i

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

RN ganha mártires como padroeiros

Tribuna do Norte – Os 30 Protomártires de Cunhaú e Uruaçu passam a ser venerados, a partir de hoje, como padroeiros do Rio Grande do Norte, e celebrados como solenidade em todas as igrejas e capelas do Estado. Entre eles, os padres André de Soveral e Ambrosio Francisco Ferro e o leigo Mateus Moreira. O decreto de nº 7/2013 nesse sentido foi assinado pelo arcebispo metropolitano de Natal, dom Jaime Vieira Rocha e, ontem, o site da Arquidiocese de Natal já trazia a proclamação.

Os mártires foram sacrificados e mortos pelos invasores holandeses em 16 de julho de 1645 por não abjurarem a fé católica, casos dos padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro e o leigo Mateus Moreira e mais 27 companheiros. O arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira, ressaltou que com o decreto, a partir desta quinta-feira, 3 de outubro, eles, não apenas passam a ser venerados como Padroeiros do Estado, em todas as Igrejas e Capelas, mas a igreja constitui oficialmente a festa religiosa e litúrgica dos mártires.

O arcebispo de Natal determinou que o decreto seja enviado à Cúria das Dioceses de Mossoró e Caicó. Segundo D. Jaime, para constituir o documento que institui os padroeiros para o Estado, também assinado pelo chanceler da Cúria Metropolitana, padre Valtair Lira Lucas, houve consulta ao bispo de Mossoró, dom Mariano Manzana e ao administrador diocesano de Caicó, monsenhor Ivanoff Pereira, além das dioceses sufragâneas de Natal. “Temos o apoio e a concordância de todos”, afirmou D. Jaime Vieira.

Para emitir o decreto, o arcebispo de Natal considerou alguns fatos, como a beatificação dos mártires, ocorrida em 5 de março de 2000, na praça de São Pedro, no Vaticano, pelo então papa João Paulo II, que os chamou de Protomártires do Brasil, reconhecendo-os como “os primeiros a testemunharem com o sangue em terras brasileiras a Fé em Cristo e o Amor à Igreja Católica”. Também considerou-se o reconhecimento pelos Bispos do Brasil da fidelidade do leigo Mateus Moreira à Santa Eucaristia, que rezou na hora do martírio “Louvado seja o Santíssimo Sacramento”, proclamando-o em 2005 Padroeiro dos Ministros da Eucaristia no Brasil. Além disso, considerou-se o fato de a data de 3 de outubro ser reconhecida por parte do poder público civil, através de lei estadual, como dia da Festa dos Protomártires do Brasil, um feriado estadual.

Pedidos de ingressos para Copa do Mundo de 2014 superam 4,5 milhões

Mais de 4,5 milhões de pedidos de ingressos para jogos da Copa do Mundo de 2014 já foram feitos no site da Federação Internacional de Futebol (Fifa). Desse total, 3,4 milhões foram feitos no Brasil. Em seguida, aparecem a Argentina (223,7 mil pedidos) e os Estados Unidos (175,1 mil).

O número é superior à capacidade dos 12 estádios, de aproximadamente 3,7 milhões. Como para alguns jogos haverá mais demanda do que oferta de assentos nas arenas, depois do término do prazo de pedidos, no dia 10 de outubro, haverá um sorteio para definir quem poderá comprar os tíquetes e quantos poderão ser adquiridos por cada pessoa. Para os brasileiros, os valores variam de R$ 30 a R$ 1.980, dependendo do local da arquibancada e da fase da competição.

Parabéns

Recebi a ligação hoje(03) do Secretário Genilo Rodrigues me informando que quem completa mais um ano de vida, é o professor e blogueiro Aluísio de França, assim como ele faz em seu blog parabenizando várias pessoas, hoje eu e muitos o parabeniza por este veiculo de comunicação. 

Felicidades pelo seu aniversário. Que seu caminhar seja sempre premiado com a presença de Deus, guiando seus passos e intuindo suas decisões, para que suas conquistas e vitórias, sejam constantes em seus dias. Parabéns por hoje, mas felicidades sempre.

Com inaugurações, RN passar a contar com 19 unidades do IFRN



Após as inaugurações das três unidades de ensino em Canguaretama, Ceará-Mirim e São Paulo do Potengi nesta quarta-feira (2), o Estado contabiliza 19 unidades de educação ténica.
O Rio Grande do Norte é um dos estados do Brasil que mais conta proporcionalmente com unidades de ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN). Após as inaugurações das três unidades de ensino em Canguaretama, Ceará-Mirim e São Paulo do Potengi nesta quarta-feira (2), o Estado contabiliza 19 unidades de educação ténica.

As três novas unidades, inauguradas com presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante e da presidente Dilma Rousseff (PT) fazem parte da programação do governo federal na expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Cada unidade poderá atender a mais de 1.200 alunos em cursos técnicos, promovendo a interiorização da educação. O reitor do IFRN, Belchior Oliveira da Rocha lembrou a importância das unidades de ensino para os jovens. "Antes de 2003 tínhamos apenas 2 unidades do IFRN em nosso Estado e apenas 5 mil alunos. Hoje, tenho a alergia de dizer que teremos quase 23 mil alunos nos 19 campi no Rio Grande do Norte", comentou. 

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante destacou os investimentos federais na educação no Brasil como a entrega de mais de mil ônibus escolares que fazem o transporte dos alunos até as escolas. "É através da educação que estamos criando um caminho para os jovens em todo o Brasil. E o governo fará ainda mais", detalhou o ministro da Educação. 

A entrega de 6 mil tablets para os professores feita pelo governo federal também foi lembrada pelo ministro como investimento na educação. "Estamos beneficiando também os professores", afirmou Aloizio Mercadante.

Em todo o Brasil, existem hoje 314 unidades do Instituto Federal e a previsão é que até 2014 sejam inauguradas mais 208 unidades.

Nominuto.com

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons