i

sexta-feira, 25 de junho de 2010

PROGRAMAÇÃO DO SÃO PEDRO DE PATAXÓ COMEÇA NESSE FINAL DE SEMANA


As festividades alusivas a São Pedro padroeiro do distrito rural de Pataxó no município de Ipanguaçu têm inicio neste sábado dia 26 de junho, e se prolongarão até o dia 02 de julho (também um sábado), promovendo uma intensa movimentação social e religiosa na comunidade. Toda uma estrutura está sendo preparada para receber os visitantes por parte da prefeitura municipal de Ipanguaçu e o prefeito Leonardo Oliveira (PT) espera que o evento repita o sucesso dos anos anteriores e convida a população da região para prestigiar a programação.

Falando sobre ações da sua administração, Leonardo Oliveira prefeito de Ipanguaçu, destacou a sanção dada por ele ao Plano Diretor do município, enfatizando que esse feito vai contribuir e muito com o desenvolvimento urbano da cidade. 

Com relação às obras em andamento na sua gestão, o prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira destacou várias ações que estão sendo executadas por todo o município, dando destaque as praças que foram licitadas para as comunidades de Olha D’água, Base Física e Pataxó. Segundo o prefeito essas obras ainda não foram iniciadas devido ao não cumprimento do prazo de execução dos serviços por conta da empresa que venceu a licitação. O Prefeito explica que diante do acontecido teve que cancelar a licitação e uma nova está sendo feita para que as obras possam ser iniciadas.

Ainda com relação ao município de Ipanguaçu, o prefeito Leonardo Oliveira, autorizou para hoje a antecipação do pagamento de 50% do 13º salário para os servidores lotados na secretaria de educação. A informação foi passada pela assessoria do chefe do executivo que informa também que as demais secretarias serão pagas o salário normal nos dias 29 e 30 de junho.

*Rádio Princesa do Vale

Inauguração da maior imagem católica do mundo será neste sábado

O Rio Grande do Norte terá, no município de Santa Cruz, a maior imagem católica do mundo, a partir deste mês de junho. A imagem de 56 metros de Santa Rita de Cássia (incluindo o pedestal com 6 metros) será inaugurada no próximo dia 26, durante uma programação intensa de festividades. A obra teve um investimento de cerca de R$ 6milhões, com recursos municipais, estaduais e federais.

Como comparação, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, mede 38 metros, contando o seu pedestal. Considerando a medida sem os pedestais, a Santa Rita e o Cristo medem 50 e 30 metros, respectivamente. Vinte metros de diferença. “Esta obra vai agregar muito ao turismo religioso de nosso Estado. Para se ter uma idéia, as festas da padroeira da cidade, Santa Rita, tem atraído mais de 50 mil pessoas. Já vemos a cidade se organizando para receber os visitantes”, observa o reitor do Santuário de Santa Rita, Padre Aerton Sales.

A programação de atividades para a inauguração ocorre neste fim de semana. No sábado, começa com uma missa e a solenidade de inauguração da obra, com presença do governador Iberê Ferreira de Souza. Haverá também uma procissão, levando a imagem da santa do templo para o complexo, no alto do morro. O domingo, dia 27, começa com missa. Depois, haverá diversos momentos de bênçãos, terços à Santa Rita e confissões no complexo que abriga a imagem. Todo o dia de domingo será dedicado à visitação pública à obra. Haverá ainda shows culturais e religiosos para o público presente.

Além da imagem gigante, o complexo "Alto de Santa Rita" oferecerá auditório para 225 pessoas, restaurante e capela. A maquete da obra está exposta na Igreja Matriz de Santa Cruz. Para acolher com segurança os visitantes, uma estrutura está sendo montada pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz e Serviço Móvel de Atendimento à Urgência (Samu).

O Corpo de Bombeiros estará com um efetivo de 60 homens para os dois dias e disponibilizará três ambulâncias, uma unidade de resgate e uma viatura de combate a incêndio. A Saúde municipal e o Samu montarão postos médicos no alto do complexo e no estacionamento e uma unidade móvel de assistência ao lado da Igreja Matriz. “Além disso, a retaguarda médica no hospital regional está garantida”, assegura o secretário de Saúde de Santa Cruz, Jaumir Simões.

Desde o dia 05 de junho, a cidade já começou a se preparar para a inauguração. No topo da igreja, ficou um relógio com a contagem regressiva de 22 dias. O número 22 também remete ao dia da santa padroeira do município - Santa Rita.

Brasil cumpre objetivo e fica com a liderança após empate com Portugal

Placar de 0 a 0 garante primeiro lugar do Grupo G para a seleção, que entretanto mostra falta de alternativas contra lusos em Durban

No duelo mais esperado da primeira fase da Copa do Mundo, o Brasil cumpriu seu objetivo principal e ficou com a liderança do Grupo G. Jogou para o gasto, com uma atuação razoável no primeiro tempo e apagada no segundo, e ficou no empate por 0 a 0 com Portugal no estádio Moses Mabhida, em Durban, nesta sexta-feira. A partida contra o adversário mais forte da chave, no entanto, acende o sinal de alerta para o time de Dunga, principalmente quanto ao desempenho pouco produtivo de Julio Baptista, substituto de Kaká, e à dependência do ataque pelo lado direito.
maicon brasil fabio coentrão portugalMaicon enfrenta a marcação de Coentrão: lado direito foi bastante explorado outra vez (Foto: agência Reuters)
O Brasil, que ouviu vaias de parte da torcida após o apito final, acumulou sete pontos em sua chave, contra cinco dos portugueses, quatro dos marfinenses e nenhum dos norte-coreanos. Agora espera a rodada decisiva do Grupo H, nesta tarde (a partir de 15h30m), para conhecer o segundo colocado, que será seu adversário nas oitavas de final, na próxima segunda-feira, às 15h30m (de Brasília). Portugal, que alcançou 19 partidas de invencibilidade e terminou a primeira fase da Copa sem sofrer gol, pegará o líder do Grupo H na terça-feira, no mesmo horário. Na outra partida da rodada decisiva do Grupo G, a Costa do Marfim conseguiu uma inútil vitória por 3 a 0 sobre a Coreia do Norte.
Com a missão cumprida, a seleção brasileira tem a vantagem de percorrer um caminho teoricamente mais fácil até a final. Depois das oitavas, se for avançando, encara Holanda ou Eslováquia nas quartas, e Uruguai, Coreia do Sul, Estados Unidos ou Gana na semifinal. Do outro lado da chave, Argentina, Alemanha, Inglaterra e Portugal batalham por uma vaga na decisão.
As duas seleções apresentaram surpresas em suas escalações. O Brasil, além da entrada de Daniel Alves e Julio Baptista, teve Nilmar substituindo Robinho, poupado. Portugal foi mais radical nas mexidas, com quatro alterações: entraram Ricardo Costa, Duda, o brasileiro Pepe e Danny.
Primeiro tempo nervoso: sete cartões amarelos
Os primeiros minutos da partida mostraram o objetivo de Portugal com as mudanças: reforçar a marcação, sobretudo pelo lado esquerdo da defesa, e sair no contra-ataque. E foi exatamente pelo lado mais congestionado do campo que o Brasil buscou seus ataques, com Daniel Alves se aproximando de Maicon e tentando achar espaços pelo meio. No outro canto, Nilmar se posicionava às costas de Ricardo Costa, esperando por uma falha. Mas ficava isolado, já que Michel Bastos não avançava, e Julio Baptista não passava por ali.
felipe melo brasil cartão amareloFelipe Melo foi um dos sete jogadores a receber cartão amarelo no primeiro tempo (Foto: agência EFE)
Se o Brasil avançava com Maicon, Portugal aproveitava o espaço deixado pelo lateral-direito para conseguir seus ataques. Na melhor oportunidade, Coentrão deu passe aéreo da esquerda para Tiago na entrada da área. O meia pegou de primeira, num lance bastante plástico, mas de pouco perigo. O craque Cristiano Ronaldo - eleito o melhor em campo pela terceira vez seguida - jogou mais centralizado, em vez de se deslocar pelas pontas, e não assustou na primeira etapa. Conseguiu apenas um chute de fora da área, defendido sem problemas por Julio Cesar. Poderia ter uma segunda chance, se Juan não colocasse a mão na bola, interceptando bom lançamento de Duda e recebendo cartão amarelo.
A advertência não foi apenas para o zagueiro. Outros seis jogadores - quatro portugueses e dois brasileiros - também ficaram pendurados, um recorde nesta Copa para os 45 minutos iniciais. E às vezes em lances ríspidos. Felipe Melo distribuiu entradas duras e sofreu um pisão de Pepe, que fez o sinal de "1 a 1" para ele, após claro revide. Dunga preferiu poupar o volante de uma lesão mais grave no tornozelo e de um cartão vermelho desnecessário, trocando-o por Josué.
A seleção brasileira, que teve 63% de posse de bola na primeira etapa, esteve perto de tirar o zero do placar. Mesmo isolado, Nilmar teve duas boas chances. Uma foi criada por ele mesmo, após dar chapéu em Ricardo Costa e isolar a bola em seguida. A outra veio em passe primoroso de Luis Fabiano: Nilmar se esticou e conseguiu concluir a gol, mas esbarrou em boa defesa de Eduardo, que espalmou para o travessão. Luis Fabiano também teve a sua oportunidade, cabeceando com estilo após cruzamento de Maicon. A bola passou raspando a trave.
Portugal se solta, e Brasil se atrapalha
No segundo tempo, Portugal continuou explorando o seu lado esquerdo, onde nos primeiros minutos Cristiano Ronaldo recebeu dois passes livre na ponta. Nos dois lances tentou encontrar alguém na área, mas foi impedido por um carrinho providencial de Lúcio, no primeiro, e por uma cabeçada acrobática de Juan no segundo. Os lusos mostravam que estavam mais dispostos a atacar e reforçaram essa estratégia ao trocarem Duda pelo atacante Simão logo aos dez minutos.
Julio Cesar precisou entrar em ação aos 15, espalmando um chute de Raul Meireles, após desarme de Lúcio em Cristiano Ronaldo, que chegou ao ataque sozinho enfrentando quatro adversários. Enquanto o goleiro era atendido, após choque com o português, e exibia uma proteção nas costas, Dunga mostrava no banco de reservas muita irritação com a falha na marcação.
Vendo o adversário tomar a iniciativa do jogo na segunda etapa, o Brasil tentava variar suas jogadas, apostando em Michel Bastos na esquerda. Mas o lateral não teve sucesso no ataque, sendo vaiado por parte da torcida após um cruzamento errado. Pelo meio, a situação também era complicada, com Julio Baptista se movimentando pouco e aceitando facilmente a marcação.
Nos 15 minutos finais, Brasil e Portugal pouco se arriscaram, satisfeitos com o empate zerado. Sem muitas alternativas do meio-campo para frente, Lúcio fez o papel do volante que sai para o jogo, avançando com a bola e procurando um companheiro mais bem posicionado.  Dunga ainda trocou Julio Baptista por Ramires, que tinha um cartão amarelo e corria o risco de ficar suspenso nas oitavas, e Luis Fabiano por Grafite, que fez sua estreia na Copa.
Nos cinco minutos de acréscimo, Ramires quase marcou, após chute que desviou no adversário e quase traiu o goleiro Eduardo, que se esticou e fez excelente defesa. Continuou no placar o empate por 0 a 0, o primeiro do Brasil em Mundiais desde a final de 1994, contra a Itália.

Final de semana de definições para as eleições 2010


As principais legendas do estado estarão homologando seus candidatos, seja na chapa majoritária ou proporcional, neste final de semana.

O sábado (26), por exemplo, será congestionado na capital do estado.
O PDT fará sua convenção no ginásio da Cidade da Esperança, para homologar as candidaturas de Carlos Eduardo (governador) e Álvaro Dias (vice), além dos nomes para deputado.

Antes, o PCdoB, parceiro de coligação do PDT, fará seu encontro no comitê estadual, em Lagoa Seca. Os comunistas pretendem sair em carreta até a Cidade da Esperança.
A chapa de oposição ao sistema governista estará dividida na Câmara de Natal, onde o PSDB realiza sua convenção, e na Escola Estadual Anísio Teixeira, que sediará a reunião estadual do PMN.
Na oportunidade serão homologadas, dentre outros nomes, os deputados federais Rogério Marinho (PSDB) e Fábio Faria (PMN).

Depois, as duas legendas se unem aos democratas, no Palácio dos Esportes, para oficializar as candidaturas de Rosalba Ciarlini (DEM), para o governo do estado, e do seu vice, Robinson Faria (PMN).
Ainda no sábado, o Partido Verde também agendou seu encontro, no Colégio Hipocrates da zona Norte, e o PMDB na sua sede em Candelária.
O Partido da República, comandado pelo deputado federal João Maia, marcou território no ginásio do DED, também em Candelária, para apresentar as candidaturas dos deputados federais e estaduais.

…Domingo

PT e PSB preferiram deixar suas convenções para o domingo, 27 de junho. Os petistas estarão na Escola Estadual Régulo Tinôco para, depois, seguir até o Machadinho onde serão homologadas as candidaturas de Iberê Ferreira de Souza e Wilma de Faria, além dos deputados.   
E no apagar das luzes…
Algumas legendas ainda vão deixar suas convenções para os últimos minutos, como o PHS (29 de junho), na sede localizada no edifício Barão do Rio Branco, e PPS do deputado estadual Wober Júnior (30), que reúne os correligionários nas Assembleia Legislativa.

*Robson Pires

Iberê Ferreira participa da procissão de São João na companhia de George, Ronaldo e João Maia

O governador Iberê Ferreira de Souza participou nesta quinta-feira (24) da procissão de São João Batista, padroeiro de Assú.

Na foto abaixo o governador Iberê aparece acompanhado do deputado João Maia, do ex-prefeito/deputado Ronaldo Soares e do pré-candidato a deputado estadual George Soares.

Foto: Alberto Leandro
 
 
Fonte: Samuel Jr.

SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER RECEBE PARTE DO MATERIAL SOLICITADO


A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Ipanguaçu, tendo como titular da pasta Professor João Luiz de Oliveira, recebeu nesta semana parte do material solicitado a Secretaria Estadual de Esporte comandada atualmente, pelo ex-vereador natalense Júlio Protásio.

O Secretário Júlio foi generoso e já enviou parte de todo o material esportivo. "Recebemos algumas redes, 12 bolas de Futebol e 20 de Basquetebol",disse Marcos Oliveira. Outra informação importante, foi a suspensão do I Campeonato das Comunidades previsto para este mês. Conforme adiantou Marcos Oliveira o certame não será mais realizado este ano.

O poder público municipal considerou desnecessário a execução de dois campeonatos em pouco espaço de tempo, referindo-se a II Copa Leonardo Oliveira prevista para Agosto próximo, evento esportivo que ganhará mais respeito e credibilidade.

A pesar disso, a Prefeitura de Ipanguaçu através da equipe de esporte planeja realizar um mega torneio, competição disputada nas comunidades consideradas pólo, como Arapuá, Tabuleiro Alto, Picada ou Porto e Luzeiro.

A Secretaria de Esporte prepara um calendário anual de atividades e competições á serem desenvolvidas ao longo de 2011, o que reflete e reforça ainda mais a preocupação da Prefeitura de Ipanguaçu, com concernente a prática esportiva no município.

O PELC - Programa Esporte e Lazer das Cidades, implantado em Ipanguaçu e que durou praticamente 12 meses, contribuiu de forma decisiva no processo de universalização e democratização do esporte recreativo entre os jovens das mais diversas comunidades rurais e da cidade. Mesmo concluído, o projeto deixou rastros positivos e que servirão como base para que o governo local continue a executar tal projeto. 


Cassimiro Jr.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons