipal denominado como “Ipanguaçu a cidade que lê”.

Durante a semana os alunos trabalham textos literários, poemas entre outras atividades dentro da sala de aula, para colocar em pratica as atividades estudadas os alunos se reúnem uma vez por mês no centro da cidade para as apresentações dos trabalhos.

Na manhã desta sexta, os alunos das Escolas Municipais, Francisco Soares da Costa e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI da comunidade de Pedrinhas e da Escola Maria Natália de Souza no luzeiro, foram os convidados desta segunda edição.

Os alunos declararam poemas e textos escritos por eles mesmos. A aluna, Janaina Costa Gonzaga, que cursa o 5º ano da escola Municipal Francisco Soares da Costa, conta que com o projeto incentiva a praticar a leitura dentro da sala de aula como em qualquer lugar. “Fico muito feliz de poder participar de momentos como este, o projeto nós incentiva a criar o gosto pela leitura, fazendo com que agente cresça acostumado a ler sempre” completa a estudante que pensa em ser professora.

A professora e secretária de Educação, Jeane Dantas, parabenizou os professores por estar desenvolvendo projeto junto aos alunos, e agradeceu também ao SESI pela parceria junto a Educação do município.  

Vejam algumas fotos:   













Alterado o horário das provas para os cursos técnicos integrados

As provas serão aplicadas a partir das 14h 30min no dia 12 de dezembro
Em virtude de uma maior demanda para o processo seletivo 2011, bem como a utilização de alguns campi para a realização do concurso público da UFRN, a Pró-Reitoria de Ensino alterou o horário da realização das avaliações. Com a alteração, a abertura dos portões dos locais de prova será feita às 13h 30min e o fechamento às 14h 15min (horário oficial local), às 14h 30min dará início as avaliações.

A consulta aos cartões de inscrição poderá ser feita a partir do dia 29 deste mês no endereçohttp://selecao.ifrn.edu.br/ . O cartão informará o local onde o candidato fará a prova, além da data e horários já mencionados.

A Coordenação de Apoio Acadêmico do Campus encaminhará ofícios às secretarias de educação informando da alteração. 647 candidatos são esperados para o exame que acontecerá no dia 12 de dezembro.

 Acesse a www.ifrn.edu.br para mais informações.

Fernando Freire
Matemático, Esp. em Planejamento e Consultoria Turística
Coordenador de Extensão – IFRN/Ipanguaçu
(84) 3335-2303/ (84) 8817-1364

Utilidade pública

EQUIPE DA PREFEITURA DE IPANGUAÇU VAI SE REUNIR COM FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA PARA TRATAR DE TARIFA SOCIAL DE ENERGIA

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Ipanguaçu, através da coordenação do Programa Bolsa Família, avisa as famílias beneficiárias do referido programa ou inscritas no Cadastro Único de programas sociais do Governo Federal das comunidades de Pataxó, Cuó que será realizada uma reunião neste dia 22/11/2010, às 9h da manhã, na Escola Estadual Maria da Glória de Azevedo Luna em Pataxó, e às 15h na Capela do Cuó, e que todos os beneficiários devem levar uma conta de energia elétrica mais recente, Identidade, CPF, e o cartão do Programa Bolsa Família.

A coordenação do Programa Bolsa Família pede encarecidamente que as famílias não deixem de participar.

A SEGUIR -  O CRONOGRAMA DE REUNIÕES COM AS FAMÍLIAS BENEFICIÁRIAS DO PBF SOBRE A TARIFA SOCIAL DE ENERGIA ELÉTRICA

1 - Comunidade:
Pataxó
Local: Escola Estadual Maria da Glória de Azevedo
Data: 22/11/2010
Horário: 9 às 13h
Responsáveis: Francy e Nilda

2 - Comunidade:
Cuó
Local: Capela do Cuó
Data: 22/11/2010
Horário: 15 às 17h
Responsáveis: Francy e Nilda

3 - Comunidade:
Base Física
Local: Visitas domiciliares
Data: 23/11/2010
Horário: 9 às 13h
Responsáveis: Francy e Nilda

4 - Comunidade: 
Pedrinhas
Local: Visitas domiciliares
Data: 23/11/2010
Horário: 15 às 17h
Responsáveis: Francy Nilda

5 - Comunidade: 
Centro
Local: Clube Municipal
Data: 24/11/2010
Horário: 9 às 11h
Responsáveis: Francy e Nilda

6 - Comunidade:
Canto Grande
Local: Capela Santo Antônio
Data: 25/11/2010
Horário: 9 às 11h
Responsáveis: Francy e Nilda

7 - Comunidade:
Agrovila Picada
Local:Escola Municipal Nelson Borges Montenegro
Data:26/11/2010
Horário: 9 às 11h
Responsáveis: Francy e Nilda

8 - Comunidade:
Tabuleiro Alto
Local: Centro de Vivência
Data:29/11/2010
Horário: 8 às 11h
Responsáveis: Francy e Nilda

9 - Comunidade:
Agrovila Olho D`água
Local: Centro de Vivência
Data: 29/11/2010
Horário: 14 às 17h
Responsáveis: Francy e Nida

10 - Comunidade:
Serra do Gado
Local: Visitas domiciliares
Data:29/11/2010
Horário: 14 às 17h
Responsáveis: Francy e Nilda

11 - Comunidade:
Tira Fogo
Local: Visitas domiciliares
Data:29/11/2010
Horário: 14 às 17h
Responsáveis: Francy e Nilda

Nilda Maria dos Santos Rodrigues
Gestora do Programa Bolsa Família

Agricultores realizam feira agroecológica

A iniciativa contou com apoio do IFRN/Ipanguaçu
Agricultores realizam feira agroecológica
Feirinha agroecológica
A horta comunitária da Base Física, localizada no distrito rural de Ipanguaçu/RN, onde o Campus está instalado, realizou no último dia 10 sua primeira “feirinha agroecológica”. A horta comunitária é uma idealização da Associação dos Produtores Rurais da Base Física, a iniciativa é assistida por alunos e professores do Curso de Agroecologia através do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA).
A “feirinha agroecológica” é resultado da articulação entre os produtores rurais, NEA, Projeto “PIA” (Produção Integrada e Agroecológica) e o Projeto de Extensão “Capacitação de agricultores familiares na produção de hortaliças. Durante a feira os agricultores tiveram oportunidade de ofertar seus produtos à comunidade e aos servidores e alunos do Campus. Integrantes dos projetos já citados convidaram os servidores para visitarem a barraquinha, instalada na margem da RN 118, e adquirirem os produtos como alface, cebolinha, coentro e tomate cereja.
Segundo a coordenação do NEA a proposta é que a iniciativa aconteça todas as quartas e sextas feiras, no mesmo local das 8h 30min às 13h. Nos próximos dias será lançado o site Núcleo de Estudos em Agroecologia, lá os leitores poderão acompanhar as ações do núcleo e conhecer mais sobre a Agroecologia.

Fonte: IFRN/Campus de Ipanguaçu

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons