i

quarta-feira, 29 de julho de 2009

PROPAGANDA ELEITORAL PELA INTERNET



Do Estadão

Blog, microblog, post, comunidade, smartphone. É bom ir se acostumando com a linguagem e a tecnologia, pois as eleições vão invadir a web em 2010, expandindo possibilidades, mas acendendo novas polêmicas. Em entrevista ontem à TV Estadão, a advogada Patricia Peck Pinheiro, especialista em direito digital, previu mais chances para políticos anônimos, mas dificuldade em coibir a boca de urna online e a campanha fora de época.

O QUE MUDA

"As próximas eleições vão invadir esse ambiente. A gente vê um amadurecimento de eleições, que acompanha o amadurecimento do exercício de cidadania. O jovem que vai votar pela primeira vez, aos 16 anos, ele já tem linguagem de YouTube, Twitter, Orkut. Como candidatos e propostas políticas chegam a esse público, se não for pela web?"

LIBERDADE DE OPINIÃO

"Se a opinião gerar abuso, ofensa, está sujeito às penalidades relacionadas à Lei Eleitoral. Isso acontece na internet também e ele pode ficar com o espaço suspenso por 48 horas, se não cumprir essa boa prática na web. Se alguém postar algo ofensivo no blog dele, na comunidade, o correto é gerar o direito de resposta, se o candidato solicitar. Não vai ter de correr atrás para pedir o direito de resposta."

CENSURA

"A equiparação com rádio e TV, a nosso ver, é equivocada. A internet não depende de concessão. A web deveria ser mais comparada a jornal e revista, no sentido de poder ter a publicidade eleitoral paga."

NO MUNDO

"Em geral, os países não têm gerado restrições de internet. Nos Estados Unidos, não tem. Isso é para Brasil. Mas aqui também nós temos muitos partidos, muitos candidatos, tem um jeito meio brasileiro..."

RENOVAÇÃO

"A web vai trazer novas caras. Uma grande oportunidade de candidatos passarem a ser conhecidos, mesmo sem estarem por trás de uma bandeira forte de partido ou de uma verba muito alta. Será a primeira eleição em que talvez o marketing político pense seriamente sobre a internet, sobre a criação da campanha pensando nessa mídia. Tomara que a internet possa trazer aquele candidato que seja uma surpresa para todos e venha a encampar um público mais jovem ou os que não querem votar nas mesmas opções de sempre."

TL COMENTA: A internet já está sendo utilizada como ferramenta útil para as eleições de 2010. Haja vista o enorme número de sites, blogs e twitter - ah, o polêmico twitter - criados para atender à demanda dos ditos governadoráveis. Agora, importante lembrar também que como tudo que é novo estará sujeito a acidentes de percurso. No aprender fazendo, um passo em falso pode gerar grandes repercussões, proporcionais à velocidade da grande rede.

É aguardar...

RN é um dos piores em analfabetismo no país


O Rio Grande do Norte tem um dos piores índices de alfabetização do país entre crianças de oito e nove anos de idade. Apesar dos vários programas de atenção à criança dos governos municipal, estadual e federal, o estado ainda tem 23% de crianças analfabetas. O índice corresponde a um alarmante número de 28 mil crianças e tendem a engrossar as fileiras do analfabetismo funcional e reforçar a indústria de projetos sociais voltados para a educação de jovens e adultos.

Os dados foram divulgados pelo IBGE na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio - Pnad e revelam que o estado obteve o sexto pior desempenho no país e o quinto no Nordeste no ranking de crianças analfabetas. O Rio Grande do Norte está melhor apenas que os estados do Maranhão (38%), Alagoas (29)%, Piauí (27%), Paraíba (24%) e o Pará (24%).

Ao continuar assim o RN dificilmente cumprirá a meta de ter até 2022 toda criança plenamente alfabetizada aos oito anos, estipulada pelo movimento Todos Pela Educação.

* Com informações do DN Online

Ipanguaçu sediará etapa do circuiro de tecnologias para o campo



A Emparn/RN deu início a 6ª edição do Circuito de Tecnologias Adaptadas para a Agricultura Familiar, levando técnicas e conhecimentos agropecuários aos trabalhadores rurais, através de palestras e oficinas.

O circuito está dividido em seis etapas: Cruzeta (já realizada); Mossoró (5/8); Apodi (20 e 21/8); Ipanguaçu (24 e 25/9); Pedro Avelino (29 e 30/10) e São Gonçalo do Amarante (26 e 27/11). Em Ipanguaçu a discussão será voltada para o setor da friticultura.

Aí também já é sacanagem...

GRIPE SUINA EM CAICÓ

Paciente procura hospital de Caicó com suspeita de gripe suína

Segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde, publicado nesta sexta-feira (24), foram registrados 23 casos confirmados no estado, dos quais 19 residem em Natal e dois em Parnamirim. Os outros dois casos são turistas procedentes do Rio de Janeiro e Paraná.

Um paciente procurou o Hospital Regional de Caicó, nesta sexta-feira (24), com sintomas semelhantes aos desenvolvidos por indivíduos com a Influenza A: febre, dor de cabeça e tosse.

Contudo o médico que o atendeu, acredita ser pouco provável a contaminação pelo vírus H1N1, evitando criar uma situação de pânico. Por questão de precaução, ele teve uma amostra de sangue recolhida para exame.

Enquanto aguarda o resultado, em cinco dias, o paciente deverá manter-se de repouso em sua residência. Pelo menos 49 pessoas já foram atendidas com sintomas de gripe comum e, a maioria, apresentava apenas algum tipo de virose.


FONTE: Romildo Queiroz

DIRETOR DE TURISMO ESTARÁ PRESENTE NA 6ª OFICINA DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DO TURISMO SUSTENTÁVEL;

Foi delegada ao diretor de Turismo da Prefeitura do Assú, Samuel Fonseca de Assis, representar o município nesta quarta-feira, 29 de julho, na 6ª oficina do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável. A oficina acontecerá a partir de 8h nas dependências da Pousada Ebenezer, na cidade de Guamaré. O encontro, que deverá contar com a participação de representantes de todos os 16 municípios vinculados ao Pólo Costa Branca, deverá contar com a presença do secretário estadual de Turismo e coordenador do Conselho de Turismo do Pólo, Fernando Fernandes de Oliveira. A pauta tratará da definição e priorização de ações e a seleção de projetos a serem financiados pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo do Nordeste (Prodetur/NE). O surgimento do Pólo Costa Branca, em 2005, foi conseqüência da criação da Associação dos Municípios da Costa Branca (Amucosta) que inicialmente contava com 11 cidades, dentro do propósito de consolidar o fortalecimento do turismo na região. Dentre as propostas defendidas pelo pólo estão os desafios para sanar problemas como habitação, saneamento básico, além da busca de ferramentas para combater a fome, a falta de água e promover a geração de emprego e renda utilizando as potencialidades dos municípios. No primeiro momento o pólo tratou de questões voltadas para a promoção do turismo de eventos, de aventura, religioso, ecológico e com o Plano de Desenvolvimento Sustentável. O trabalho de articulação envolvendo os prefeitos associados resultou na assinatura de contratos de parceria de projetos setoriais elaborados utilizando a metodologia da Gestão Estratégica Orientada para Resultados (GEOR). A parceria envolve governo do Estado e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN). Inicialmente o Pólo Costa Branca era composto pelos municípios de Areia Branca, Mossoró, Grossos, Tibau, Serra do Mel, Porto do Mangue, Carnaubais, Assú, Macau, Guamaré e Galinhos. Os resultados alcançados nos primeiros meses do consórcio intermunicipal atraíram cinco novos municípios. São eles: Caiçara do Norte, São Bento do Norte, São Rafael, Itajá e Pendências.

FONTE: Radio Princesa

CONSELHEIRO TUTELAR DE IPANGUAÇU DIZ QUE PREFEITURA TEM APOIADO AÇÕES DO CONSELHO

A difícil tarefa de ser Conselheiro Tutelar e poder atender as necessidades da comunidade vem aos poucos se tornando uma realidade no município de Ipanguaçu. Esse pelo menos é o ponto de vista do Conselheiro Tutelar Francisco Gonzaga Bento, quanto às condições oferecidas pela prefeitura municipal para o desempenho do seu trabalho junto à população ipanguaçuense. O conselheiro disse que não diferente dos outros municípios do Brasil e da região do Vale do Assu é muito grande a preocupação do conselho tutelar do seu município, quanto à proximidade existente dos jovens e adolescentes com o mundo das drogas e outros vícios que segundo ele tem sido as principais causas de infração em Ipanguaçu. Francisco Gonzaga Bento diz de que forma o colegiado vem atuando no município de e lamenta que em algumas situações sejam os próprios pais que estão deixando de assumir a função de responsável.

(REPORTAGEM – FRANCISCO GONZAGA BENTO

Ainda no município de Ipanguaçu a nossa reportagem esteve na secretaria municipal de saúde, mas precisamente no setor de exames de alta complexidade da prefeitura municipal. Segundo Sofia Idalina de Oliveira Bezerra Costa, coordenadora de atendimentos de alta complexidade da prefeitura de Ipanguaçu é muito grande a procura da população por esse tipo de serviço junto à secretaria de saúde e esta tem sido uma das prioridades do prefeito Leonardo Oliveira. Sofia Idalina disse também, que os casos que não são possíveis de resolver na estrutura de saúde do município de Ipanguaçu, estão todos sendo encaminhados para outras cidades pactuadas com a gestão do SUS.

(REPORTAGEM – SOFIA IDALINA

SECRETARIA ESTADUAL DE SAUDE DISCUTE VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA NO RN

; A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), através da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (Suvam), realizará no próximo dia 6 de agosto, a partir das 8h15, no auditório do prédio central, uma reunião sobre as diretrizes e estratégias para a Campanha de Vacinação Contra a Raiva 2009. Estarão presentes técnicos do Ministério da Saúde (MS), Sesap, Unidades Regionais de Saúde Pública (Ursap´s) e da Grande Natal.A abertura do evento será com o técnico do Departamento de Vigilância Epidemiológica do Ministerio da Saúde , Marcelo Wada, que abordará os novos enfoques da Raiva. Em seguida, a equipe técnica de Mossoró apresentará as estratégias de vacinação anti-rábica no município.Ainda ocorrerão apresentações do Programa de Imunizações da Sesap, sobre o controle e distribuição de imunobiológicos anti-rábicos, além de propostas e metas da campanha contra a raiva no RN. A subcoordenadora de Vigilância Ambiental da Sesap, Aline Rocha, explica que a campanha terá inicio no dia 13 de agosto. Já o dia "D" de vacinação no Estado será em 19 de setembro. A Raiva é uma doença viral geralmente transmitida através da mordida de um animal infectado. O vírus da raiva infecta o sistema nervoso central, causando encefalopatia e morte. Em Natal, um humano mordido por qualquer animal, deve procurar atendimento no Pronto-Socorro do Hospital Giselda Trigueiro, hospital referência do RN em profilaxia da raiva. No interior do Estado, o paciente deve ser levado para os hospitais regionais. E em casos mais graves, encaminhado para o Giselda.

Segunda etapa do ProUni convoca mais de 34 mil estudantes

Um total de 34.666 estudantes foram selecionados na primeira chamada da segunda fase de inscrições do ProUni (Programa Universidade para Todos).
A relação dos selecionados pode ser consultada no site do ProUni. Para ter acesso, o candidato deve informar o número de inscrição no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio ou o do CPF). Os convocados têm até o dia 7 de agosto para comparecer à instituição de ensino onde se inscreveram e comprovar as informações, segundo o Ministério da Educação. A segunda chamada do programa está prevista para o dia 14 de agosto.


Da redação: Folha Online

IFRN divulga resultado final dos exames de seleção 2009.2

A Pró-reitoria de Ensino do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou nesta terça-feira (28) o resultado final dos exames de seleção 2009.2. São oferecidas nestes exames 2.490 vagas, nos 11 campos do Instituto. Além destas, o IFRN ofereceu 790 vagas nos diversos cursos de especialização presenciais e a distância, totalizando 3.280 novos alunos do IFRN no segundo semestre de 2009. As provas foram aplicadas no dia 12 de julho.

- Confira o listão com os aprovados nos links:
Técnico integrado EJA 2009.2
Técnico subseqüente 2009.2
Vestibular 2009.2

As matrículas para os novos alunos serão realizadas de amanhã (29) até sexta (31), em todos os campi do IFRN, com exceção do Campus Caicó, que em virtude da Festa de Sant’Ana vai matricular entre 3 e 5 de agosto.

A Pró-reitoria de Ensino tem uma informação especial para os candidatos que prestaram exame do técnico integrado EJA (para jovens e adultos) e não obtiveram pontuação necessária à aprovação nas provas de produção textual ou raciocínio lógico nos campi de Apodi, Pau dos Ferros, Santa Cruz, Caicó, Macau e Ipanguaçu. Eles deverão comparecer na próxima segunda-feira (2), às 9h ou às 15h para uma reunião com a direção-geral dos respectivos campi para orientações quanto às vagas remanescentes.

Com relação aos cursos técnicos subseqüentes e vestibular, segundo informações da Pró-reitora Anna Catharina da Costa Dantas, em alguns campi foi necessário o remanejamento de vagas entre as situações I e II, porque nem todos os cursos tiveram candidatos aprovados suficientemente.

Para garantir a inclusão de alunos que concluíram o Ensino Médio e são provenientes de escolas públicas, o IFRN utiliza o sistema de cotas através de dois tipos de situações em que os candidatos se enquadram: na situação I devem concorrer os alunos provenientes de escolas públicas. Na situação II as vagas são de ampla concorrência, ou seja, incluem também os alunos de escolas particulares.

O resultado divulgado contempla o último vestibular do IFRN, já que o Instituto decidiu-se por utilizar o Enem como critério único para ingresso na graduação a partir de 2010.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons