i

sábado, 19 de dezembro de 2009

PROVAS DO PSV 2010 SERÃO APLICADAS A PARTIR DESTE DOMINGO, DIA 20

A Comissão Permanente do Vestibular do UERN (COMPERVE), ultima os preparativos para a realização do Processo Seletivo Vocacionado 2010 (PSV 2010), cujas provas serão aplicadas a partir deste domingo e se estendem na segunda-feira, dias 20 e 21 de dezembro.

Serão mais de 19 mil candidatos disputando as 2.332 vagas distribuídas nos Cursos de Graduação da UERN. "Que os candidatos tenham tranquilidade suficiente para responder as questões e obtenham o resultado esperado. Aqueles que conseguirem a classificação, desde já, sintam-se bem recebidos pela UERN", afirmou o reitor Milton Marques de Medeiros.

A COMPERVE alerta que os candidatos devem ficar atentos aos prazos e às regras. Os portões serão abertos às 7h15 e fecham às 7h45. Pontualmente às 8h, será iniciada a aplicação das provas, com duração de quatro horas. Não é permitido o uso de telefone celular e outros aparelhos eletrônicos - a desobediência a essa regra pode implicar na desclassificação do candidato, de acordo com normas publicadas em edital.

As provas do PSV 2010 chegaram a Mossoró na quinta-feira (17) à noite e foram levadas para o II Batalhão de Polícia Militar. Nesta sexta (18), pela manhã, a COMPERVE se reuniu com a AOCP - empresa paranaense responsável pelo processo - e os coordenadores dos locais de prova de Mossoró e Assú. Neste sábado (19), os coordenadores se reúnem com os fiscais nos locais de prova, às 15h, para repassar as orientações com relação ao processo seletivo.

A reunião com os coordenadores dos locais de provas dos campi de Natal, Pau dos Ferros, Caicó e Patu ocorrerá em cada uma das sedes, neste sábado (19), pela manhã.  Ainda neste sábado (19), os coordenadores se reúnem com os fiscais nos locais de prova, às 15h, para repassar as orientações com relação ao processo seletivo.

Ao todo são 41 locais de prova em Mossoró, Natal, Assu, Pau dos Ferros, Caicó e Patu. Em Mossoró serão utilizados 14 locais - 4 blocos do Campus Central da UERN, Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/UERN), Faculdade de Enfermagem (FAEN/UERN), 4 blocos da UFERSA, Escola Estadual Abel Freire Coelho, Centro Integrado de Educação Prof. Eliseu Viana, Escola Estadual Jerônimo Rosado e Escola Municipal Joaquim da Silveira Borges.
A COMPERVE alerta aos candidatos para a necessidade de impressão do cartão de inscrição, que contém os dados pessoais do candidato, curso, língua estrangeira, local de prova e outras informações. Para ter acesso, basta o candidato informar o número do CPF e o ano de nascimento.

ATENÇÃO ESPECIAL - O Departamento de Apoio a Inclusão (DAIN/UERN) é um dos setores parceiros da COMPERVE na aplicação das provas. O DAIN prestará auxílio aos candidatos que solicitaram, no momento da inscrição, condições especiais para a aplicação das provas. São pessoas com vários tipos de deficiência - visual, mental, física, cognitiva, auditiva, etc -. Para esses candidato a lei garante uma hora a mais para aplicação das provas. A equipe do DAIN é coordenada pela professor Vera Lúcia Fernandes Lopes.

Mais informações:
3315-2153 - COMPERVE

Por: Iuska Freire - Agecom/UERN

Fonte: Agência de Comunicação em 18/12/2009 10:43:07


Exames de seleção acontecem neste domingo



Cerca de 25 mil concorrem no maior processo seletivo da história do IFRN

Está tudo pronto para a realização dos exames de seleção 2010 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, o IFRN. Neste domingo, dia 20, serão aplicadas provas para os cursos técnicos integrados, técnicos integrados EJA (jovens e adultos) e técnicos integrados subsequentes (pós ensino-médio).

Nestes dias que antecedem os exames é necessário que os candidatos fiquem atentos aos cartões de inscrição, no que se refere aos horários de realização e fechamento dos portões e locais de prova. De acordo com os editais, as provas do técnico integrado começam às 8h da manhã, e as do integrado EJA e técnico subsequente começam às 15h. É recomendável que o estudante chegue com uma hora de antecedência porque os portões serão fechados quinze minutos antes da aplicação, horário local de Natal.

Maior processo seletivo da história

Somando aos candidatos inscritos na graduação, cuja seleção acontece através do Enem e a prova foi aplicada nos dias 5 e 6 deste mês, o total de inscritos nos processos seletivos do IFRN para 2010 somam 25 mil candidatos.

Em todos os níveis de ensino, são mais de três mil vagas para onze campi (Natal-Central, Natal-Zona Norte, Mossoró, Currais Novos, Caicó, Ipanguaçu, Pau dos Ferros, Santa Cruz, João Câmara, Macau e Apodi), além do campus avançado da Cidade Alta, no centro de Natal, e os núcleos avançados de Nova Cruz e Parnamirim, que são vinculados ao Campus Central.

Em virtude do grande número de candidatos, as provas acontecem em diversos locais, não apenas nos campi do Instituto Federal. Em Natal, por exemplo, as avaliações serão aplicadas no Campus Natal–Central, no Campus Natal-Zona Norte, no Campus Cidade Alta, na Escola Municipal Palmira de Souza (Zona Norte) e no setor III-CCET da UFRN. Além destes locais, os exames acontecem em todos os campi do interior e em algumas escolas de cada região.

Acesso

É importante salientar aos candidatos que fazem prova no Campus Natal-Central, que o acesso será feito no portão lateral da Av. Bernardo Vieira.

Para facilitar o acesso aos candidatos que fazem prova no campus universitário da UFRN, serão disponibilizados dois ônibus que sairão a partir das 6h da manhã, do terminal de passageiros do Circular da UFRN, que fica ao lado do Shopping Via Direta, para fazer o trajeto terminal / setor III (local das provas) / terminal.

Cartões de inscrição
Concorrência
Cursos Técnicos Integrados EJA
Cursos Técnicos Subsequentes

Previsão mostra possibilidade de chuva abaixo do normal de Janeiro a Março


A 1ª Reunião de Análise e Previsão Climática para o setor norte do Nordeste (semiárido nordestino) foi realizada em Campina Grande/PB, no período de 15 a 17 de dezembro e mostrou uma perspectiva preocupante para a região.

Durante o encontro foram analisadas as condições regionais da pluviometria e as condições globais das variáveis meteorológicas dos oceanos e da atmosfera, assim como os resultados de modelos numéricos de previsão climática sazonal.
Essas análises possibilitaram elaborar a previsão climática para o trimestre que vai de janeiro a março de 2010, para o semiárido nordestino.

Os dados observados mostram a continuidade da fase quente do fenômeno El Niño-Oscilação Sul (Enos) no oceano Pacífico Equatorial durante o mês de novembro de 2009. O fenômeno encontra-se na sua fase madura com intensidade moderada e com previsão dos modelos de permanecer até maio de 2010.

No oceano Atlântico Tropical Sul observa-se que a Temperatura da Superfície do Mar (TSM) tem valores próximos da normalidade, enquanto que no Atlântico Tropical Norte há predomínio de anomalias positivas (temperatura em alta).

Desta forma, para o período de janeiro a março de 2010, a maioria dos modelos climáticos indicam tendência de chuvas variando de normal a abaixo da média histórica sobre o setor semiárido do Rio Grande do Norte,

No Rio Grande do Norte, 93% do seu território é semiárido.
Participaram do encontro meteorologistas de todos os centros de meteorologia da região Nordeste, do CPTEC/ INPE e INMET.

RN pode contar com variabilidade elevada

No encontro realizado em Campina Grande foi reforçada uma tendência que pode gerar variabilidade nas previsões.

É importante ressaltar que o clima semiárido do Rio Grande do Norte tem como característica alta variabilidade espacial e temporal na ocorrência das chuvas. Isto significa que algumas localidades poderão receber chuvas em quantidade maiores em intervalos de tempo menores do que outras localidades.

Segundo os meteorologistas da Emparn, Gilmar Bristot e Ueliton Pinheiro, é importante lembrar também que a probabilidade de ocorrência de sistemas meteorológicos de mesoescala do tipo Vórtices Ciclônicos de Ar superior (VACS)- representados pela circulação ciclônica do vento na alta troposfera- durante os meses de janeiro e fevereiro é bastante expressiva e aumenta em anos de atuação do Fenômeno El Niño. " Esses sistemas que favorecem na formação e ocorrência de chuvas principalmente no interior do Nordeste, só podem ser previstos através do acompanhamento diários do tempo, por isso a necessidade do acompanhamento da previsão diárias do tempo", Disse Gilmar Bristot.

Fonte: O mossoroense



 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons