i

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Prefeitura de Ipanguaçu segue fazendo cadastramento de famílias escritas no CADUNICO

Os beneficiados do programa Bolsa família que estão inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal – CADUNICO – têm até o dia 31 de outubro de 2011 para atualizarem os seus cadastros. No município de Ipanguaçu, mais de 4 mil beneficiários estão na lista para a revisão cadastral e averiguação deste ano, ou ainda auditoria.

Aqueles que não se recadastrarem terão, por determinação do Governo Federal, seus benefícios bloqueados no próximo mês de novembro. Faltam apenas poucas semanas para o encerramento da atualização que está acontecendo desde o último dia 17 de março.

A secretária de Assistência Social, Cristina Oliveira, reforça que as famílias não devem faltar à revisão cadastral, nem deixar de levar qualquer documento. “As famílias que não atualizarem seus cadastros só poderão fazê-lo depois que terminar toda a atualização do município, e, claro, estarão passivos de terem seus benefícios cancelados no dia 1º de novembro”, alerta a secretária.

De forma a evitar maiores transtornos, a prefeitura enviou equipes da secretaria de Assistência Social de Ipanguaçu à todas as comunidades rurais e bairros do município. Desde a semana passada os profissionais estão atualizando o cadastro das famílias do centro da cidade, no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS. O atendimento ocorre das 08 às 13hs.

Os documentos exigidos são: Cartão do Programa; Identidade; CPF; Título de Eleitor; Carteira de Trabalho; Registro de Nascimento ou Casamento; e Conta de Energia Elétrica Atual.

Everson Silva, filho de Tiririca, filia-se ao PSB de Fortaleza

'Vou entrar para revolucionar a política', diz o candidato em 2012.
Três partidos procuraram o filho de Tiririca para candidar a vereador.

Everson Silva, filho do deputado federal Everaldo Silva (PR-SP), o palhaço Tiririca, confirmou nesta sexta-feira (7) a filiação ao PSB de Fortaleza e diz que pretende se candidatar a vereador em 2012. “Vou entrar para revolucionar a política”, diz Everson Silva, que ficou popular no Ceará com o personagem Tirulipa.

Filiação de Tirulipa ocorreu no último dia do prazo. (Foto: TV Diário/Reprodução)
Filiação de Tirulipa ocorreu no último dia do prazo.
(Foto: TV Diário/Reprodução)
Na quinta-feira (6) três partidos confirmaram que tinham interesse na filiação do jovem, o PSB, PRB e o partido do pai de Everson, o PR. “Analisei bastante e vi que me identifico mais com o PSB. Já conheço bem o trabalho do Ciro Gomes (PSB-CE) e sou grande amigo do (deputado federal pelo PSB-CE) Domingos Neto”, diz.
Everson afirma também que já conversou com o pai sobre a filiação. “O que ele me disse foi que eu tomei minha própria decisão, mesmo não sendo do partido dele.” O recém-filiado afirma também que vai conversar com a diretoria do partido sobre as estratégias de campanha. Ele afirma que ainda não sabe se vai se apresentar como palhaço, a exemplo do pai.

Silva diz que vai trabalhar tentando incentivar projetos culturais populares e investimentos na juventude. “Tenho família vinda do circo e conheço muito bem as necessidades dessas pessoas. Vamos trabalhar também com jovens. Nós vamos revolucionar a juventude.” Ele fala também que já analisou os deveres da função vereador.

 
Partido
O PSB tem dois vereadores na Câmara de Fortaleza. O presidente da sigla na capital cearense, Karlo Kardozo, diz que a meta do partido é eleger 10 representantes no legislativo municipal em 2012.
“O PSB tem 11 deputados na Assembleia (Legislativa do Ceará), quatro deputados federais em Brasília. É impensável que tenhamos em Fortaleza apenas dois vereadores, queremos de oito a 10 na próxima legislatura”, disse Kardozo ao G1, quando tomou posse da presidência da sigla em setembro deste ano.

Nesta sexta-feira, Kardozo afirmou que não vai explorar o "aspecto jocoso de um político que não sabe o que fazer", a exemplo do que foi feito na campanha eleitoral de Tiririca em 2010. Tiririca foi eleito deputado federal pelo PR de São Paulo como o maior número de votos, mais de 1,3 milhão.

Kardozo diz que Everson Silva vai ter uma campanha que representa a cultura cearense, "especialmente o humor, que é a cara dele".

André Teixeira Do G1 CE

Prefeitura de Ipanguaçu empossa Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa



Foram empossados na manhã desta sexta-feira (07), em cerimônia realizada no Centro Integrado da Cidadania (CIC), os novos membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa – CMDI. Os conselheiros exercerão o mandato no biênio 2011-2013, podendo ser reconduzidos por igual período.


De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Cristina Oliveira, o conselho tem grande importância para a promoção do bem-estar das pessoas na Terceira Idade: “A prefeitura tem dedicado especial atenção pelos nossos idosos, que, por sua vez, estão demonstrando maior vitalidade e energia para continuar realizando suas tarefas cotidianas. O Conselho também tem essa nobre missão de zelar pela Terceira Idade. Estamos trabalhando sempre em busca de políticas públicas que beneficiem também os idosos, queremos que os novos membros, busquem em suas ações a efetivação do que preconiza a legislação vigente, que visa aos direitos e garantias para nossos idosos”, afirmou Cristina.

O conselho, composto por representantes da sociedade civil e do poder executivo municipal, foi criado pela lei municipal nº 85 de abril de 2009. Os titulares e suplentes do CMDI, foram nomeados pela portaria nº408 de 05 de outubro de 2011, assinada pelo Prefeito Leonardo Oliveira.

Segundo a nova presidente do conselho, Maria Célia da Silva, os novos conselheiros estão cientes da importância de suas funções. “Trabalharemos juntos a favor das políticas publicas da pessoa idosa. Nossa união e compromisso são necessários para que possamos desempenhar com sucesso a nossa missão”, frisou Maria Célia.

Os titulares e suplentes empossados são: Maria Célia da Silva e Rayanne Ribeiro Barreto, representando a Secretaria Municipal de Assistência Social; Helena Fonseca Barbosa e Maria Sulinete Silva Silvino, representando a Secretaria Municipal de Saúde; Maria Delza Araújo da Fé e Maria Ricardina de Souza, Secretaria Municipal de Educação; Luís Antônio Tavares e Elba Maria de Alcântara, representando a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo; Maria Suzete Fonseca Barbalho e Maria Claudete Amorim, representando o Centro de Convivência da Melhor Idade; Rosa Maria da Silva e Maria Hildérica Rodrigues dos Santos, representando a Igreja Católica; Francisco Ranieri Siqueira e Maria do Socorro Rodrigues Guimarães França, representando a Igreja Presbiteriana de Ipanguaçu e Anderson Roque Gouveia e Maria de Oliveira Pinto, representando a Igreja Batista Regular.

Fátima Bezerra visitar Parlamento Inglês com parlamentares brasileiros


A deputada federal Fátima Bezerra retorna neste sábado(8) ao Brasil. Fátima está em Londres, na Inglaterra, em missão oficial do Congresso Nacional.

A parlamentar petista participa do 41º WorldSkills, maior torneio de educação profissional do mundo.

A comitiva do Congresso que está em Londres é composta ainda pelos senadores Cristovam Buarque (PDT) e Roberto Requião (PMDB), além dos deputados federais Antônio Carlos Biffi (PT) e Jorginho Mello (PSDB), relatores do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego.

Na foto, Fátima, os demais parlamentares brasileiros e deputados ingleses em visita ao Parlamento Inglês.

Por Oliveira Vanderley

TST determina volta ao trabalho de 40% dos funcionários dos Correios

Se a decisão não for cumprida, a entidade terá que pagar multa diária de R$ 50 mil.

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Oreste Dalazen, determinou nesta quinta-feira (6) que a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), mantenha em atividade um contingente mínimo de 40% dos empregados em cada uma das unidades operacionais dos Correios, para atendimento dos serviços inadiáveis da comunidade. Se a decisão não for cumprida, a entidade terá que pagar multa diária de R$ 50 mil.

Na mesma decisão, Dalazen também determinou que a audiência no TST entre a direção dos Correios e representantes dos trabalhadores da empresa, marcada para a próxima segunda-feira (10), seja antecipada para amanhã (7), às 14h. Na reunião, as duas partes vão tentar mais uma vez chegar a um acordo para evitar que o dissídio coletivo da categoria seja julgado pela tribunal.

Na última terça-feira (4), a empresa e os trabalhadores participaram de uma audiência de conciliação no TST e chegaram a um acordo sobre os principais pontos da greve, que já dura 23 dias. Mas os 35 sindicatos da categoria não aceitaram os pontos acordados, mantendo a paralisação.

Fonte: Nominuto.com

Lula e ex-presidente de Gana recebem prêmio por combate à fome e à miséria

lula-ganha-premio-por-combate-a-fomeBrasília - Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e John Kufuor, de Gana (na África), foram escolhidos para receber o prêmio World Food Prise, por desenvolver  políticas públicas de combate à fome e à miséria em seus países. O World Watch Institute, dos Estados Unidos, reconhecido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), instituiu o prêmio há 17 anos.

O World Food Prise é concedido a pessoas que se dedicaram a implementar políticas públicas de combate à pobreza e de segurança alimentar. Ainda neste mês, o prêmio será entregue aos ex-presidentes. A escolha de Lula e Kufuor foi anunciada hoje (7) em Washington.

O presidente da organização que instituiu o prêmio, Kenneth M.Quinn, disse que a instituição reconhece a “importância dos líderes políticos na luta global contra a fome”. Segundo ele, tanto Lula quanto Kufuo devem ser exemplo para líderes no mundo.

De acordo com Quinn, as políticas executadas por Lula permitiram que 93% das crianças e 82% dos adultos tenham condições de fazer três refeições por dia. No caso de Gana, Kufuor foi capaz de reduzir à metade o número de pessoas que passavam fome no país.

O secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Tom Vilsack, enfatizou a necessidade de manter os esforços na execução de medidas de segurança alimentar no mundo. Segundo ele, esse não é um tema apenas econômico e político, mas também uma “questão moral”.

Fonte: Agência Brasil
Foto: Divulgação

Professor aposentado é preso por manter família em carcere privado na zona rural de Assu


Especial Jornalista Andrey Ricardo - De Fato
Foto: Marcos Garcia - De fato

Um professor aposentado foi preso na noite de quarta-feira, 5, acusado de manter presos quatro filhos e a esposa havia vários anos. Eles viviam em uma pequena casa no sitio boa vista na zona rural da cidade de assu, distante cerca de 40km do Centro, em péssimas condições.


As crianças foram atendidas pela equipe médica da cidade e apresentavam problemas psicológicos, assim como a mãe, que tinha ainda marcas de violência física. O aposentado, que aparentemente não tem problemas psicológicos, nega a acusação.


A denúncia foi feita pelos familiares de Maria Aparecida Filgueira Basílio, que tem 44 anos e é casada com Francisco Basílio Neto, de 60 anos. A relação dos dois gerou seis filhos. O mais novo tem nove, e o mais velho, 25.


Segundo Diógenes Galdino Figueiredo, irmão de Maria Aparecida, a família não sabe ao certo quanto tempo ela e os filhos eram mantidos em cárcere privado. Ele conta que morava fora da cidade e não tinha conhecimento dessa situação, mas todos na família sabiam que ela e os filhos sofriam maus-tratos. A denúncia partiu justamente dele, logo após saber do caso.


A mãe de Maria Aparecida, dona Francisca Galdino Nogueira, disse que foi procurada pelos outros filhos, que pediram para ela tomar uma providência. Dona Francisca também morava no sítio Boa Vista, onde Francisco residia com os filhos e a esposa.


As casas ficam a poucos metros, mas ela diz que só soube da real situação recentemente, quando resolveu visitar a filha e ver como eles estavam vivendo. "Essa situação acontece desde quando eles casaram. Ela era ciumenta e ele batia nela. Assim ela me dizia. Já nesta noite (terça-feira passada, dia da prisão) ela disse que ele bateu nela de novo."


Francisco Basílio Neto foi preso no fim da tarde de terça-feira passada, em casa. Familiares de Maria Aparecida foram à casa com policiais militares, que constataram os maus-tratos.


Segundo o delegado Cláudio Ferreira da Silva, que responde pela Polícia Civil em Assú, o suspeito foi autuado em flagrante pelo crime de cárcere privado, cuja pena pode variar entre dois e oito anos. De acordo com ele, as cenas encontradas pelos policiais militares eram extremamente chocantes. Os meninos estavam sujos, sem roupa, apresentando inúmeros problemas físicos e psicológicos, assim como a mãe.


Na pequena casa, que tem apenas um quarto, viviam Maria Aparecida e Francisco Basílio, juntos com os filhos Silmara de Figueiredo Basílio, de 18 anos, Evanildo Figueiredo Basílio, 24, e mais dois ainda menores de idade, uma menina com nove e outra com 13 anos. "As meninas não conseguem nem falar. Foram criadas feito um bicho. É uma situação horrível. Quando os policiais chegaram lá, a situação era deplorável.


A mãe tinha até bicho na cabeça", relembra o delegado, que diz ter tentado conversar com Maria, "mas ela não tinha condições de falar. Também tinha problemas psicológicos".


Os quatro filhos e a mãe foram levados para o Hospital Regional de Assú, no qual foram submetidos a uma série de exames físicos e psicológicos. Até ontem à tarde, todos continuavam no hospital, até que haja uma decisão judicial sobre qual será o futuro dos filhos e da mãe.


O delegado Cláudio Ferreira dará continuidade às investigações e diz acreditar que a família era mesmo mantida em cárcere privado, pelo que havia sido colhido até ontem à tarde, apesar de o suspeito negar que mantivesse presa a família ou maltratasse alguém.


Um dos filhos foi criado dentro do guarda-roupa. A família vivia em situação de extrema pobreza e pelo menos um dos filhos teve uma criação diferente dos demais. Iranildo de Figueiredo Basílio, que tem 25 anos e é um dos que foram retirados da casa à força pela mãe de Maria Aparecida, dona Francisca Galdino, foi criado dentro de um pequeno guarda-roupa. Ele passou boa parte da sua vida dentro do móvel, no qual passava praticamente o dia inteiro.


Após a prisão do pai e o resgate da mãe e dos filhos, os dois filhos que tinham fugido de casa, Lauro e Iranildo de Figueiredo Basílio, com 22 e 25 anos, respectivamente, voltaram à sua antiga casa para cuidar do que restou.


O segundo, que apresenta visíveis problemas mentais, contou à reportagem, meio envergonhado, que realmente morou em um guarda roupa, que ainda hoje está na casa.


Ao ser indagado a respeito do motivo de ter crescido dentro do guarda-roupa, ele não soube dizer. Mostrou-se desconfortável com o assunto e não se lembrava nem quanto tempo passou vivendo no guarda-roupa.


O mais novo, aparentemente melhor psicologicamente, saiu mais cedo de casa. Ele morava com a avó materna havia cerca de seis anos. O outro saiu de casa fazia cerca de seis meses.


Da porta de casa, os dois conversaram com a reportagem. O mais novo confirmou que o irmão foi criado no móvel e, ao serem questionados sobre a prisão do pai, os dois mostraram-se desconfortáveis.


Os dois não falam abertamente sobre os supostos maus-tratos sofridos pelos irmãos e pela mãe, mas reconhecem que o pai era mesmo violento. "Ele foi criado na violência, né? Apanhava muito dos pais e por isso ficou violento também", minimizou Lauro Basílio.


Lauro até disse que ficou espantado ao saber que o pai havia sido preso, acusado de manter a família em cárcere.


Ele conta que fugiu de casa muito cedo, com a ajuda da avó materna, e que não tinha conhecimento do que acontecia em sua casa, por isso se espantou com a prisão do pai.

 Leia a entrevista completa (AQUI)

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons