i

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Cuidados com a alimentação podem evitar transtornos nas festas de Fim de Ano


Fim de ano é tempo de comemorações e se alimentar bem faz parte da festa. Para garantir um natal e um ano novo sem surpresas indesejadas é importante tomar algumas precauções antes de se “acabar” na mesa farta. Além da preocupação com os hipertensos e diabéticos, nesse período do ano os casos de intoxicação alimentar são muito comuns. Segundo dados do Ministério da Saúde, aproximadamente dois milhões de pessoas estiveram expostas a doenças transmitidas por alimentos entre 2000 e 2012, no Brasil.
Algumas dicas simples podem evitar que você passe mal ou vá parar no hospital em um dia de celebração. A coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, fala quais são esses cuidados que devem ser tomados para evitar a intoxicação. “Observar a qualidade da comida, a limpeza do local onde compra, a refrigeração, e optar por alimentos frescos e saudáveis sempre. Para que os alimentos da ceia não estraguem, eles devem ser cozidos o mais próximo do momento de servir; deve-se cobrir as saladas folhosas para evitar contaminação; e as saladas com molho, como maionese e salpicão, devem ficar na geladeira até o momento de ir à mesa”, alerta.

Rede Globo encerra gravações em Currais Novos para próxima novela

A primeira etapa de gravações externas de “Flor do Caribe”, a próxima novela das 18h da Globo, já está encerrada. Segundo a coluna Canal 1, após praticamente um mês de produção no Rio Grande do Norte, a equipe liderada por Jayme Monjardim finalizou os trabalhos no local. 

A próxima etapa será realizada na Guatemala, porém só após o período de festas. As primeiras cenas deverão ser rodadas na primeira semana de 2013. “Flor do Caribe” é escrita por Walther Negrão e substituirá “Lado a Lado” a partir do primeiro trimestre de 2013.

Mensagem do SINDISEPI


O Sindicato dos Servidores de Ipanguaçu nas pessoas de Maria Helena e Serjane desejam a todos um feliz Natal e um 2013 de muitas conquistas.
Renovemos as esperanças para que possamos acreditar e vencer os desafios que virão pela frente...
 Boas festas para todos.

Leonardo posta no facebook mensagem de Natal ao povo

Foi através do Facebook que o prefeito Leonardo Oliveira(PT) publicou sua mensagem de Feliz Natal as famílias Ipanguaçuenses. O jovem prefeito é um dos adeptos as novas redes sociais. 

Veja na integra a postagem: 

“A estrela de Belém anunciará o nascimento do menino Jesus, e com ela desejo a todos, em especial ao povo de nossa terra, um Natal cheio de PAZ, AMOR, COMPREENSÃO e acima de tudo SAÚDE

Que façamos de nossa vida uma extensão da noite de Natal, renascendo continuamente em amor e fraternidade. 

Feliz Natal, e um prospero ano novo! 
Leonardo Oliveira e Família

Inscrições para o PSV 2013 da UERN encerram nesta quarta-feira

uern_fachada_2
A UERN alerta os candidatos para o prazo de inscrição no Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2013). As inscrições ocorrem pela Internet até a próxima quarta-feira, dia 26 de dezembro, às 23h59.

Pelos números parciais, mais de 18 mil candidatos realizaram inscrição até hoje (21). O PSV 2013 oferta 2.602 vagas e as provas serão realizadas nos dias 03 e 04 de março de 2013. O valor da taxa de inscrição é de R$ 110,00 (cento e dez reais).

O boleto gerado até as 23h59 do dia 26 de dezembro poderá ser pago até o dia 28 de dezembro de 2012. O candidato pagante, para confirmar sua inscrição, deverá realizar o pagamento da taxa exclusivamente por meio de boleto bancário, pagável nas agências bancárias e casas lotéricas. A COMPERVE fica isenta de qualquer responsabilidade sobre pagamentos extemporâneos.

O PSV 2013 será aplicado, simultaneamente, nos municípios de Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó. Uma das novidades é a abertura de 50 vagas para o curso de Ciência e Tecnologia, ofertado no Campus de Natal.

Fonte: UERN

O verdadeiro significado do Natal…


O Natal surge como o aniversário do nascimento de Jesus Cristo, Filho de Deus, sendo actualmente uma das festas católicas mais importantes.
Inicialmente, a Igreja Católica não comemorava o Natal. Foi em meados do século IV d.C. que se começou a festejar o nascimento do Menino Jesus, tendo o Papa Júlio I fixado a data no dia 25 de Dezembro, já que se desconhece a verdadeira data do Seu nascimento.
Uma das explicações para a escolha do dia 25 de Dezembro como sendo o dia de Natal prende-se como facto de esta data coincidir com a Saturnália dos romanos e com as festas germânicas e célticas do Solstício de Inverno, sendo todas estas festividades pagãs, a Igreja viu aqui uma oportunidade de cristianizar a data, colocando em segundo plano a sua conotação pagã. Algumas zonas optaram por festejar o acontecimento em 6 de Janeiro, contudo, gradualmente esta data foi sendo associada à chegada dos Reis Magos e não ao nascimento de Jesus Cristo.
O Natal é, assim, dedicado pelos cristãos a Cristo, que é o verdadeiro Sol de Justiça  e transformou-se numa das festividades centrais da Igreja, equiparada desde cedo à Páscoa.
Apesar de ser uma festa cristã, o Natal, com o passar do tempo, converteu-se numa festa familiar com tradições pagãs, em parte germânicas e em parte romanas.
Sob influência franciscana, espalhou-se, a partir de 1233, o costume de, em toda a cristandade, se construírem presépios, já que estes reconstituíam a cena do nascimento de Jesus. A árvore de Natal surge no século XVI, sendo enfeitada com luzes símbolo de Cristo, Luz do Mundo. Uma outra tradição de Natal é a troca de presentes, que são dados pelo Pai Natal ou pelo Menino Jesus, dependendo da tradição de cada país.
Apesar de todas estas tradições serem importantes (o Natal já nem pareceria Natal se não as cumpríssemos), a verdade é que não nos podemos esquecer que o verdadeiro significado de Natal prende-se com o nascimento de Cristo, que veio ao Mundo com um único propósito: o de justificar os nossos pecados através da sua própria morte. Nesses tempos, sempre que alguém pecava e desejava obter o perdão divino, oferecia um cordeiro em forma de sacrifício. Então, Deus enviou Jesus Cristo que, como um cordeiro sem pecados, veio ao mundo para limpar os pecados de toda a Humanidade através da Sua morte, para que um dia possamos alcançar a vida eterna, por intermédio Dele, Cristo, Filho de Deus.
Assim, não se esqueçam que o Natal não se resume a bonitas decorações e a presentes, pois a sua essência é o festejo do nascimento Daquele que deu a Sua vida por nós, Jesus Cristo.
Feliz Natal!!