i

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Dnocs não tem dinheiro para problema


Erosão na parede da Armando Ribeiro - Data: 20/12/2010

foto: Samuel Júnior

Falta dotação orçamentária para que o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) autorize o início das obras de recuperação da parede da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, que apresenta pelo menos duas grandes fissuras em sua base. A informação foi divulgada pelo engenheiro agrônomo Samuel Júnior, que acompanha o problema desde que o fotógrafo Jean Lopes publicou em seu blog uma fotografia denunciando o fato no mês de janeiro.

Segundo Samuel, a licitação da obra foi realizada há mais de três meses, inclusive com empresa ganhadora já conhecida, porém sem dotação orçamentária, o projeto continuará engavetado. Como não tem dotação orçamentária, o órgão federal não pode fazer o empenho e muito menos emitir a ordem de serviço da obra.

Desde o começo do ano que as autoridades competentes vêm sendo alertadas sobre o problema, inclusive com cobertura deste jornal e de uma televisão do Estado. 

Os anúncios da abertura da licitação foram conhecidos ainda no mês de abril, com previsão das obras para maio, mas tudo não passou de publicidade. Segundo Francisco Nunes Peixoto, agente de atividade do Dnocs, disse que a obra já era para ter sido iniciada, mas a informação que eles têm é que depende da liberação dessa verba.


O dinheiro necessário para realizar os reparos na parede da barragem é de cerca de R$ 350 mil. No início do ano, o responsável regional do Dnocs em Assú, Paulo Rodrigues, já reclamava da demora do serviço público. "Não é dinheiro de outro mundo, mas infelizmente às vezes não se consegue dar a resposta em tempo hábil. É uma característica da administração pública", disse.

Ainda em janeiro, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Adalberto Pessoa, havia alertado para a necessidade de solucionar o problema. "Até esse momento, o problema não representa riscos imediatos, mas essa situação serve para que nos preocupemos com as outras barragens e açudes, porque muitas vezes o Governo tem problemas orçamentários que impedem a manutenção", disse ele, após realizar um levantamento sobre a situação da parede.

Há quem diga que agora a obra depende apenas de uma decisão política e que é preciso que se faça gestão junto ao Ministério da Integração Nacional para que o problema seja resolvido.

Erosão
As duas falhas na base da parede da barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves têm cerca de um 1,5 metro de profundidade, seis metros de comprimento e dois de largura, fruto de um processo de erosão iniciado com as chuvas no ano passado. No último contato sobre o assunto, o diretor do Dnocs, Elias Fernandes, explicou que o problema é comum neste tipo de construção. "Erosões são comuns em todas as barragens, não é nada de extraordinário, é um processo natural, e já faz parte de nossa rotina a manutenção dos reservatórios".

Fonte: Jornal de Fato

Prefeito Leonardo inaugura espaço cultural com apresentações dos alunos no 2º Fest Leitura



O prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira, esteve na noite de ontem (21) participando do IIº Fest Leitura, o evento é uma realização da Secretaria Municipal de Educação e de Cultura que conta com o apoio da Prefeitura do Município. A inauguração aconteceu no espaço cultural Nossa Senhora de Lourdes que fica localizado na praça da matriz, o evento faz parte da programação de emancipação.

Na inauguração do espaço o prefeito Leonardo Oliveira destacou a importância do palco que proporcionará oportunidades aos ipanguaçuenses de desenvolverem os diversos talentos, através das demais formas culturais e educacionais. O gestor municipal ainda frisa o 2º Fest Leitura como um momento importante para os alunos, professores e a comunidade em poder estar concluindo todo o trabalho que foi desenvolvido durante o ano em sala de aula.


O IIº Fest Leitura deste ano contou com o tema “Da África à Ipanguaçu a leitura se faz presente”, o evento faz parte do projeto: Ipanguaçu Cidade que lê, que é desenvolvido durante todo o ano letivo.

Segundo a Secretária de Educação á professora, Jeane Dantas Bezerra, o evento valoriza todo o trabalho de alunos e professores, que trabalham incansavelmente a leitura em sala de aula, trazendo um novo gosto as palavras.

O evento reuniu alunos e educadores das escolas, municipais, estaduais e federal onde realizaram leitura, apresentações culturais; declarações de poemas; dramatizações; exposições e o lançamento do livro “Ipanguaçu conta sua história em verso, prosa e opinião”, livro escrito por alunos das Escolas municipais, Estaduais e do IFRN de Ipanguaçu que tiveram textos selecionados pela etapa municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa 2010.


A professora da Escola no Bairro presidente Lula, Maria dos Santos, enaltece o momento do Fest Leitura como momento impar, que concluiu agradecendo ao governo municipal e em especial a primeira dama, Cristina Oliveira, em ter acreditado no livro que ela lançou durante a noite, e em poder estar contribuindo com a cultura no município. A professora lançou o seu primeiro livro “A princesa Sonho no reino da educação”.


Chegando ao final do evento a professora, Aloma Dayanne, entregou aos diretores das escolas municipais o DVD do documentário “O Semeador de Livros”, que narra à história do editor José Xavier Cortez, a professora ainda entregou as três bibliotecas no município livros que foram doados pelo senhor José Cortez dono da editora Cortez.

Para encerra o evento a Prefeitura de Ipanguaçu e a Secretaria de Educação fizeram a entrega das medalhas aos vencedores dos jogos estudantis 2010 que aconteceu no período 15 a 19 de novembro.

Estiveram presentes à Vice-prefeita, Vera Lúcia; Vereadora, Thalita Marinho e Jaires Azevedo; secretária de Assistência Social, Cristina Oliveira; secretário de Articulação Política, Geraldo Paulino; chefe de gabinete, Thales Praxedes; assessora técnica da assistência, Glória Josefa; representante da comissão do selo UNICEF, Luciene Varela; professores, diretores, alunos e a comunidade em geral.

Programação DIA 22/12 – QUARTA - FEIRA
       20h - Show de Talentos:
       - Coral Vozes da Juventude
       - Orquestra Filarmônica
       - Coral Sacramento
       - Coral Canto Jovem
       - Regional Traquinos do Forró
  
       21h - A mais bela Voz de Ipanguaçu.
       22h - Banda Deixe Cum nós


---


atualizado...
Fotos do evento:





























































 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons