i

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Ipanguaçu realiza Iª Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes


O município de Ipanguaçu foi sede nesta quinta-feira, 28, da Iª Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes. Realizada na Câmara de Vereadores, o encontro reuniu gestores, trabalhadores sócias, crianças, adolescentes, além de representantes de instituições governantes e não governamentais, entre eles o vice-prefeito, Josimar Lopes.

Em busca de discutir novas políticas públicas direcionadas a cumprir o que está estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em parceria com a Prefeitura trouxe como eixo central a discussão do plano municipal para os próximos dez anos, compreendendo os direitos humanos. 

A conferência foi aberta pelo Coral Sacramento que hoje atende mais de 75 crianças através do projeto social - Ação Criança, financiado pela Prefeitura. 

Abrindo os discursos, a presidente do CMDCA, Raquel Tavares, reafirmou o compromisso do conselho na luta de assegurar os direitos das crianças e Adolescentes. Já a adolescente Joanita Rodrigues, ressaltou a importante dos adolescentes participarem das decisões que se constitui as conferências. 

O vice-prefeito do município, Josimar Lopes, que também representava o prefeito Leonardo Oliveira, que participa em Brasília da macha dos prefeitos, enalteceu o trabalho do conselho municipal, como também o conselho tutelar da cidade. 

Para Josimar, é necessário que os órgãos públicos estejam em sintonia para que não haja a quebra da dignidade humana, principalmente em relação aos meninos e meninas. “Nós enquanto poder público estamos para somar e contribuir no fortalecimento dos direitos, que jamais poderão ser violados. Garantir os direitos deles é fundamental e básico. Ao lado da população e de todas as instituições será possível efetivação e cumprimento de todo o ECA”, afirma o vice-prefeito. 
A conferência magma foi conduzida pelo Assistente Social do Núcleo de Desenvolvimento Social, Michel Cardoso, que abordou a promoção, proteção e defesa dos direitos, como ainda o controle social na gestão de politicas públicas. 

Ao fim do encontro foram elaborados grupos de trabalhos e escolhido os nomes dos delegados, titulares e suplentes, que representarão o município na Conferência Estadual em Natal, que acontecerá nos dias 27 e 28 de agosto desse ano.

Entre os nomes estão representando os adolescentes: Arthur Nadson e Joanita Fernandes; CMDCA – Raquel Tavares e José Francisco do Nascimento; Conselho Tutelar - Rayon Ribeiro e Salete Siquera; Órgãos públicos de política de atendimento à criança e ao adolescente - Francisco das Chagas de Oliveira e Nathalia Fonseca de Vasconcelos; Associações ou entidades da sociedade civil - Leobrício Alcântara e Valéria Faustino; Profissionais das políticas setoriais básicas - Carlos Rondinny e Aurimeirey Fonseca.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons