i

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Feira da Agricultura Familiar será implantado no município de Ipanguaçu pela Prefeitura

Feira livre nos domingos beneficiará 80 familias do município de Ipanguaçu


Com o objetivo de inserir os pequenos agricultores familiares do município de Ipanguaçu na economia local, de modo a gerar renda para que possam manter suas famílias com as condições mínimas de sobrevivência através de capacitações com uma visão empreendedora rural, possibilitando maior rendimento na comercialização de seus produtos, fortalecendo os laços de cooperação e solidariedade entre produtores e consumidores.

A Prefeitura Municipal de Ipanguaçu, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está com o projeto “Feira da Agricultura Familiar”, projeto esse que beneficiará 80 famílias de pequenos e médios agricultores de assentamento, e da zona rural e urbana.

Segundo o secretário da pasta, José Ferreira da Cunha (Ferreirinha), o projeto surge da preocupação do prefeito Leonardo Oliveira, em propiciar aos pequenos agricultores a oportunidade de poderem comercializar seus produtos agrícolas, de modo a gerar renda para aqueles que não possuem, no quadro atual, local de venda ao consumidor final de suas mercadorias.

Secretário de Agricultura e Meio Ambiente José Ferreira.
Foto: Cassimiro Júnior
“Atualmente, o que é percebido nas relações de compra e venda dos agricultores familiares é a presença do “atravessador”, figura cujo objetivo é repassar os produtos adquiridos desses agricultores e repassá-los a outros mercados do município e de cidades vizinhas. Com isso, vemos que o lucro do agricultor familiar se torna bastante reduzido, em face do “atravessador” adquirir os produtos por preços bem aquém do que realmente valem no mercado e repassá-los por preços mais vantajosos”, explica o secretário.

Ferreirinha também explica que este projeto dará a capacitação aos pequenos agricultores para a melhor comercialização, em feiras populares, daquilo que é produzido, onde será ainda fornecido a eles o conhecimento do correto manuseio das barracas e equipamentos das feiras, bem como a sua higienização e de seus alimentos.

A Prefeitura disponibilizará a estrutura adequada à comercialização direta de diversos produtos. A “Feira da agricultura Familiar” terá material permanente e de consumo que proporcionem maior conforto aos feirantes e seus clientes, num total de 80 feirantes: 80 barracas completas, 80 balanças eletrônicas para 15 kg, 80 aventais, 80 camisetas, 80 bonés, 03 tonéis de 1200 Litros, 320 caixas contentoras e capacitação para os beneficiários do projeto com o objetivo de melhor quantificar os preços dos produtos, de modo a torná-los mais justos aos feirantes e ao consumidor final (empreendedorismo, técnicas de vendas, técnicas de cultivo, higienização, manuseio de alimentos). A estrutura e os equipamentos disponibilizados para as feiras populares somente serão utilizados nesta finalidade.

Serão investidos em um total geral cerca de R$ 116.234,00. Para participar basta ser um produtor agrícola ou ter uma produção de doces, bolos produtos comercializados em feiras livres, o cadastro pode ser feito nas dependências da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente das 7 às 13hs, onde o interessado deve portanto documentos pessoais.

CAE se reunirá para discutir sobre a merenda escolar

O Conselho de Alimentação Escolar – CAE do município de Ipanguaçu estará nesta sexta-feira (08) se reunindo nas dependências do Centro Integrado da Cidadania – CIC na sala dos conselhos, para uma reunião ordinária onde contará com a participação dos 9 conselhos escolares, onde será discutido com a nutricionista, Virginia Nereyde, a higienização e qualidade dos alimentos e com a engenheira agrônoma da EMATER/Ipanguaçu Fernanda Santana, o programa compra direta.

Jogos do sábado


Resultado dos jogos do sábado(02), da 2ª Copa Prefeito Leonardo Oliveira:

SUB - 20 0X0 UBARANA/PEDRINHAS
TIRA FOGO 4X0 AMERICA DA PICADA


* No domingo(03) não houve partida por motivos das eleições, mais as próximas rodadas acontecem normalmente. 

Prefeitura recupera estradas vicinais



A prefeitura Municipal de Ipanguaçu, através de uma ação desenvolvida pela Secretaria de Obras e Serviços iniciou nesta quinta-feira,30, o serviço de recuperação da estrada que liga Ipanguaçu as comunidades de Japiaçu, Pau de Jucá/Sacramentinho, Lagoa de Pedras, Itu, Picada, Porto e Salinas. Com o tráfego intenso dos carros pesados, como caminhões e ônibus, acabou prejudicando a estrada deixando-a totalmente esburacada.

A máquina utilizada para fazer o serviço, foi a mesma que o município recebeu do Governo do Estado através do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte(Emater). Não só Ipanguaçu, mas 12 municípios da região Assu- Mossoró foram contemplados com as maquinas e implementos durante evento solene, realizado em Assu na VII Feira de Negócios do Vale do Açu no final de Julho.

Fonte: Cassimiro Júnior

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons