i

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Conselho Municipal de Políticas Culturais de Ipanguaçu tomará posse na próxima semana

Em busca de fortalecer as políticas culturais no município, a Prefeitura de Ipanguaçu através da Secretaria de Cultura e Turismo promoverá na próxima semana, dia 30 de Julho, a cerimônia de posse dos 12 membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Ipanguaçu (CMPCI), sendo 06(seis) representantes do Poder Público Municipal e 06(seis) representantes da Sociedade Civil que atuem no âmbito das Artes e da Cultura.


Segundo o secretário Fernando Neto, o CMPCI tem função de elaborar e acompanhar a execução do Plano Municipal de Cultura a partir das orientações aprovadas na Conferência Municipal de Cultura. Entre outras atribuições, o órgão irá cooperar na defesa e conservação do patrimônio cultural material e imaterial do município, “o conselho tem papel fundamental para o fortalecimento das políticas culturais, além de acompanhar e fiscalizar a implementação das políticas, programas, projetos e ações do poder público municipal” adiante o secretário. 

Conselho Municipal de Políticas Culturais de Ipanguaçu foi instituído pela Lei Municipal nº, 121/2013, subordinado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em caráter normativo, consultivo e deliberativo, com a finalidade de contribuir para a elevação do nível cultural do município e difusão do seu Patrimônio Histórico e Cultural, estimulando de forma permanente todas as suas potencialidades. 

A cerimônia de posse dos conselheiros acontecerá no dia 30 de julho às 9 horas da manhã no Centro integrado da Cidadania – CIC, onde o prefeito Leonardo Oliveira assinará a portaria de posse.

Papa fala de corrupção e diz a jovens para 'não se acostumarem ao mal'


Pontífice andou de papamóvel e discursou em comunidade de Manguinhos. Francisco também rezou em capela, cumprimentou fiéis e visitou uma casa.

Papa Francisco agradece a recepção dos brasileiros em discurso no Rio
(Foto: Reprodução/GloboNews)
















O Papa Francisco falou sobre corrupção nesta quinta-feira (25), em discurso na comunidade de Varginha, em Manguinhos, no Rio de Janeiro, e pediu aos jovens que "nunca desanimem, não percam a confiança, não deixem que se apague a esperança" frente às "notícias que falam de corrupção, com pessoas que, em vez de buscar o bem comum, procuram o seu próprio benefício".

"A realidade pode mudar, o homem pode mudar. Procurem ser vocês os primeiros a praticar o bem, a não se acostumarem ao mal, mas a vencê-lo", afirmou o pontífice.

Com informações do G1

Prefeitura de Ipanguaçu realiza Campeonato de Veteranos


Com o objetivo de reunir atletas de diversas localidades para uma maior integração sócio-desportiva e integrar as comunidades dentro das práticas esportivas, a Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria Municipal de Juventude Esporte e Lazer deram início ao 2º Campeonato de Veteranos, que deverá seguir até o dia 14 de setembro com a grande final. 

A segunda edição do campeonato está acontecendo no Estádio Joacy Fonseca, reunindo oito equipes de diferentes bairros e comunidades, em um total de 160 atletas que integram as equipes participantes. 

Segundo o secretário da pasta, Marcos Bezerra, o campeonato teve início no último dia 13 de julho, e esta ocorrendo de forma positiva, com a participação dos atletas e da população que prestigia as partidas. Marcos destaca que está edição faz memória ao ex-atleta da cidade, Luiz Varela de Oliveira mais conhecido como Biroto, que jogou pela seleção de Ipanguaçu na década de 70, “O campeonato estimula o incentivo para a pratica do esporte, aqueles que muitas vezes está em casa no sedentarismo, queremos uma cidade onde todos tenham o acesso ao esporte. Além de fazer memória a Bitoro que foi um grande colaborador em nossa cidade”fala o secretário, Marcos Bezerra. 

As equipes foram divididas em duas chaves, na “Chave A” integram: America do Baldum, Picada, Bairro Frei Damião (BFD) e Seleção do Arapuá. Na “Chave B” as equipes: Maria Mole, Cruzeiro, UEI – Luzeiro, Bairro Maria Romana (BMR). 

Os jogos acontecem durante os finais de semana, com entrada gratuita, neste sábado (27) às 16h pela “Chave A” jogam BFB e América do Baldum, no Domingo (28) às 08h30min pela “Chave B” se enfrentam no estádio, Maria Mole contra a equipe UEI do Luzeiro.

Servidores da Saúde entram em greve a partir do dia 1º de agosto



A assembléia geral dos servidores da Saúde Pública do Estado aprovou, por unanimidade, a deflagração de greve da categoria, a partir da próxima quinta-feira, dia 1º de agosto. O objetivo é pressionar o Governo do Estado após negativas para negociações com a categoria sobre pauta de reivindicações, que tem 19 itens e inclui a implementação do acordo coletivo de trabalho firmado no ano passado.


Pelo menos 290 servidores assinaram a lista de presença na assembléia realizada no Clube Assem, na manhã desta quinta-feira (25), na avenida Prudente de Morais, no Tirol, e aprovaram a realização de greve por tempo indeterminado, em virtude do governo não ter apresentado uma contraposta aos servidores da saúde.

Além disso, o Sindsaúde informa que a A secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) está ameaçando rever o acordo do ano passado, porque a área administrativa do governo alega que não sabe como fazer para incorporar, legalmente, a gratificação ao salário-base e que isso ia gerar salários diferentes.

No momento, os servidores da saúde estão saindo em passeata até a Prefeitura em solidariedade aos trabalhadores dos alternativos, por passagem mais baratas e serviço de qualidade.

Tribuna do Norte

Com emoção até o fim, Atlético-MG vence nos pênaltis e leva Libertadores

Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Com a superação que marcou a equipe na fase final, a força de mais de 60 mil torcedores e muita emoção, o Atlético-MG conquistou, na noite desta quarta-feira, seu primeiro título da Copa Libertadores. Derrotado no jogo de ida, o time alvinegro fez 2 a 0 no tempo normal e passou pela prorrogação antes de, nos pênaltis, levar a melhor. Com vitória por 4 a 3 sobre o Olimpia, quebrou o jejum e levou o título continental.

Com o feito, o Atlético-MG quebra um jejum de conquistas de alta relevância que durava 42 anos – a última havia sido o Brasileiro de 1971. O clube conquistou a Copa Conmebol em 1992 e 1997, mas sequer havia chegado a uma decisão de Copa Libertadores. Além disso, quebra também a pecha de “vice” que o técnico Cuca carrega há alguns anos, por conta dos títulos perdidos – com o clube alvinegro, por exemplo, foi segundo colocado na última edição do Brasileiro.

A vitória impede que o Olimpia amplie sua força continental. O time paraguaio soma três títulos da Libertadores, conquistados em 1979, 1990 e 2002. Depois de vencer por 2 a 0 no Estádio Defensores del Chaco, esteve próximo de confirmar o tetra – uma derrota por 1 a 0 seria suficiente -, mas teve Manzur expulso no final do jogo, levou o segundo gol de Leonardo Silva e sofreu para passar pela prorrogação. Nos pênaltis, não resistiu e acabou derrotado por 4 a 3.

O Atlético-MG entrou em campo precisando repetir o feito da semifinal, contra o Newell’s Old Boys, e vencer por três gols de diferença – dois para levar aos pênaltis, como de fato ocorreu. Diante dos argentinos, fez gol logo no começo do jogo. O Olimpia veio preparado, no entanto, e soube conter os avanços da equipe, que teve no primeiro tempo presença tímida de um de seus principais jogadores: Ronaldinho.

A primeira chance, logo aos 2min, animou a torcida: um chute cruzado e rasteiro dado por Diego Tardelli pela direita, mas fora do alcance de Jô e Bernard. Aos 9min, Ronaldinho chutou forte de fora da área, e Martín Silva espalmou. E foram essas as oportunidades mais claras. Sem conseguir se encontrar, o Atlético-MG ainda se viu à mercê dos contra-ataques perigosos do Olimpia, que assustou o torcedor no Mineirão.

Aos 14min, por exemplo, Salgueiro lançou Bareiro, que correu entre a zaga e invadiu a área, mas bateu mal, rasteiro e fácil para a defesa de Victor. Aos 33min, Silva recebeu na ponta esquerda, limpou a marcação de Leonardo Silva e bateu cruzado, mas mais uma vez o goleiro brasileiro foi bem. O primeiro tempo terminou com gritos de “eu acredito”, mesmo com a dificuldade que o Atlético-MG teve para criar e ameaçar.

No segundo tempo, essa postura mudou. Isso porque, ainda no primeiro minuto, Jô aproveitou falha de Pittoni, que “furou” ao tentar cortar cruzamento de Rosinei, para chutar rasteiro e forte, abrindo o placar. O gol incendiou o Mineirão. Pouco depois, aos 3min, Jô recebeu passe em cobrança de lateral pela esquerda da área, tirou a marcação e cruzou para Tardelli com o goleiro já vencido, mas a zaga afastou de cabeça. A pressão seguiu, desta vez sem dar brechas ao visitante.

Aos 15min, Michel cruzou da esquerda e Leonardo Silva cabeceou, mas a bola tocou o travessão e passou longe do alcance de Diego Tardelli. Aos 19min, Jô achou Junior Cesar livre na esquerda; ele invadiu a área em velocidade, mas chutou fraco, e Martín defendeu. Cinco minutos depois, Ronaldinho cobrou falta de longe e Leonardo Silva desviou, mas Martín salvou mais uma vez.

A partida no Mineirão teve momentos pouco críveis nos dramáticos minutos finais. Primeiro aos 33min, quando Ronaldinho bateu da entrada da área, Martín Silva fez excelente defesa e, com o gol aberto, Diego Tardelli chutou por cima – enquanto isso, o assistente anotava posição de impedimento. Depois, aos 37min, Ferreyra recebeu passe em profundidade e viu Victor sair da área e errar o corte; com o gol vazio, escorreu ao tentar dominar para matar o jogo.

Aos 39min, Manzur se jogou na frente de Alecsandro, que tentava dar um chapéu em alta velocidade, recebeu o segundo amarelo e foi expulso. O Atlético-MG foi ainda mais para cima e finalmente chegou ao gol. Aos 41min, Leonardo Silva mais uma vez foi mais alto que os adversários em um cruzamento – desta vez dado por Bernard – e tocou no contrapé do goleiro Martín Silva para fazer o gol que levou a partida para a prorrogação.

No tempo extra, o Atlético-MG foi ainda mais incisivo no ataque e quase não permitiu ao Olimpia cruzar a linha do meio-campo. Aos 8min, Réver subiu em cobrança de escanteio e cabeceou para mandar a bola no travessão. No lance seguinte, Guilherme tentou cruzar pela direita e quase fez por cobertura, mas Martín Silva espalmou, confirmando sua grande atuação no Mineirão.

No segundo tempo, as chances claras apareceram menos, embora a pressão tenha sido igual. Por outro lado, o Atlético-MG levou um grande susto. Aos 9min, Leonardo Silva fez falta na entrada da área. Pittoni, autor do segundo gol no jogo de ida justamente em uma cobrança, mandou a bola rente à trave direita de Victor. O anfitrião tentou evitar, mas novamente levou a decisão para as penalidades.

Na decisão, Victor pegou um pênalti e viu Giménez desperdiçar a quinta cobrança, dando vitória por 4 a 3. Todos os batedores do Atlético-MG converteram suas tentativas: Alecsandro, Guilherme, Jô e Leonardo Silva. Pelo Olimpia, Miranda errou logo de cara: cobrou rasteiro no meio do gol, e Victor pegou com o pé. Ferreyra, Candia e Aranda converteram, mas Giménez chutou na trave direita do goleiro brasileiro para concretizar a primeira conquista de Libertadores do Atlético-MG.

Terra

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons