i

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Prefeitura de Ipanguaçu inicia campanha de vacinação contra a gripe com “Dia D” no sábado

Imunização vai atender mais de 3 mil pessoas. Campanha segue até o dia 09 de maio. 

Teve início nesta terça-feira(22) em todo o Brasil a campanha nacional de vacinação contra a gripe que traz como tema, “Vacinação contra a gripe: você não pode faltar”. A mobilização por todo território nacional teve início esta semana, mas com o atraso na distribuição das doses em todo o Rio Grande do Norte pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) o município de Ipanguaçu dará inicio a campanha durante o "Dia D", marcado para este sábado(26). 

A Prefeitura do município através da Secretaria Municipal de Saúde pública, irá incorpora a campanha que imunizará crianças de seis meses a menores de cinco anos. No ano passado, o público infantil era de até menores de dois anos. A imunização faz parte da parceria entre o Governo Federal com as secretarias estaduais e municipais de saúde de todo o Brasil e  segue até o 9 de maio.

Segundo a enfermeira da secretaria, Gisele Medeiros, o Ministério da Saúde ampliou o público alvo da campanha afim de atender os grupos vulneráveis, na qual o sistema imunológico encontrasse com poucas defesas, incluindo ainda idosos e pessoas com doenças crônicas.

Ela destaca que no município a campanha se desenvolverá com a vacinação disponível nas Unidades Básicas de Saúde(UBS) como também com profissionais da estratégia de saúde da família nas áreas afim de atender todo o público. “Sempre o município tem cumprido a meta do governo que é de 80%, até ultrapassando, conseguindo imunizar 100% do público. Com a continuidade de nossas estratégias e a ajuda dos pais acreditamos em manter o ritmo”, frisa a enfermeira. 

Além das crianças menores de 5 anos, a vacinação conta a gripe tem como público-alvo também idosos, indígenas, presidiários, pacientes com morbidades, mediante indicação médica e os profissionais que trabalham nas unidades e que oferecem a vacina. A vacina combate a gripe comum e também o vírus influenza A (H1N1), a gripe suína.

Foram enviados ao município 3.511 doses da vacina, que pretende vacinar 80% do público alvo. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). 

Na hora da vacinação os responsáveis devem portar a carteira de vacinação. O “Dia D” da campanha acontece neste sábado, dia 26 de abril das 8 às 17h em todo o Brasil. Em Ipanguaçu todas as UBS, de acordo com cronograma, estarão em funcionamento. As UBS nas comunidades da Picada e Nova descoberta estarão abertas das 07:30 às 12hs e às Unidade do Centro de Saúde Tibúrcio Freire, Rosa Maria Avelino (Conjunto Ilha Grande), Arapuá, Pedrinhas e Pataxó abrirão até as 17hs.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons