i

terça-feira, 12 de abril de 2011

Prefeitura de Ipanguaçu convoca agricultores para aquisição de gêneros alimentícios


A Prefeitura Municipal de Ipanguaçu através da Secretaria Municipal de Educação abriu nesta terça-feira (12) a segunda chamada pública para aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural, destinado ao atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Segundo a secretária de Educação, Jeane Dantas, a chamada é para aquisição dos gêneros alimentícios para o período de Maio a Junho deste ano. Ela informa que os Grupos Formais/ Informais deverão apresentar a documentação para habilitação e Projeto de Venda até o dia 20 de abril, das 07:00 às 13:00 horas, na Secretaria Municipal de Educação de Ipanguaçu, com sede à Av. Luiz Gonzaga, 749, Centro.

A chamada publica requer os itens: Bebida láctea, Leite pasteurizado, Mamão formosa, Goiaba, Acerola, Banana, Cebola, Tomate, Pimentão, Carne moída, Costela bovina, Coentro, Macaxeira, Jerimum, Ovos de galinha caipira e Feijão macaça, os interessados devem acessar o site www.ipanguacu.rn.gov.br para saber mais informações, ou se dirigir a Secretaria de Educação.

Açude de Pataxó começa a sangrar

Açude de Pataxó/2009. Fotos de Walter Leite no mapa, no Google Earth.


Açude de Pataxó já esta sangrando, as informações foram repassadas por telefone pelo membro do NUDECs – Núcleos de Defesa Civil do município de Ipanguaçu, José Erenildo Cavalcante.

Conforme ele o açude sangra com uma lamina de 3 a 4 cm, as águas do açude começaram a lavar a parede do sangradouro por volta das 10horas da manhã de hoje. Ele explica que as águas que estão chegando e conseqüência da chuva de ontem (11) pela região do vale, mas o volume deve diminuir caso não chova na cabeleira do açude de angicos.

Prefeitura de Ipanguaçu realizará fórum sobre Segurança Alimentar e Nutricional

A prefeitura Municipal de Ipanguaçu através da Secretaria Municipal de Administração em parceria com as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social realizam amanhã, quarta-feira dia 13, às 8hs nas dependências da Câmara de Vereadores do Município o I Fórum Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Conforme adiantou o secretário de Administração, Francisco Tales Praxedes, o fórum acontecerá para discutir políticas publicas para a melhoria da segurança alimentar e nutricional nas escolas e em todo o município.

Dentro da pauta do fórum à nutricionista, Virgínia Nereyda, fará a explanação da importância da segurança alimentar na vida das pessoas.
O secretário informa ainda que uma das propostas do fórum seja para a discussão da criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CMSAN), e também tratada questões como ações de Segurança Alimentar e Nutricional no Município.

Secretaria de Educação de Ipanguaçu realiza formação continuada


A secretaria Municipal de Educação esta realizando desde esta terça-feira e vai até dia 14 deste mês, a formação continuada com os professores da rede publica municipal, a formação faz parte da proposta da semana pedagógica.

Quem informa e a secretária de Educação a professora, Jeane Dantas dos Santos Bezerra, que explica que na manhã desta terça-feira (13) aconteceu a formação com os professores da educação infantil até o 3º ano com o tema: “Alfabetização da criança na idade certa” proferida pela professora Janilene Araujo.

A secretária explica que a proposta faz parte do acompanhamento e estágio de cumprimento das cinco metas do Todos Pela Educação, que requer toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos “Até 2022, 100% das crianças deverão apresentar as habilidades básicas de leitura e escrita até o final da 2ª série ou 3º ano do Ensino Fundamental, para isso estamos investindo nas formações para alcançar os objetivos” disse Jeane que ainda fala que acontecerá formação para os professores do ensino médio e para diretores, supervisores, secretários escolares e auxiliares até quinta-feira(14).

Nas formações estão sendo também explanado sobre bullings pela professora, Poliana Rocha, que fala que a Secretaria de Educação convidará um especialista para discutir o assunto com toda rede da educação sobre como evitar bullings nas escolas.

Caern contém rompimento no Canal do Pataxó em Assú

Após o rompimento do Canal do Pataxó, ocorrido no último sábado (9), a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) agiu prontamente para manter o abastecimento na região atendida pela adutora Sertão Central Cabugi.

A empresa mobilizou 15 técnicos e operários para realizar o procedimento chamado ensacadeira, utilizando sacos de areia para tampar o buraco provocado pelo vazamento no canal. Isso diminuiu a vazão, permitindo que o fornecimento de água fosse restabelecido ainda no final de semana.

As obras de engenharia civil para solucionar o problema de maneira definitiva serão conduzidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a qual pertence o canal.

Segundo Antônio de Pádua da Costa, gerente da Unidade Regional da Caern do Assú, o rompimento do canal do Pataxó ocorreu 700 metros após a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em um ponto anterior ao de captação de água para a adutora, localizado cinco quilômetros depois, na BR-304. Com a ação da Caern, foi mantido o fornecimento para as sete cidades do sistema: Angicos, Fernando Pedrosa, Pedro Avelino, Lajes, Caiçara do Rio dos Ventos, Riachuelo, Pedra Preta e Jardim de Angicos, além de 32 comunidades rurais.

"Os serviços que a Companhia realizou de forma emergencial, garantem o abastecimento, provisoriamente", reforça o gerente. Com nove quilômetros de extensão, o Canal do Pataxó permitiu a perenização do rio que tem o mesmo nome. O dispositivo hídrico faz a transposição de águas da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves para o rio Pataxó.

Fonte: O mossoroense

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons