i

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Plano de contingência contra enxurradas é concluído pelo município de Ipanguaçu

A Comissão Municipal de Defesa Civil – COMDEC do município de Ipanguaçu e membros da Prefeitura se reuniram na manhã desta quinta-feira (03), nas dependências da Secretaria de Assistência Social para a apresentação e aprovação do plano de contingência do município.
O Plano elaborado pelo governo municipal e a comissão de defesa civil local, tem a finalidade de estabelecer procedimentos padrões reguladores de conduta dos órgãos setoriais na hipótese da ocorrência de enxurradas ou inundações bruscas.

Conforme o presidente do COMDEC, Luiz Alberto da Silva, uma das medidas dentro do plano de contingência e a criação da Composição dos Nudecs – Núcleos de Defesa Civil, onde três moradores de cada área de risco na zona rural e urbana estarão alerta para qualquer eventualidade que possa vim acontecer. ”Esse moradores serão o porta voz oficial para informar em tempo real os acontecimentos que estejam acontecendo na área, eles serão o elo de comunicação com a defesa civil, mais de 35 moradores estão envolvidos nesse primeiro trabalho” frisa Luiz Alberto.

Todas as comunidades, bairros estarão sendo acompanhados diariamente caso possa vim acontecer às enxurradas. A prefeitura de Ipanguaçu está com o plano completo, com abrigos e voluntários previamente cadastrados para auxiliar as famílias.

Segundo o chefe de gabinete da Prefeitura do município, Joildo Lobato, o objetivo é mobilizar e integrar o sistema de defesa civil por meio dos diversos órgãos setoriais na esfera municipal e em parceria com a Defesa Civil do Estado, para as ações de resposta ao desastre tipificado, minimizando danos e prejuízos da população afetada.

Prefeito Leonardo Oliveira participa hoje do programa Panorama do Vale

O prefeito Leonardo Oliveira (PT) participa hoje (03) do Programa Panorama do Vale que é transmitido pela Rádio Princesa do vale. O programa é apresentado pelos jornalistas, Nelson Dantas e Rodrigo Medeiros, que vai ao ar todas as noites de segunda a sexta das 18 ás 19hs.

O prefeito discutirá as suas últimas ações no governo municipal e os projetos que serão implantados no município, e a discussão sobre a problemática do Rio Pataxó, entre outros assuntos.

O programa pode ser ouvido pela internet pelo site: http://radioprincesadovale.com.br/

COMUNICADO


O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ipanguaçu  - SINDISEPI  - convida todos os professores da rede municipal de ensino de Ipanguaçu para participarem de uma reunião onde será tratado assuntos da importância dos mesmos.

Local: Sede do Sindicato
Data:  04 de Fevereiro (sexta feira)
Horário: 9: 00 da manha

Atenciosamente,

A Direção do SINDISEPI- Ipanguaçu

Dnit e Dnocs encaram prefeitos hoje

Ficou para hoje a primeira reunião do Consórcio Intergestores Vale Unido, o Grupo dos 12 prefeitos, como é mais conhecido. Representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit) e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) foram convocados para darem explicação sobre a ponte Felipe Guerra, sobre o rio Açu, e a situação dos açudes que, se voltarem a transbordar com o inverno, causarão novas enchentes na maioria das cidades do Vale do Açu.


Nesta semana, a Defesa Civil do Governo do Estado divulgou o levantamento dos municípios que estão na área de risco, sujeitos a inundações, caso se confirme o inverno rigoroso. Junto aos órgãos federais e estaduais, a Defesa Civil está fazendo notificação para a correção dos problemas considerados mais urgentes. Um deles é o caso da ponte Felipe Guerra, na BR-304, que apresenta problema num dos pilares. 



A Defesa Civil observa que as bases que foram colocadas para reforçar esse pilar durante o trabalho de recuperação ainda estão no local. O Dnit, através do chefe de engenharia, Otoniel Campos, garantiu que esse problema foi superado, no entanto, parece não ter convencido as autoridades e prefeitos.



"No caso da ponte Felipe Guerra, que tem 600 metros de extensão na BR-304, o Dnit foi notificado pelo Governo do Estado e determinou providências para sanar o problema", informou o titular da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, Thiago Cortez.



O relatório observou ainda que existe uma erosão na parede externa da barragem do Pataxó, mostrando a falta de manutenção da barragem. O defeito nas comportas impossibilitou a realização de suas aberturas para dar vazão e diminuir o nível das águas.



Para isso, o Dnocs também está sendo notificado. "Precisamos da atuação de todos, num trabalho conjunto e sequenciado para evitar dificuldades maiores à população", reforçou Thiago Cortez.

A preocupação do presidente do G-12, Luizinho Cavalcante, que convocou o grupo antes da divulgação do relatório do governo, mostra a preocupação dos gestores com a infraestrutura de seus municípios para enfrentar a chuva. Os prefeitos de Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Assu, Carnaubais, Ipanguaçu, Itajá, Guamaré, Macau, Pendências, Porto do Mangue, São Rafael e Serra do Mel, esperam que os representantes das autarquias apresentem soluções com relação aos reservatórios e a ponte, no objetivo de tranquilizar a população da região. A reunião acontecerá às 10h na Câmara Municipal de Itajá.

Fonte: Jornal de Fato

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons