
André destaca que o seminário trata-se não de um evento, mas de um encontro de formação docente em práticas de leitura e literatura para espaços escolares e não-escolares, de forma que possa fazer todo o sentido, levando aos participantes a reflexão em torno do poder transcendente do ato de ler e da artes da palavra.
É esperada a participação de 200 educadores e educadoras da rede municipal de ensino de Ipanguaçu, com participação maciça de professores, coordenadores pedagógicos, voluntários do Programa Mais Educação, dirigentes escolares, entre outros.
A programação ocorrerá durante os dias 08, 09 e 10 de outubro de 2013, por ocasião da Semana Nacional do Livro e da Leitura. A programação ainda contará com os atos de leitura literária, que serão protagonizados por nossos alunos da rede municipal de ensino, sempre aludindo a determinando gênero do discurso ou escritor previamente visto e estudado nas escolas.
Os pesquisadores convidados são o professor da Ufersa - Alan Eugênio Dantas, a coordenadora do Proletras/Uern/Assú - Cássia de Fátima Matos Santos, a coordenadora do Instituto de Desenvolvimento da Educação - Claudia Sueli Rodrigues Santos, professora adjunta da UERN - Lilian de Oliveira Rodrigues, a pesquisadora Marlúcia Barros Lopes Cabral e a professora do IFRN - Priscila Aliança. Além de autoridades da literatura, a exemplo dos cordelistas Crispiniano Neto e Antonio Francisco, que encerrarão o Seminário Ler faz Crescer no dia 09, sobre a literatura de cordel como forma de resistência popular.
A abertura acontece nesta terça-feira (08) às 19h na Câmara de Vereadores com a solenidade oficial.