i

terça-feira, 6 de setembro de 2011

3 anos de existência servindo a comunidade


Segundo Paulo Freire “Aprender a ler o mundo é apropriar-se dessa nova cultura”, partindo dessa premissa a Biblioteca Infanto Juvenil da Infância Adolescência Missionária Professora Maria Hilca de Alcântara comemora esta semana o seu aniversário de 3 anos de existência, servindo a comunidade estudantil e a todos que visitam para conhecer de perto o seu acervo que consta de 1.600 livros catalogados e disponíveis para quem gosta e aprecia a leitura. Queremos convidar toda a população Ipanguaçuense, em especial às escolas que fazem parte da nossa comunidade, para renovarem suas visitas, pois elas encantam a biblioteca contando às histórias que lá existem, declarando poesias, em fim, para mim é motivo de alegria quando as recebo naquela casa que oferece cultura, conhecimento e sabedoria para a vida. Sete de setembro, data mais que especial, dia da Independência do Brasil e do aniversário natalício de nossa patronesse Maria Hilca de Alcântara, escolhida por ter tido uma trajetória escolar intensa e construtiva, sendo leitora assídua, foi professora e bibliotecária sempre dando exemplo a todos que a cercam.

Convidamos a todos e a todas para visitarem a nossa querida biblioteca, criada com amor, com trabalho voluntário, com doação de livros, cadeiras, estantes, computador e tudo que lá existe. Convidamos também, a quem puder colaborar com a presença na biblioteca, doando um pouco de tempo para ajudar neste trabalho tão bonito e rico de cultura.



Grata,
Maria da Salete
Diretora da Biblioteca

Prefeitura de Ipanguaçu realizará desfile de 07 de Setembro, reunindo estudantes da Rede Pública de Ensino

Tradição incentivada pelo poder público municipal, o desfile cívico de 07 de setembro reunirá alunos de mais de uma dezena de escolas em Ipanguaçu, em honra ao Dia da Independência do Brasil.

Desfile do ano passado.
De acordo com a secretária de Educação, Jeane Dantas, o desfile tem início às 07 horas, com saída do Ginásio Poliesportivo José Araujo Filho e seguindo pela Avenida Luiz Gonzaga, a principal da cidade. Os estudantes seguirão, acompanhados da Banda Filarmônica Muncipal, com destino à sede da Prefeitura, onde ocorrerá o hasteamento das bandeiras de Ipanguaçu, do Rio Grande do Norte e do Brasil.

“Esse ano realizaremos mais um desfile com a participação das escolas das redes municipal e estadual. Nossos alunos darão exemplo de patriotismo” diz Jeane.

Além dos alunos da Rede Pública de Ensino na cidade, participarão do desfile jovens e crianças beneficiadas por projetos e programas sociais mantidos pela Prefeitura de Ipanguaçu, como é o caso da própria Banda Filarmônica, da qual participam crianças e jovens com idades entre 08 e pouco mais de 20 anos de idade.

O prefeito Leonardo Oliveira participará da solenidade de hasteamento das bandeiras, junto com secretários municipais e vereadores. “O desfile de 07 de setembro é uma marca de amor e respeito à nossa pátria, e deve ser valorizada. É uma tradição que não pode ficar esquecida no passado”, ressalta Leonardo.

Professores ameaçam novas paralisações



O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (SINTE) disse ontem que se o governo não cumprir o que foi acordado nas audiências de encerramento da greve, não haverá o fim do ano letivo em 2011, nem início em 2012. O governo garantiu reajuste de 34% divididos entre setembro, outubro, novembro e dezembro.

O aviso é uma reação às declarações da governadora Rosalba Ciarlini que no sábado, 3, disse que não pagará os reajustes dos planos de cargos, carreira e salário dos servidores em setembro. Na interpretação do governo, só agora é que os grupos serão chamados para negociar como os planos serão implantados.
A reação foi imediata e pode provocar nova greve dos técnicos administrativos. De acordo com Fátima Cardoso, coordenadora do Sinte, o magistério vai aguardar até dezembro, mas os grupos de Nível Operacional (GNO), de Nível Médio (GMM) e de Nível Superior (GNS) devem paralisar antes disso. Os servidores esperam 40% de reajuste, como diferença do que eles ganham e a tabela salarial. Como o governo disse que não cumprirá o acordo, os representantes das categorias devem se encontrar até semana que vem, para discutir o movimento paredista.
Ontem, a secretária de Educação, Betânia Ramalho, cancelou o encontro que tinha com o Sindicato dos Trabalhadores na Educação do Rio Grande do Norte (SINTE) e os coordenadores reagiram. Hoje, eles irão até o Centro Administrativo e só sairão de lá quando conversarem com Betânia e o chefe de gabinete Paulo de Tasso.
"Desde 21 de julho esperamos pela audiência e não conseguimos. O governo, além de protelar, está desrespeitando o Sindicato e a categoria", disse Fátima.

Prazo
De acordo com o Sinte, com o término da greve, o governo ficou de criar a comissão para fazer a reformulação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), mas até agora não apresentou ninguém. Segundo o coordenador Zé Teixeira, a entidade tem até dezembro, com o fim das atividades legislativas neste ano, para entregar o documento, mas para isso, precisa que seja definida a representação da Secretaria de Educação.

Secretaria
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação, o órgão só se pronunciará sobre essas informações quando receberem um documento formal das entidades.
 
Fonte: JOSÉ DE PAIVA
Da Redação do Jornal De Fato

TCE determina suspensão de licitação de R$ 6 milhões

Natal/Macau - A Primeira Câmara de Contas do Estado (TCE), em sessão extraordinária, votou na manhã de ontem, pedido do Ministério Público de Contas objetivando determinar ao prefeito de Macau, Flávio Viera Veras, a suspensão imediata da concorrência pública nacional nº 001/2011, envolvendo recursos da ordem de R$ 6 milhões.
  A medida foi solicitada pelo Corpo Técnico do TCE, que constatou uma série de irregularidades que ferem a legislação e podem representar graves lesões ao erário. Entre elas, a limitação ao número de participantes, a exigência do licitante já possuir a usina de asfalto devidamente licenciada junto ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) a se encontrar no máximo a 120km do local da execução dos serviços.
  O levantamento técnico constatou que a única empresa que satisfaria os requisitos do edital seria a Conpasfal - Construção e Pavimentação Asfáltica Ltda. Inclusive a empresa responde por outras irregularidades, em diversos processos em trâmite nesta Corte.
  No seu parecer, o procurador Luciano Silva Costa Ramos alegou que a defesa da Prefeitura de Macau foi insatisfatória. "Não teve o condão de elidir os indícios de irregularidades observados na instrução do processo" e sugere a anulação de todos os atos do certame.
  Em seu voto, o conselheiro relator Alcimar Torquato de Almeida concorda parcialmente com o parecer do procurador, discordando tão somente quanto ao pedido de nulidade dos atos do certame e, ao deferir a medida cautelar requerida, alega que "ante a permanência das irregularidades que cominam na desobediência ao princípio da isonomia entre os licitantes e maculam a seleção da proposta mais vantajosa para a Administração".
  Além disso, determina que "suspenda imediatamente a sua execução, abstendo-se de realizar, também, qualquer pagamento a ele pertinente, comprovando a adoção dessa medida, perante este Tribunal, no prazo improrrogável de 5 dias, a contar da intimação desta decisão".
  Ao DE FATO, o prefeito Flávio Veras, através da assessoria, informou que para se pronunciar com relação ao assunto, precisa se inteirar precisamente dos erros que estão sendo apontados pelo TCE, para somente depois que consultar a Assessoria Jurídica, ter uma posição a respeito do caso. Disse que vai recorrer da decisão no prazo previsto de 5 dias. Conclui dizendo que não costuma se cercar de pareceres jurídicos em suas decisões.
 
Fonte: Jornal DE Fato

Acidente com vítima fatal em Ipanguaçu

Por volta das 20:30 aconteceu um acidente na RN-118 que deixou ferido a pessoa de Antonio Calixto de Oliveira, 57 anos, Antonio de Caêta, como é popularmente conhecido. O mesmo pilotava uma motocicleta quando atropelou Francisco Rodrigues de Souza (Chico de Damião), ambos residentes em Arapuá. Os dois foram trazidos para o hospital de Assu, Antonio de Caêta com ferimentos já Chico de Damião não resistiu aos ferimentos e faleceu antes mesmo de chegar no hospital.


Praia potiguar é eleita uma das dez melhores do Brasil

Maracajaú acaba de entrar para o ranking das dez melhores praias para se mergulhar do Brasil. A listagem pertence ao Guia Quatro Rodas, um dos mais respeitados do país. Numa edição especial, dedicada às praias brasileiras, os já conhecidos parrachos potiguares, que receberam a quinta colocação, ilustram belas páginas da publicação, cuja seleção abrange os litorais sul e norte tupiniquins.
Segundo a publicação, a praia tem formação de recifes (parrachos) que tornam o mergulho uma aventura à parte. Além do potencial para o turismo aquático, Maracajaú conta com o charme de jangadas aportadas sobre a areia, coqueiros à beira-mar e uma pequena vila de pescadores.
Aqueles que se aventurarem nas águas azuis da praia terão a oportunidade de ver, além das belezas naturais, o histórico Farol de Tereza Pança. Construído no final da década de 30, o farol recebeu esse nome devido a uma embarcação que afundou no mesmo local após bater em um recife.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons