i

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Prefeitura de Ipanguaçu promove nesta quarta o “Dia D” de campanha de combate ao câncer de mama


Nesta quarta-feira (30), a prefeitura de Ipanguaçu promove o “Dia D” da campanha “Pensando Rosa: Prevenção ao Câncer de Mama”. O tema é oportuno: o câncer de mama é segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, especialmente nas com mais de 35 anos de idade. No Brasil, as taxas de mortalidade por conta desta doença são elevadas, especialmente porque o diagnóstico, na maioria das vezes, ocorre já em estágios avançados, quando o tratamento tende a ser menos eficiente.

Segundo a secretária de Saúde, Sumaira Fonseca, a prefeitura vem investindo bastante em ações que visem fortalecer a prevenção e o diagnóstico precoce. “Somente a prevenção é capaz de mudar os números desfavoráveis às mulheres brasileiras. Esta é uma ação que dura o ano todo, período no qual temos informado as mulheres ipanguaçuenses sobre como devem realizar corretamente o autoexame da mama e estimulamos para que o façam com regularidade. Em 2010 mais de 2.400 mulheres realizaram o autoexame em campanhas semelhantes e cerca de 500 passaram por uma mamografia” informa.

No “Dia D” da campanha, equipes médicas especializadas realizarão durante todo o dia exames e divulgarão medidas preventivas. Os casos que forem identificados, serão encaminhados para acompanhamento médico constantes.

A programação se iniciará com uma caminhada, saindo da Escola Estadual Manoel de Melo Montenegro às 7:30 da manhã, com destino ao Centro de Saúde Tiburcio Freire da Silveira. No local acontecerão as palestras educativas e exames.

Escolas Públicas de Ipanguaçu terão eleições diretas para diretores


De forma a fortalecer a democracia no ambiente escolar e no intuito de proporcionar maior autonomia às escolas da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Ipanguaçu, através da secretaria municipal de Educação, está tomando todas as providências necessárias para que ocorram no início de 2012 as eleições diretas para a direção de cada unidade escolar.

Nas ultimas semanas, através do Jornal Oficial do Município, o prefeito Leonardo Oliveira nomeou a comissão central para o processo de eleição dos diretores das escolas municipais, pelo decreto 009/2011. Entre outras atribuições, a Comissão Central terá a responsabilidade de coordenar o processo eleitoral nas escolas e é composta pela subsecretária de Educação Mara Carmelita Lopes e as técnicas da secretaria de Educação Edilza Damascena e Ianny Almeida.

Segundo a secretária de Educação Jeane Dantas, as eleições para diretor das escolas da Rede Municipal de Ensino serão realizadas em todas as unidades de educação em que o total de alunos seja igual ou superior a 101 (cento e um) alunos.

Para o prefeito Leonardo Oliveira, uma gestão livre e democrática precisa garantir as ferramentas para colocar estes ideais em prática. “Essas eleições são um passo importante para que continuem acontecendo avanços na nossa educação. Eu acredito que estamos procurando fazer a nossa parte, e queremos que todos que tenham vontade e acreditam que estão preparados para o cargo, possam se candidatar e buscar fazer o melhor pela Educação do nossa cidade”, diz o gestor.

Dilma assina concessão

A presidente assinou ontem a concessão para a construção do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante

Ao assinar ontem, a concessão do Aeroporto internacional de São Gonçalo do Amarante, a presidente Dilma Rousseff (PT) destacou a capacidade de convivência política que deve haver entre os gestores. Adversária da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), Dilma enfatizou que terá uma relação republicana de parceria com a democrata em benefício do Rio Grande do Norte e do Brasil. "Hoje, temos a capacidade de deixar de lado as divergências ideológicas pelo bem da população", ponderou.
A chefe do Executivo foi muito aplaudida ao subir ao palanque, em São Gonçalo, e curvou-se para cumprimentar populares Foto: Ana Amaral/DN/D.A Press
Dilma afirmou que a união da bancada do Rio Grande do Norte em torno do Aeroporto de São Gonçalo foi preponderante para que o projeto fosse tocado. "Nós evoluímos democraticamente. O aeroporto é uma realidade por causa da união de todos os partidos. Temos obrigação de governar junto com quem o povo escolheu. Não há espaço para divergências ideológicas. Eu não governo para partido, mas para o povo brasileiro".

Dilma Rousseff também comentou o sucesso do leilão do aeroporto e as vantagens que a obra trará para o estado. "No leilão, nós tivemos 88 lances. Isso mostra o quanto os investidores se interessaram pela região. O consórcio Inframérica venceu com um valor 228% acima do mínimo previsto, o que revela o sucesso que tivemos. O aeroporto, que será administrado pela iniciativa privada, é fruto de uma nova etapa para o desenvolvimento do Brasil", comemorou.

Veja a matéria Públicada pelo Diário de Natal/Allan Darlyson (aqui)

Bebê Feliz 2011 é escolhido

Foi encerrada ontem (28) a votação da enquete da do concurso “Bebê Feliz 2011” da campanha “Semana do bebê: Quem ama cuida” promovida pela Prefeitura de Ipanguaçu e a comissão Pró-Selo UNICEF.

Cerca de 776 pessoas votam na enquete, e o “bebê Feliz 2011” que foi escolhido é: Nailson da Silva Fonseca Filho de 4 meses com 336 votos (43%).


O resultado você conferi na integra:

1. Nailson da Silva Fonseca Filho – 4 meses – Centro 336 (43%)
2. João Manoel Rocha Frazão – 4 meses – Veneza 298 (38%)
3. Tunefis da Silva Morais Filho e Tomaz Clemente de Morais Neto – 10 meses Cohab 31(3%)
4. João Gabriel Fonseca Irineu – 3 meses – Veneza 24 (3%)
5. Ana Vitória Silva Moura – 6 meses – Japiaçu 22 (2%)
6. Emmanuelly Rodrigues da Cunha – 8 meses – centro 18 (2%)
7. Jamili Kelly Andrade da Silva – 1 ano - Olho D'água 1 (0%)
8. Julia Dafany Barbosa Higino – 7 meses – Arapuá 7 (0%)
9. João Pedro Rodrigues de Souza – 11 meses – Presidente Lula 4 (0%)
10. Lorrany Vitória Lima do Nascimento – 1 ano – Presidente Lula 2 (0%)
11. Nicolas Iury Bevenuto Dantas – 1 ano – Presidente Lula 11 (1%)
12. Vitorya Kristianny Fonseca da Silva – 10 meses - Centro 9 (1%)
13. Kamilly Antonelly da Silva Lopes – 4 meses – Presidente Lula 13 (1%)
14. Pedro Lucas Mendonça – Presidente Lula 0 (0%)

Todas as mães responsáveis pelos bebês devem procurar a comissão do Pró-Selo UNICEF para receber o certificado da participação do bebê no concurso.

Inscrições para formação de novas turmas de cursos de Guia de Turismo e Segurança no Trabalho do Ifrn seguem até domingo

Já foi aberto o calendário de inscrições com vistas à constituição de novas turmas de dois cursos à distância – Guia de Turismo e Segurança no Trabalho – ofertados através do pólo presencial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Ifrn, instalado há três anos na cidade do Assú, e que funciona especificamente nas dependências do Centro Educacional Pedro Amorim, Cepa, unidade escolar municipal localizada no bairro Frutilândia. 

A notícia é dada pela coordenadora do pólo e diretora-geral da Secretaria Municipal de Educação e Cultura na cidade, professora Eliane Soares da Silva. A dirigente declarou que as inscrições objetivam o processo seletivo que formará a terceira turma dos dois cursos. Eliane Soares declarou que os participantes das primeiras turmas dos dois cursos foram formadas em agosto deste ano e os das segundas turmas colarão grau ainda durante o primeiro semestre de 2012. O cronograma de inscrições foi iniciado dia 16 de novembro corrente e terão desdobramento até o dia 4 de dezembro, próximo domingo. A professora transmitiu que a inscrição é feita exclusivamente pela internet, por intermédio do portal eletrônico www.ifrn.edu.gob.br. 

A professora informou que neste portal o interessado vai dispor de todas as informações sobre como participar. Eliane Soares adiantou que o processo seletivo disponibilizará 50 vagas para o curso técnico em Guia de Turismo e outras 25 vagas para o curso técnico de Segurança no Trabalho. O pólo presencial funciona às terças e quintas-feiras, durante o período vespertino e noturno e, aos sábados, durante o horário matutino. A professora frisou que as atividades dos dois cursos serão à distância, mas haverá alguns momentos presenciais também. A coordenadora do pólo presencial antecipou que, conforme o edital de convocação da seleção pública, as avaliações deverão estar sendo aplicadas para os candidatos no dia 15 de janeiro de 2012, provavelmente na sede do Cepa. 

O valor da inscrição é de somente vinte reais. A professora Eliane Soares frisou que, para o ano que vem, o Ifrn estuda a implantação de mais pólos presenciais para ensino à distância no Rio Grande do Norte. Atualmente, além do pólo localizado na cidade do Assú, há unidades semelhantes nas cidades de Parnamirim (Grande Natal), Currais Novos (região Seridó) e Lajes (região Central). Ela obteve a confirmação de que, a partir do próximo ano, surgirão novos pólos no Rio Grande do Norte. Mossoró deverá ganhar um pólo e também está sendo estudada a criação de outro pólo na cidade de Caicó. Para que o município seja dotado de uma unidade, disse, é necessário que seja firmado um termo de cooperação técnica com a Prefeitura.

Por Rádio Princesa do Vale

Lula diz que não descarta disputar presidência mais uma vez

O Globo
“Assim como não tenho coragem de dizer que vou concorrer a alguma coisa em algum momento, não tenho coragem de dizer que não vou”. A declaração foi dada pelo ex-presidente Lula numa reportagem publicada na edição desta semana da revista americana “The New Yorker”. Na reportagem, sobre o governo Dilma, Lula, ao ser perguntado se consideraria voltar a disputar o cargo de presidente, não descarta a possibilidade.

“Não existe isso de ficar fora da política para sempre. Só a morte pode tirar um político da política para sempre. Olhe o Jimmy Carter: teve uma Presidência falha, e agora é o melhor ex-político na política. Eu o admiro. E Clinton – nunca vai perder sua importância. Então, o que vai acontecer no futuro? Eu não sei. Eu já cumpri meu papel no Brasil”, diz Lula na reportagem.

Blog do Noblat

Garibaldi é réu na ação que manda funcionários do Senado devolver dinheiro


A Folha de São Paulo destaca que a Justiça Federal mandou que 3.883 funcionários do Senado devolvessem dinheiro de horas extras pagas durante o recesso parlamentar de 2009.
Uma ação popular que tramita na Justiça Federal do Rio Grande do Sul afirma que o pagamento foi “imoral” e “fraudulento” porque remunerou um “serviço não realizado”. Nos recessos da Casa, não há sessões.

Foram incluídos como réus na ação o atual ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, que na época presidia o Senado, e o ex-senador Efraim Morais, então primeiro-secretário da Mesa. O mérito do processo ainda será julgado, mas a juíza Vânia Hack de Almeida concedeu liminar determinando que o reembolso aconteça já.

O texto da ação registra que o gasto total com o pagamento foi de R$ 6,2 milhões. Mas também afirma que, desse total, R$ 531 mil já tinham sido devolvidos aos cofres públicos. Cabe recurso.

Ministro do STF conclui voto da Ficha Limpa


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa (foto), concluiu seu voto sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa a partir das eleições de 2012. No último dia 9, quando o caso estava em julgamento no plenário, ele havia pedido vista do processo.

Na época, Joaquim Barbosa disse que esperaria a posse da nova ministra do STF, Rosa Maria Weber, para não haver o risco de empate na votação, pois só havia dez ministros presentes. Mas há previsão para realização da cerimônia.

A decisão do novo julgamento ficará a cargo do presidente da Corte, ministro Cezar Peluso. As sessões do STF vão até o dia 19 de dezembro. Depois, entra em recesso até fevereiro do próximo ano.

ONG ligada ao PMDB recebe R$ 297 mil da Sethas

A Secretaria de Estado, do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) vai destinar quase R$ 300 mil para a Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de São José do Mipibu entre os meses de novembro e dezembro deste ano. A associação é ligada ao ex-prefeito da cidade Arlindo Dantas (PMDB).

O extrato de termo de convênio 13/2011 foi publicado no dia 1 de novembro deste ano no Diário Oficial do Estado.  Nele está previsto o valor de R$ 297 mil para uma cooperação técnico-financeira para manutenção e promoção de cursos. Os repasses serão feitos nos meses de novembro e dezembro deste ano. 

A Sethas é controlada pelo professor Luiz Eduardo Carneiro (PMDB), indicação do ministro Garibaldi Alves Filho (PMDB) para a pasta. O ex-prefeito de São José do Mipibu, Arlindo Dantas, é pai do deputado estadual Fábio Dantas (PHS), que, pelo menos por enquanto, faz oposição à gestão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). 

O repasse de dinheiro para a Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de São José do Mipibu começou dois meses depois da filiação do ex-prefeito Arlindo Dantas ao PMDB. Atualmente, o partido está na base de apoio da governadora Rosalba Ciarlini e se articula para alianças visando as eleições de 2012 em todo o estado e também para as eleições de 2014.

Do blog  Robson Pires