i

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Agricultores podem se cadastra no Programa Venda em Balcão

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ipanguaçu informa a todos os pecuaristas de Ipanguaçu, que a partir desta terça-feira, dia 03 de novembro, a Secretaria Municipal de Agricultura estará realizando o novo cadastro do Programa Venda em Balcão da CONAB, que disponibiliza a venda do milho com o preço abaixo de mercado.

Os interessados devem procurar a respectiva Secretaria de segunda à sexta-feira, das 7 às 13h, com os seguintes documentos:

1. IDENTIDADE E CPF
2. COMPROVANTE DE RESIDENCIA ATUALIZADO
3. DOCUMENTO DA PROPRIEDADE (escritura pública, contrato de arrendamento, comodato, carta de anuência, posse etc.... e/ outro título da terra);
4. COMPROVANTE DE VACINAÇÃO AFTOSA REBANHO BOVINO;
5. FICHA DE DECLARAÇÃO DE REBANHO / FICHA SANIT. PROP. RURAL (para os demais rebanhos)
6. PRONAF DAP (certificado do INCRA)

Escolas de Ipanguaçu escolhem novos diretores nesta quinta-feira


Nesta quinta-feira, 05, a comunidade escolar de quatro escolas municipais de Ipanguaçu irão as urnas para a escolha dos novos diretores (as) e vice-diretores (as). A eleição faz parte do processo de democratização das unidades escolares, assinado em 2011, pelo prefeito Leonardo Oliveira. A Escola Municipal Nelson Borges Montenegro, na comunidade de Picada, foi a única a não registrar candidatura aos cargos. 

Para a secretária de Educação, a professora Jeane Dantas, o processo fortalece a educação pública para a descentralizada da gestão, fazendo do espaço escolar a construção da democracia. “Nada mais do que propicio dá inicio a esse processo pela democracia nos espaços escolares. Incentivar a comunidade escolar a participar dessa decisão é uma conquista importante na elaboração de uma educação cada vez mais forte”, disse Jeane.

O processo eleitoral nas Escolas Francisco Florêncio Lopes (Pataxó), Adalberto Nobre de Siqueira (Tabuleiro Alto), Francisco Targino Nobre (Língua de Vaca) e Francisca da Salete Ribeiro Barreto (Bairro Ilha Grande).

No dia 05, a votação terá inicio às 8h e seguirá até às 17h, horário local. As mesas receptoras serão compostas pela própria comunidade escolar local, e fiscalizadas pela Comissão Municipal para Diretores e Vice-diretores das Escolas da Rede Municipal de Ipanguaçu. O voto é direto e secreto e ocorre em cédulas de papel.

Candidatos aos cargos de diretores (as) e vice-diretores (as):

1. Não houveram inscritos para candidatos a direção da Escola Municipal Nelson Borges Montenegro;
2. Escola Municipal Adalberto Nobre de Siqueira: Maria da Conceição Lopes de Sousa (candidata a diretora) e Manoel Gilvan de Melo (candidato a vice-diretor);
3. Escola Municipal Francisco Florêncio Lopes: Maria Maísa Marcolino Almeida (candidata a diretora) e Francisca Cristina Barbalho (candidato a vice-diretora);
4. Escola Municipal Targino Nobre de Siqueira: Ana Germano de Paiva Melo (candidata a diretora);
5. Escola Municipal Professora Salete Ribeiro Barreto: Márcia Suelly dos Santos Oliveira Araújo (candidata a diretora) e Maria de Lourdes dos Santos Filgueira (candidata a vice-diretora); Maria Concebida Fonseca Oliveira (candidata a diretora) e Fábia Cristina do Nascimento Florêncio (candidata a vice-diretora).

Em Ipanguaçu, unidade Móvel vai oferecer exame de imagem de gratuitamente


O mês de outubro foi dedicado a campanha pela prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Na última semana a Secretaria Municipal de Saúde promoveu no Centro de Saúde Tibúrcio Freire da Silveira, o Dia “D” de conscientização, com o Outubro Rosa.

Segundo o secretário Tales Praxedes, as Unidades Básicas de Saúde(UBS) e as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), estiveram engajadas durante todo o mês reforçando os cuidados a serem tomados pelas mulheres, além da conscientização pelo o diagnóstico precoce, oferecendo o atendimento e o acompanhamento médico. “Esse trabalho tem sido diário em nosso município. Ao oferecer atenção básica, temos ainda a preocupação nos casos mais complexos, para isso temos pactuado exames para oferecer a nossa população. O importante é termos nossas famílias com a saúde em dia”, disse.

Durante o Dia “D”, ocorreram palestras, teste rápido de investigação da infecção de vírus do HIV e sífilis, verificação de glicemia e aferição da pressão arterial.

Para o prefeito Leonardo Oliveira, presente na atividade, é importante o envolvimento da mulher na campanha, mas também a do homem na prevenção e combate a doenças, em que o homem não está imune. “Tanto a mulher, quanto o homem precisam está com a saúde em dia. O mês de novembro será dedicado a nós homem, e para isso é necessário atenção e participação”, chama atenção o gestor municipal.

A edição 2015 do Outubro Rosa chegou ao fim, mas as atividades de prevenção continuam. Nos dias 12, 13, 14 a Prefeitura através da parceria entre a Secretaria e a Liga Norte Rio-Grandense contra o Cânce oferecerão o exame de momografia, que buscará atender mais de 200 mulheres, com o exame de imagem.

“Uma unidade móvel estará em Ipanguaçu para o exame de imagens. Para isso convidamos as mulheres para procurar um médico, ou sua própria UBS para as orientações e triagem. A Secretaria de Saúde está à disposição para tirar qualquer dúvida”, reitera o secretário.

Neste mês de novembro a campanha pela saúde do homem está prevista para acontecer ao longo do mês, o dia “D” do Novembro Azul está agendado para o dia 14. A expectativa é conscientizar os homens na prevenção ao câncer de próstata, além de incentivar a procura do sistema de saúde com maior frequência.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons