i

quarta-feira, 19 de março de 2014

Del Monte vai demitir 6,2 mil trabalhadores no RN e Ceará

Vinícius Menna
repórter

Seis mil e duzentas pessoas deverão ser demitidas no Rio Grane do Norte e no Ceará com a saída da Del Monte Fresh Produce Brasil do mercado internacional de banana. Principal exportadora do produto em solo potiguar, a Del Monte informou que deverá manter em torno de 700 dos 6.900 empregados no RN e CE, corte de quase 90% no número de colaboradores. O número é equivalente a três vezes e meia o total de trabalhadores contratados por todo o setor agropecuário nos dois estados, em 2013, que foi de 1.806, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego. A empresa não detalhou em quanto tempo as demissões vão ocorrer nem o total de trabalhadores que serão dispensados apenas no RN.

césar alvesPlantação de bananas no RN: a Del Monte vai reduzir em 38% a área destinada ao cultivo da fruta, no Rio Grande do Norte e Ceará


No estado, a Del Monte mantém 10 fazendas na região do Vale do Açu com 1.450 hectares de área plantada. De acordo com o gerente geral da Del Monte no Brasil, Sérgio Camacho, com a mudança de estratégia, até julho de 2014 essa área para o plantio de banana será diminuída para 900 hectares, o que equivale a uma redução de 38%. Em 2013, a produção da multinacional no RN fechou em 3,5 milhões de caixas de 18 quilos de banana, sendo que 60% desse valor – 2,1 milhões de caixas – foi para o mercado externo.

Na última semana, a Del Monte já havia anunciado que deixaria de produzir para o mercado internacional. Entre os motivos apontados pelo gerente geral da companhia está a cobrança de taxa de 40% para a banana brasileira que é exportada aos países europeus, enquanto que concorrentes são isentos devido a acordos comerciais. 

Sérgio Camacho acrescenta entre os fatores negativos os custos que seriam altos com insumos no RN e CE, em comparação com outros países produtores que competem com a Del Monte, além de dificuldades na liberação de agroquímicos que em outros países não são proibidos, o que gera custos maiores do que os enfrentados pelos concorrentes.

Na opinião do gerente geral, uma solução possível seria a diminuição da taxa de importação do produto, o que poderia ser viabilizado com negociações entre o Mercosul e a União Europeia. “O ambiente não é positivo. A Del Monte não pode seguir arcando com essa situação negativa. Estamos gratos por estar aqui. Não se trata de uma crítica. É uma decisão. Já estamos aqui há 12 anos e podemos dizer que é muito complicado exportar do Brasil”, afirma.

Com a mudança, a estimativa do gerente geral é que a produção em 2014 chegue a um patamar de 2,25 milhões de caixas de 18 quilos de banana no RN, que serão distribuídos para a Grande São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas e Manaus. “Também estamos fazendo contatos para vender para a Bahia”, diz. A Del Monte planeja produzir coco nos 550 hectares que deixarão de ter bananas, ideia que ainda está em fase de estudo, segundo ele.

Deu na Tribuna do Norte, continue lendo aqui

Atendimento biométrico suspenso nos municípios da 29ª Zona

Em razão de princípio de incêndio na sala de equipamentos de comunicação do sistema de telefonia móvel e fixa no prédio da concessionária de serviços de telecomunicações Oi, no município de Assú, o atendimento da revisão biométrica nos municípios de Assú, Ipanguaçu, Porto do Mangue está suspenso.

Em Mossoró, o atendimento está instável desde ontem, em razão do mesmo problema.

Em Carnaubais e Itajá, a revisão segue normalmente, vez que em tais municípios a tecnologia de transmissão de dados é diferente.

Blog do VT

TRE-RN mantém cassação de prefeito e vice-prefeito de Ipanguaçu

O prefeito Leonardo Oliveira, do PT, e seu vice Josimar Lopes, do PSB, do município de Ipanguaçu, acabam de ser cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. A decisão de segunda instância confirma sentença da juíza Aline Daniele Belém Cordeiro Lucas, de Assu.

O placar foi por 3 votos a 2. O prefeito Leonardo Oliveira, pela decisão do TRE, também deverá ser substituído pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Geraldo Paulino, tão logo seja publicado o Acórdao da decisão da tarde desta terça-feira, 18, no Diário Oficial da Justiça. A decisão cabe recurso no Tribunal Superior Eleitoral.

Fonte: Jornal de Fato

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons