i

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Jornada Pedagógica é aberta no município de Ipanguaçu

Professores das unidades da rede municipal e estadual discutem durante a semana a educação do campo e metodologias midiáticas.

A Secretaria Municipal de Educação de Ipanguaçu deu inicio na manhã de hoje (07) no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) a 15ª Jornada Pedagógica do município.

A jornada foi aberta com a formação da mesa que abriu o evento, com a participação da Vice-Prefeita Vera Lúcia, a secretária de Educação, Jeane Dantas e a Subsecretaria, Mara Carmelita Lopes, a professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN/Assú, Professora Mestre Maria do Socorro Rodrigues, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN/Natal, Professor Drº Alessandro Augusto de Azevedo, o diretor do IFRN/campus Ipanguaçu, Evandro Firmino, coordenador de Intenção do instituto, Fernando Freire.

A secretária de Educação, a professora Jeane Dantas Bezerra, disse que durante a semana os professores terão a oportunidade de focarem em uma temática importante para a realidade educacional do município, “Educação de Campo” já que das dez escolas públicas municipais nove estão localizadas na zona rural, para isso é necessário o resgate da aula de campo para o maior enriquecimento dos temas trabalhados, e “Metodologias Mediáticas” que com a expansão dos telecentros na rede de ensino publico a revolução tecnológica e midiática é uma porta importante nas escolas.

A jornada pedagógica deste ano busca promover a interação cognitiva e social da comunidade docente, pedagógica e administrativa das escolas de ensino público do município de Ipanguaçu por meio de uma visão holística e libertária, com o foco especial aos estudos relacionados ao currículo escolar e a gestão de ensino, com discussões, ainda em torno da educação do campo e das metodologias midiáticas.
A vice-prefeita, Vera Lúcia, destaca o momento como ponto de reflexão e aprimoramento dos profissionais da educação, “A discussão é necessário para o crescimento educacional do nosso município, com isso a jornada tem com o objetivo principal o planejamento do ano letivo e a perspectiva de melhorar o desempenho das unidades da rede municipal e estadual” frisou a professora e vice-prefeita, Vera Lúcia.

Nesta terça-feira (08) a programação segue com inicio as 08h30min com o lançamento do livro o “Segredo da Caverna”, do escritor goiano Wagner Bezerra, que acontece no auditório do IFRN, o escritor goiano também mediará palestra, Metodologias Midiáticas: Em busca de uma comunicação inclusiva no campo. A programação do dia conclui com a palestra do professor, André Magri Ribeiro, com o tema “Dos primórdios da Literatura Infantojuvenil a Ipanguaçu: Uma homenagem à Cidade que lê!”.





 
 

Secretaria de saúde inicia campanha de prevenção aos agravos desencadeados pelas chuvas

Devido ás previsões metereológicas apontarem para um período chuvoso intenso, e pelo município de Ipanguaçu estar localizado numa região de enxurradas frequentes, a Secretaria Municipal de Saúde deu inicio na última semana a campanha de prevenção aos agravos desencadeados pelas chuvas onde os agentes de saúde e de endemias estão informando, os moradores sobre algumas doenças e vistoriando a fim de eliminar os possíveis focos de dengue e doenças que são adquiridas durante o período chuvoso.

Conforme a enfermeira e coordenadora de atenção básica, responsável pela campanha, Aline Silva, o objetivo é apresentar à comunidade ipanguaçuense as doenças que surgem no período chuvoso, incluindo dengue e as principais doenças de veiculação hídrica, com o intuito de preveni-las.

Diarréias, verminoses, esquistossomose (transmitida pelo caramujo), Hepatite A e E, Leptospirose (doença transmitida pelo rato), toxoplasmose (transmitida pelo gato), tétano, dengue, escabiose (coceira), doença respiratórias, acidente por animais peçonhentos são uma das doenças que mais preocupa a enfermeira nesse período chuvoso.


Uma das medidas preventivas para a população é não acumular água parada; limpar caixas d’água e cisternas; lavar os alimentos em água corrente; não ingerir alimentos crus, sempre cozidos; ter boa higiene corporal e do ambiente doméstico; andar sempre calçado; Não entrar em rios, lagos ou lagoas formadas pela água das chuvas; ter cuidados ao manusear telhas, tijolos, pedra, folha, troncos de arvores, e se vacinar contra o tétano.

A campanha de prevenção também faz parte do plano de contingência criado pela Prefeitura de Ipanguaçu e a Defesa Civil.

Tem inicio hoje a 15ª Jornada Pedagógica de Ipanguaçu

A Secretaria de Educação de Ipanguaçu da inicio hoje (07) a programação oficial da 15ª Jornada Pedagógica do município. A semana reunirá diversos educadores até o dia 10 de fevereiro no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), com o tema: “Currículo Escolar e Gestão de Ensino: ideais libertários de educação do campo e metodologias midiáticas”.

A jornada com duração de quatro dias terá a participação da Professora da UERN/Assú, Maria do Socorro que mediará à palestra sobre: O currículo escolar e gestão de ensino; o professor da UFRN/Natal Drº Alessandro Augusto debaterá o tema, Educação do campo: Preceitos, consultas e metodologias em busca da inclusão; O professor, André Magri, mediará a palestra com o tema: Dos primórdios da literatura infatojuvenil a Ipanguaçu: Uma cidade que lê. A formação pedagógica também contará com a participação do escritor goiano, Wagner Bezerra, que lançará o seu livro em âmbito nacional “O segredo da caverna”, o escritor também terá a participação na formação com a palestra sobre, Metodologias midiáticas: em busca de uma comunicação inclusiva no campo.

Secretária de Educação, Jeane Dantas. 
Segundo a secretária de educação, Jeane Dantas, o objetivo da jornada pedagógica deste ano é promover a interação cognitiva e social da comunidade docente, pedagógica e administrativa das escolas de ensino público do município de Ipanguaçu por meio de uma visão holística e libertária, onde se dará foco especial aos estudos relacionados ao currículo escolar e a gestão de ensino, com discussões, ainda em torno da educação do campo e das metodologias midiáticas.

Durante o evento acontecerá ateliês de formação que acontecerá no campus do IFRN, todo o quadro educacional da rede estadual e municipal será trabalhado pelos coordenadores da Secretaria de Educação do município. O desenvolvimento psicológico da criança: O lúdico como motivação nas aulas de educação infantil; Teorias da aprendizagem e da alfabetização; Gestão de ensino nos anos finais: Como tornar as aulas produtivas, será um dos temas a serem trabalhos nos ateliês de formação.