i

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Semana do gibi estimula leitura entre crianças e adolescentes. Projeto social sem fins lucrativos há 18 anos muda vida de centenas de crianças




Um projeto que busca promover a leitura junto às crianças e adolescentes ganha por mais um ano espaço na promoção social do grupo da Infância, Adolescência e Juventude Missionária (IAJM), grupo no qual ligado à igreja católica que há 18 anos implantado no município de Ipanguaçu, que fica pouco mais de 200 km de Natal, capital do Rio Grande do Norte, na qual colabora na formação de centenas de crianças, adolescentes e jovens de forma voluntária. 

Surgido pela necessidade de estimular à leitura durante a infância, a Semana do Gibi, nasce como um projeto da biblioteca interativa Infanto-juvenil Professora Maria Hilca de Alcântara, que em parceria com as Cáritas Paroquial, estimula o desenvolvimento intelectual desde cedo dos pequenos. A biblioteca implantada através do trabalho coletivo, e de doações vindas de toda parte do Brasil, oferece a toda a cidade livros infanto-juvenil para empréstimos. 

Durante toda essa semana, o projeto que ganha esse ano a sua quinta edição contará com atividades desenvolvidas na sede municipal, na zona urbana, e em comunidades rurais da cidade, a proposta é levar também as comunidades gibis, como uma atividade educacional onde o grupo está implantado. 

Personagens como o da Turma da Mônica, saem dos gibis e integra a semana de atividades. A proposta pedagógica é aproximar ainda mais as crianças e adolescentes dos personagens infantis e assim estimular a curiosidade pela leitura das histórias, que com uso de imagens deixam as histórias ainda mais divertidas. 

O coordenador da IAJM no município, Rafael Cosme Tavares, 30, é servidor público e dedica o pouco tempo que tem para as atividades, ele aos 12 anos fundou o grupo na qual até hoje se faz ainda atuante. 

- Temos 18 anos de intensa caminhada, colaborando direta e indiretamente na vida de muitas pessoas, se perguntarem na cidade quem participou da infância missionária, 99% responderam que sim. Hoje além da implantação da biblioteca e do projeto da semana do Gibi, as crianças têm a oportunidade de participarem da fanfarra, a banda de música, na qual a música sem dúvida colabora para a vida dos nossos pequenos. 

Arthur Aquino de 16 anos é outro que dedica o seu tempo para a atividade que esta acontecendo essa semana. Para ele colaborar para o trabalho como voluntário é prazeroso. 

- Disponibilizar um pouco do tempo, para ler para alguém, para uma criança é muito gratificante. Quando as férias chegam, já me organizo para participar, no ano passado me vesti até um dos personagens, as crianças adoram ver que aquele personagem do gibi está lendo pra ela. 

Lourdes Maria, 10, esta adorando a programação, ela aproveita toda a tarde lendo os gibis e participando das atividades com os fantoches. A menina aproveita e ler as historinhas para os seus amigos. 

A semana do Gibi acontece até a sexta-feira(23), para participar os pais ou responsáveis devem se dirigir a sede municipal, e deixar o filho para a programação das 14h às 17h. 

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons