i

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Evento será entre os dias 22 e 25 de setembro no campus do IFRN em Ipanguaçu/RN



O Campus Ipanguaçu realizará entre os dias 22 a 25 de setembro a Semana de Agroecologia, Tecnologia e Cultura - SEATEC, na qual acontecerão palestras, mini-cursos, mesas redondas e oficinas para estudantes, produtores rurais e técnicos.

O evento visa congregar e fomentar a discussão acerca das ações do homem do Vale do Açu frente aos desafios da produção de alimentos orgânicos e às tecnologias, numa perspectiva sócio-ambiental.

Interessados em apresentar trabalhos ou se inscrever em alguma das atividades deve ir a página da SEATEC ou ligar para 33352303. As inscrições são gratuitas.

A Semana de Agroecologia, Tecnologia e Cultura do Vale do Açu é uma realização do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (EMATER-RN), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RN (SEBRAE-RN) e do Instituto Federal

Maior adutora do RN está 15% concluída

A construção da Adutora do Alto Oeste está avançando com rapidez e já atinge os 15% de sua conclusão. Com 367 quilômetros de extensão, o maior sistema adutor do Rio Grande do Norte beneficiará 65 comunidades e 26 municípios da região. “Esta será uma das maiores obras de infra-estrutura do Governo de Wilma de Faria e irá melhorar significativamente a qualidade de vida do povo da região”, disse o vice-governador e secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza.


A Adutora do Alto Oeste é uma obra do Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal. Inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a obra tem previsão para ser concluída em 18 meses. Os investimentos são da ordem de R$ 128 milhões, ressaltou ainda Iberê.

O Sistema Adutor levará água potável e de boa qualidade à população, garantindo o abastecimento de 26 municípios (Pau dos Ferros, Martins, Itaú, Lucrécia, Rodolfo Fernandes, Viçosa, Rafael Fernandes, São Francisco do Oeste, Luís Gomes, Pilões, Umarizal, Taboleiro Grande, Frutuoso Gomes, Alexandria, Serrinha dos Pintos, Antônio Martins, Olho d'Água do Borges, Major Sales, José da Penha, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Marcelino Vieira, Paraná, Tenente Ananias, Água Nova e João Dias), 65 comunidades rurais e dois distritos. No total, serão 207.707 habitantes beneficiados.

“A adutora vai utilizar as águas da Barragem de Santa Cruz, que deverá receber aporte de água do Projeto de Integração de Bacias do São Francisco”, comemorou Iberê. Localizado no município de Apodi e com capacidade de armazenamento superior a 599 milhões de metros cúbicos, o reservatório tem uma grande importância para o abastecimento da região.

Câmara aprova PEC que cria 7.709 vagas de vereadores


JOÃO DOMINGOS - Agencia Estado

BRASÍLIA - A Câmara dos Deputados aprovou ontem, em primeiro turno, a proposta de emenda constitucional que cria 7.709 novas vagas de vereadores. A emenda obteve 370 votos a favor, 32 contrários e duas abstenções. A proposta, que já passou pelo Senado, terá ainda de ser votada em segundo turno.

Hoje o País tem 51.748 vereadores. O cálculo do número de novos vereadores foi feito pela consultoria legislativa da Câmara, com base na população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2009.

A vitória dos suplentes de vereador, que há mais de um ano lutam pelas novas vagas, ocorreu depois de intensa pressão. Parte deles passou a ocupar as dependências da Câmara de terça a quinta desde que o Legislativo voltou do recesso.

Embora o texto da emenda diga que os seus efeitos passam a valer a partir da eleição de 2008, a posse não deverá ser automática. Cada Câmara de município que aumentou a população nos últimos quatro anos terá de dizer se as novas cadeiras poderão ser ocupadas pelos suplentes.
E há, no Congresso, a certeza de que o assunto terminará no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cujo presidente, Carlos Ayres Britto, já disse que não dará a posse aos suplentes.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons