i

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Advogados de Rosalba Ciarlini recorrerão ao TSE para manter governadora no cargo

O advogado da governadora Rosalba Ciarlini, Felipe Cortez, confirmou que recorrerá ao Tribunal Superior Eleitoral contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral, que afastou a chefe do Executivo estadual do cargo.
“Não havia o pedido de afastamento da governadora do cargo, isso surgiu no julgamento do TRE. Em primeira instância, o que houve foi a aplicação de multa. Agora o TRE decide afastar. Vamos recorrer imediatamente ao TSE. Decisão não se discute, recorre-se”, disse o advogado Felipe Cortez, que acompanhou o julgamento na sede do TRE.
Panorama Politico//Tribuna do Norte

Mandela foi a maior personalidade do século 20, diz Dilma em discurso

A presidente Dilma Rousseff discursou na manhã de hoje (10) na cerimônia de homenagem a Nelson Mandela em Joanesburgo, na África do Sul e disse que ele foi a maior personalidade do século 20. Dilma foi um dos líderes mundiais escolhidos para prestar tributo ao líder sul-africano nesta terça-feira (10). Barack Obama e o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon também discursaram. Os presidentes cubano Raúl Castro; da Índia, Pranab Mukherjee; da Namíbia, Hifikepunye Pohamba; e o vice-presidente da China, Li Yuanchao, também se pronunciaram na cerimônia.

“Nelson Mandela conduziu com paixão e inteligência um dos maiores processos de emancipação do ser humano da história contemporânea: o fim do apartheid na África do Sul. O combate de Mandela e do povo sul-africano se transformou em um paradigma para todos os povos que lutam pela justiça, pela liberdade e pela igualdade”, disse Dilma.

Para ela, o apartheid foi a forma mais elaborada e cruel da desigualdade social e política que se tem notícia nos tempos modernos. “Esse grande líder teve seus olhos postos no futuro do país, do mundo e de toda África”, disse Dilma.

A presidenta falou do orgulho de ter o sangue africano nas veias e lamentou a morte do líder. “Choramos e celebramos esse homem que faz parte do panteão da humanidade. Viva Mandela para sempre”, concluiu a presidenta.

O discurso de Dilma Rousseff é um dos vários que serão feitos hoje, ao longo da cerimônia de tributo a Mandela, no Estádio Soccer City, que tem capacidade para 80 mil pessoas. Estima-se que o evento seja um dos maiores da história, em relação ao número de chefes de Estado e de governo reunidos. De acordo com o governo sul-africano, foi confirmada a presença de 90 representantes.

Com informações da Agência Brasil

TRE determina afastamento da governadora Rosalba Ciarlini

Processo foi julgado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e por cinco votos a um, a governadora foi afastada.
Governadora Rosalba Ciarlini é afastada do cargo por decisão do Tribunal Regional Eleitoral.
A Justiça eleitoral determinou na tarde desta terça-feira (10) por cinco votos a um, pelo afastamento imediato da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). A atual governadora é acusada de abuso de poder político e econômico na campanha eleitoral do ano passado em que apoiou a candidata Cláudia Regina (DEM). 
O processo foi julgado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Com o afastamento, o vice-governador Robinson Faria (PSD) deve assumir o Governo do Estado em até 24 horas.
Pela legislação eleitoral, a Assembleia Legislativa deve dar posse ao vice-governador em até 24 horas após a publicação oficial da Justiça Eleitoral.
Mossoró
A corte do TRE também manteve mais uma cassação da prefeita afastada de Mossoró, Cláudia Regina (DEM), e do vice-prefeito, Wellington Filho (PMDB), por terem sido beneficiados pelo abuso de poder econômico e político praticado pela governadora Rosalba Ciarlini.
Rosalba Ciarlini será afastada do cargo tão logo a decisão seja publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE). Por cinco votos a um, o TRE entendeu que a governadora perdeu prazo para recorrer da sentença de primeira instância, com isso, a decisão transitou em julgado.
Em relação à segunda cassação de Cláudia Regina analisada no TRE, das dez que ela tem em primeira instância, o relator do recurso, juiz federal Marco Bruno Miranda, votou por mais um afastamento da prefeita e foi seguido pelos demais membros da Corte.
*Com informações de O Mossoroense.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons