i

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Ipanguaçuense ganha apoio da Prefeitura para representar RN no campeonato brasileiro de taekwondo




De 1º a 3º de agosto acontece na cidade de Maringá no Estado do Paraná o Campeonato Brasileiro Infantil, Juvenil e Sub-21 de Taekwondo, e um jovem ipanguaçuense está entre os atletas que irão concorrer ao pódio de campeão brasileiro. 


Aos 15 anos o estudante do 3º ano do ensino médio, Peterson Endres Frutuoso dos Santos, já é membro da seleção potiguar de taekwondo. O jovem atleta fala que começou a se interessar pelo esporte após ser apresentado pelos amigos a pouco mais de três anos, “meus amigos me falaram do tawkwondo, mas eu não conhecia muito bem, comecei a frequentar as aulas e treinar, e logo mais participar de campeonatos. O esporte hoje faz parte da minha vida”, fala Peterson. 

Em junho deste ano, Peterson participou do Open Nordeste de Taekwondo na categoria juvenil, conquistando o primeiro lugar e a medalha de ouro da competição. 

Mais velho dos três irmãos, Peterson Santos, mora hoje na cidade do Assú, há pouco menos de 30km de Ipanguaçu. Segundo o garoto a decisão de morar na cidade dar-se pela mobilidade dos treinos em uma das academias a qual prática o esporte. “Saí a pouco anos de Ipanguaçu e fui morar no Assú por causa dos treinos, ficava inviável eu sair todos os dias até Assú pra estudar e treinar, até mesmo porque em Ipanguaçu não tinha academia para o esporte”, conta. Antes de mudar de cidade o jovem atleta morava na comunidade rural de Baldum. 

O jovem Ipanguaçuense, hoje erradicado na cidade do Assú, faz planos para crescer no esporte. “Estou treinando muito e mantendo o peso pra conquistar essa medalha, farei o possível pra vencer e fazer parte da seleção brasileira juvenil de taekwondo. Isso é muito importante pra mim”, revela. 

Ao tomar conhecimento de sua história, o prefeito Geraldo Paulino se reuniu com Peterson Santos e colocou-se à disposição para apoiar o jovem que representará o Estado no Rio Grande do Norte (RN) no campeonato brasileiro. "O poder público será parceiro de Peterson sim! Esse esportista tão novo, mas já medalhista. Ficamos agora na torcida para quele traga a medalha pra casa, e vença a competição" disse o prefeito.

Peterson reitera, “estou feliz por receber o apoio da prefeitura de Ipanguaçu. São muitos gastos, não só pra treinar mais para participar desses campeonatos. Espero representar bem não só Ipanguaçu, mas todo nosso estado”, concluiu. 

O atleta é integrante também do Projeto Social Team Taekwondo Escola do município de Assú. Orientado pelo técnico Fábio Lourenço, amigos de Peterson já participaram de campeonatos internacionais no Azerbaijão e na Coréia do Sul. Peterson embarca para o Paraná nesta quinta-feira onde deverá ficar até a quarta.

Fotos: Arquivo pessoal 

Prefeitura de Ipanguaçu renova parceria com Ufersa para aulões do ENEM



Aulas preparatórias já possibilitou o ingresso de dezenas de estudantes as universidades. Estudos acontecem durante os sábados no município. 

Proporcionar aos estudantes das escolas públicas que já tenham concluído ou estão cursando o 3º ano do ensino médio a oportunidade de reforçar os estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é o objetivo do projeto de extensão da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Ipanguaçu e a Secretaria Municipal de Educação. 

O projeto que chega a terceira edição já proporcionou a dezenas de estudantes o ingresso nas universidades públicas como UFERSA, IFRN, UERN e bolsas nas instituições privadas através do Programa Universidade para Todos (ProUni). 

O prefeito Geraldo Paulino prestigiou o lançamento da aula inaugural que aconteceu no Teatro Municipal Maria Eugênia. Para o gestor a renovação da parceria com a Ufersa possibilita o apoio não só aos alunos que buscam uma vaga nas universidades, mais também os universitário, próprios alunos da graduação, que trabalham com monitores nas aulas. “É uma alegria sempre grande apoiar um importante projeto como este. Nós enquanto poder público podem ficar certos todos os jovens do nosso apoio, visando sempre o ingresso de mais estudantes no ensino superior”, disse. 
Aluísio Neto, morador da comunidade rural de Língua de Vaca é hoje um desses estudantes que tiveram o acesso à universidade pública. Presta a cursar o primeiro semestre de medicina veterinária na Ufersa/Mossoró o jovem estudante vê o cursinho como parte importante nesta conquista.

“O cursinho foi de suma importância para minha aprovação e ingresso na universidade, tendo em vista das dificuldades de um estudante da zona rural. Só tenho a agradecer a Ufersa e a Prefeitura de Ipanguaçu por todo apoio, principalmente no transporte de casa até a escola. Sou muito realizado, pois vou fazer um curso que sempre sonhei, medicina veterinária”, disse o mais novo universitário. 

O município de Ipanguaçu é hoje o único a financia o projeto, outras cidades na qual o projeto é executado a universidade é a responsável pelo financiamento das bolsas. Onze monitores ministrarão as aulas de português, história, geografia, inglês, espanhol, sociologia, filosofia, matemática, química, física e biologia. 

As aulas do cursinho acontecem todos os sábados na Escola Municipal Francisca da Salete Ribeiro no Conjunto Habitacional Ilha Grande, das 8 às 12h. A Secretaria de Educação ainda oferece o transporte escolar para os estudantes da zona rural. A primeira aula tem início logo neste sábado, dia 02 de agosto. 

Participaram da cerimônia ainda a Secretária Municipal de Educação, Jeane Dantas; a coordenadora pedagogia do cursinho pré-universitário Ufersa/Angicos, Rita Diana Gurgel e o coordenador Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) - Ufersa/Angicos, Luiz Eduardo.

Estudantes de Ipanguaçu participam da etapa municipal do programa Atleta na Escola


Nesta teça e quarta(31) o Estádio Joacy Fonseca foi o local escolhido para a etapa municipal do Programa de Formação Esportiva,  o Atleta na Escola. 

Com o objetivo de estimular a formação de novos atletas, o programa em parceria com o Governo Federal e a Prefeitura de Ipanguaçu visa também difundir os valores olímpicos entre os estudantes da educação básica. 

Segundo a coordenadora local do programa, Janinele Araújo, o programa ocorre também em parceria com as escolas estaduais. “Nesta etapa apenas os estudantes classificados na etapa escolares participaram. Os finalistas agora concorrerão na etapa regional/estadual, com outros alunos dos municípios potiguares”, explica.

Mais de 200 alunos participaram das etapa escolares. Os estudantes participaram nas categorias: atletismo, com corrida de 75m, 100m e 3.000m feminino e masculino, salto em distância feminino e masculino, além de arremesso de peso e voleibol. 

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons