i

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Inscrições para o Sisu começam à meia-noite; há vagas em 3,3 mil cursos

Inscricoes_comecam_a_meia-noiteBrasília – A partir da meia-noite de hoje (6), estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 podem se inscrever para disputar uma das 108 mil vagas em universidades públicas que serão oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As oportunidades estão distribuídas em 3.327 cursos de universidades federais e estaduais, além de institutos federais de Educação Profissional.

O maior número de vagas disponíveis (64 mil) está nos cursos de bacharelado. Há, por exemplo, 2.487 vagas em cursos de direito, 1.443 em medicina e 3.958 em graduações na área de administração. Além das carreiras  mais disputadas nos vestibulares tradicionais, há oportunidades em cursos menos conhecidos pelos estudantes como astronomia, ciências ambientais, produção cultural e mineração.

Os candidatos podem se inscrever no Sisu até 12 de janeiro. Ao acessar o sistema, o estudante deve escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade. Diariamente, o sistema divulga a nota de corte preliminar de cada curso com base na nota do Enem dos candidatos que pleiteiam as vagas. Durante esse período, o participante pode alterar essas opções se achar que tem mais chances de ser aprovado em outro curso ou instituição.

Ao todo, 95 instituições públicas de ensino superior participam da oferta do Sisu para o primeiro semestre de 2012. São 42 universidades federais, 13 instituições estaduais e 39 institutos federais de Educação Profissional, além da Escola Nacional de Ciências Estatísticas, administrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As oportunidades se concentram principalmente no Nordeste e Sudeste, que oferecem respectivamente 34,66% e 33,09% das vagas. Menos de 5% das vagas estão no Norte, 12,88% no Centro-Oeste e 14,5%, no Sul.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 15 de janeiro. Os estudantes aprovados deverão comparecer às instituições de ensino entre os dias 19 e 20 para fazer a matrícula. O participante que foi selecionado para a primeira opção de curso é retirado automaticamente do sistema e perde a vaga se não fizer a matrícula. Aqueles que forem selecionados para a segunda opção ou não atingirem a nota mínima em nenhum dos cursos escolhidos podem participar das chamadas subsequentes.

A segunda chamada está prevista para 26 de janeiro, com matrículas entre os dias 30 e 31. Caso ainda haja vagas disponíveis, o sistema gera uma lista de espera que será disponibilizada para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão entre 26 de janeiro e 1° de fevereiro.

Fonte: Agência Brasil
Foto: Reprodução / ibahia.com

Homicídio na comunidade de Arapuá

Na noite de hoje 05 de Janeiro por volta das 20:00hs aconteceu um homicídio na comunidade de Arapuá município de Ipanguaçu, as primeiras informações é que  o ou os elementos chegaram e efetuaram vários disparos na vitima que é Weldon Bezerra Lopes, 42 anos, mais conhecido por  Chico pra que veio, o mesmo foi socorrido para o hospital regional de Assu mas morreu antes do socorro medico.
O GTO de Assu encontra-se no local na tentativa de localizar e prender o ou os elementos.
 
Fonte/Foto: Foco Coelho
 

RN sem sangue: queda de 30% nos estoques preocupa Hemonorte


Rio Grande do Norte sem sangue. A redução de 30% no estoque sanguíneo coletado pelo Hemocentro Dalton Cunha do Rio Grande do Norte – Hemonorte – já preocupa a casa que atende as necessidades hospitalares de todo o estado. O período de férias começa a ser crítico quando menos pessoas doam o sangue que ajuda na reposição sanguínea de vítimas de acidentes e cirurgias eletivas, dividindo com os que dependem das doações para sobreviver, como os hemofílicos e leucêmicos.

O ano de 2012 abriu com os estoques bem abaixo do esperado. Ontem, as geladeiras apresentavam apenas 434 bolsas de sangue armazenadas para uso, quando a meta considerada normal para atender a todas as necessidades é de 600 a 700 bolsas. De acordo com Rosemary Teixeira, chefe do departamento de Apoio Técnico do Hemonorte, a época de veraneio sempre é crítica porque as pessoas deixam a cidade rumo ao litoral e o número de doações cai. Por sua vez, o número de acidentes aumenta com o crescimento dos turistas na região.

“Os hospitais passam a solicitar mais sangue e não temos como suprir a demanda que começa a se tornar elevada. Consideramos abaixo de 300 bolsas um estoque num volume crítico”, afirma Rosemary. Segundo a chefe do departamento de apoio técnico do Hemonorte, os tipos sanguíneos que apresentam, atualmente, um estoque mais crítico são o AB- e o B+, com apenas duas bolsas, juntamente com o O+, sangue mais comum, sendo o mais solicitado, com apenas 90 bolsas.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons